SIGA este BLOG

🐪 TURISMO PELA ÁFRICA




o-turismo-na-africa







O TURISMO PELA ÁFRICA






🔷️ Se para você o Turismo na África é somente fazer safári pelas savanas e se os países africanos na sua opinião são todos pobres e sem atrativos turísticos, saiba que você tem muito a descobrir sobre a África. Em seus mais de 30 milhões de km², o Continente Africano conta com uma grande diversidade de paisagens, etnias, culturas e costumes, além da triste situação econômica. Infelizmente, a questão econômica ainda é um grande problema no Continente Africano, que é o 3º mais extenso do mundo e o 2º mais populoso. Dos 30 Países considerados mais pobres do mundo, 21 são da África, que no total tem 54 países independentes. Já em termos turísticos, é claro que os safáris são bem famosos, afinal são atrativos encontrados em vários Países da África e que atraem turistas de todo o mundo; mas o Continente tem muito mais a oferecer aos turistas, como lindas paisagens, interação com a natureza selvagem, ecoturismo, costumes, culturas, cidades cosmopolitas e cheias de arranha-céus e lugares diferentes que você nem pode imaginar.


mapa-da-áfrica
(Créditos da imagem: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/africa-continente.htm, 12/12/24)

🔷️ O Continente Africano é dividido em regiões de acordo com a localização de seus países: Setentrional, Ocidental, Oriental, Central e Meridional. É cortado pela Linha do Equador, pelo Meridiano de Greenwich e pelos Trópicos de Câncer e Capricórnio. Dentro de cada uma dessas divisões, há diversas paisagens diferentes, culturas, etnias e costumes de cada tribo, existente por lá. Além disso, muitos Países Africanos tiveram influência - desde o idioma até os costumes trazidos pelos países europeus, que exploraram a região por muitos anos. A África sempre foi  diferente da Europa, inclusive nas riquezas naturais encontradas em vários países africanos, e isso despertou o interesse e a cobiça dos europeus que chegaram lá no século XV. Aos poucos, as pessoas começaram a ver a África como um lugar com cultura e paisagens interessantes, e com isso surgiu o interesse turístico pelo Continente. Assim, a quantidade de turistas vem crescendo e há sempre alguém descobrindo um novo lugar fantástico na África, para conhecer.

(FONTE: https://www.queroviajarmais.com/africa/, 03/02/2023).


continente-africano

(Créditos da imagem: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/africa-continente.htm, 12/12/24)


🔷️ Curiosidades sobre a ÁFRICA:

  • Muitos turistas procuram a África para a prática do safári, pois o encontro com animais selvagens nas grandes savanas africanas está no roteiro da maioria dos turistas que vão a África.
  • Dos 30 países mais pobres do mundo, 21 são africanos.
  • Angola e África do Sul são os países com maior Produto Interno Bruto da África.
  • Saara, o maior deserto do mundo está localizado na África.

FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/africa-continente.htm, 01/02/2023)


Bandeiras-dos-Países-da-Africa

👆 Bandeiras dos 54 Países da África





PAÍSES DA ÁFRICA E SUA CAPITAIS





1 - África do Sul - Pretória (executiva)/Bloemfontein (judiciária)/Cidade do Cabo (legislativa)

2 - Angola - Luanda
3 - Argélia - Argel
4 - Benim - Porto-Novo (constitucional)/Cotonu (sede do governo)
5 - Botswana - Gaborone
6 - Burkina Faso - Ouagadougou
7 - Burundi - Bujumbura
8 - Cabo Verde - Praia
9 - Camarões - Yaoundé
10 - Chade - N'Djamena
11 - Comores - Moroni
12 - Costa do Marfim - Yamoussoukro
13 - Djibuti - Djibouti
14 - Egito - Cairo
15 - Eritreia - Asmara
16 - Etiópia - Adis-Abeba
17 - Gabão - Libreville
18 - Gana - Acra
19 - Guiné Conacri
20 - Guiné Equatorial - Malabo
21 - Guiné Bissau - Bissau
22 - Gâmbia - Banjul
23 - Lesoto - Maseru
24 - Libéria - Monróvia
25 - Líbia - Trípoli
26 - Madagascar - Antananarivo
27 - Malawi - Lilongwe
28 - Mali - Bamako
29 - Marrocos - Rabat
30 - Mauritânia - Nouakchott
31 - Maurícia/Ilha Maurícia/Ilhas Maurício - Port Louis
32 - Moçambique - Maputo
33 - Namíbia - Windhoek
34 - Nigéria - Abuja
35 - Níger - Niamei
36 - Quênia - Nairobi
37 - República Centro-Africana - Bangui
38 - República Democrática do Congo - Kinshasa
39 - República do Congo - Brazzaville
40 - Ruanda - Kigali
41 - Senegal - Dakar
42 - Serra Leoa - Freetown
43 - Seychelles - Victoria
44 - Somália - Mogadíscio
45 – Suazilândia/Essuatíni - Lobamba (real e legislativa)/Mbabane (administrativa)
46 - Sudão - Cartum
47 - Sudão do Sul - Juba
48 - São Tomé e Príncipe - São Tomé
49 - Tanzânia - Dar es Salaam (administrativa)/Dodoma (oficial)
50 - Togo - Lomé
51 - Tunísia - Tunis
52 - Uganda - Kampala
53 - Zâmbia - Lusaka
54 - Zimbábwe - Harare


mapa-africa
(Créditos da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-mao-segurando-holding-8828423/, 12/12/24)

      PUBLICIDADE


   




CONHEÇA AGORA O TURISMO EM CADA UM DOS PAÍSES AFRICANOS






1 - ÁFRICA DO SUL






📌  Todos os países do mundo exibem alguma diversidade, mas a África do Sul, estendendo-se desde os hipopótamos, no rio Limpopo, até os pinguins waddling, no Cabo, é um país difícil de ser batido, pois está localizado no extremo sul do Continente mais épico do mundo.


📌  A África do Sul possui uma diversidade tão grande de paisagens a serem fotografadas que faltam fotógrafos para captá-las em suas lentes. Há o deserto Kalahari, as flores da primavera em Namakwa, os magníficos Table Mountain e Cape Point, a vida selvagem da savana no Kruger National Park e, correndo a leste do País e ao redor do Lesotho, o Drakensberg. No Simangaliso Wetland Park em KwaZulu-Natal existem cinco ecossistemas distintos, atraindo tanto zebras quanto golfinhos.


📌  O País se tornou um dos destinos turísticos de maior crescimento no mundo. É um território ensolarado e de contrastes, e oferece uma rica diversidade cultural, étnica e em recursos naturais. É o principal produtor mundial de ouro e possui maravilhosos parques para safaris. A região oferece a qualquer turista uma ampla variedade de atividades, desde trilhas de escaladas, balonismo e bungee jumping a rafting, surf e golfe. As belas paisagens, as praias e a vida selvagem, são as principais atrações turísticas.


📌  Naturalmente, é impossível para os que viajam até a África do Sul, permanecerem indiferentes ao fato de que, apesar do aumento dos "black diamonds" (classe média negra), a desigualdade racial ainda existe. Townships (municípios de população negra e outras etnias) enfrentam problemas como altos índices de HIV/SIDA e tensões xenófobas, causadas por refugiados econômicos de Países vizinhos. No entanto, os sul-africanos são acolhedores e bem-humorados, desde os agricultores no norte rural, que te alertam para dirigir com segurança nas estradas de terra, até as crianças de Khayelitsha, que te desejam molo ("bom dia" em Xhosa). 

(FONTE: http://www.soturismo.com.br/continentes/africa/africa_do_sul/, 13/03/2023)


bandeira-da-africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul


africa-do-sul









2 - ANGOLA






📌 Apesar dos grandes condicionalismos no passado, devido a situação de conflito armado, Angola apresenta um enorme potencial de desenvolvimento turístico, tendo o Governo angolano criado o Ministério da Hotelaria e Turismo para dinamizar esta área bastante importante. Os encantos de Angola são numerosos e diversificados, já que, uma magnificência natural se alia a uma fabulosa gastronomia, não esquecendo da sua riqueza étnica, que reúne excelentes condições para o desenvolvimento do setor turístico.


📌 Em consequência, os recursos de Angola permitem o desenvolvimento do Turismo Ambiental, Turismo Rural, Agroturismo, Turismo Costeiro e o Ecoturismo. Pode parecer excesso de otimismo falar de Turismo num país que acaba de sair de uma guerra civil, com sua infraestrutura destruída, mas é exatamente isso o que faz de Angola um caso particularmente interessante também para este setor.


📌 Para além das áreas de difícil acesso no interior do país, são amplas as áreas que já oferecem possibilidades interessantes para o investimento no setor do Turismo. Naturalmente, trata-se ainda de um Turismo orientado para um mercado empreendedor e menos exigente em termos de conforto. O território virgem é muito adequado para o Turismo Ecológico/Ecoturismo, sustentável e respeitoso ao meio ambiente, sobretudo nas áreas caracterizadas por um equilíbrio ambiental mais delicado.


📌 Angola tem capacidade para se tornar uma nova fronteira do Turismo do século XXI. Tomando todas as precauções necessárias para viajar em condições de segurança, inclusive do ponto de vista sanitário, o turista descobre enormes territórios inexplorados, que permaneceram isolados do mundo por longos anos e que, pela primeira vez, se abrem aos estrangeiros.


📌 Existem três exemplos de investimento no setor do Turismo em Angola, designadamente as praias tropicais entre Luanda e Benguela, com panoramas encantadores e ao alcance do turista contemporâneo, o deserto do Namibe (que marca o início do deserto que dá o nome ao país vizinho, a Namíbia) e as montanhas do planalto da Huíla. Atualmente, registra-se um Turismo crescente que descobre as belezas angolanas. Com o aumento da procura interna e as potencialidades do Turismo, que registrou sinais de interesse após o fim da guerra civil, fazendo com que os investimentos no setor hoteleiro e turístico, ganhassem potencial interesse dos turistas. 

(FONTE: http://www.embangola.at/dados.php?ref=turismo, 13/03/23)



bandeira-da-angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola


angola







 3 - ARGÉLIA







📌 O litoral argelino é de 1.200 quilômetros de praias de areia fina, bordejadas por um mar azul-turquesa. Reagrupando todas as grandes cidades de seu território e abundante e esplêndidos sítios naturais, a região é hoje, uma das mais turísticas do País. De “Argel, cidade branca”, a “Oran radiante”, passando por “Annaba e as enseadas selvagens de Kabylia”, o litoral é, sem dúvida, um deleite para caminhantes, nadadores e amantes da pesca e dos esportes aquáticos.


📌 A atividade turística desta parte da Argélia não impede a preservação da fauna e flora marinhas. Verdadeiro local de descontração, o litoral argelino é também um lugar rico em história, com vários sítios arqueológicos dos períodos - antigo e otomano, pontilhando a orla marítima. Praias magníficas e grandes portos, resumem Orã, apelidada de "El Bahia" (a radiante), a segunda cidade do País. Sua costa está repleta de praias, algumas das quais estão entre as mais selvagens do Mediterrâneo. 


📌O M'zab, localizado no centro da Argélia, é um planalto rochoso cuja altitude varia entre 300 e 800 metros. Ele é um grupo de cinco oásis, que inclui cinco ksours (aldeias fortificadas): Ghardaïa - Melika - Beni-Isguen - Bounoura e El-Atteuf; e dois oásis isolados mais ao norte: Berriane e Guerrara. O vale do Mzab é parte do patrimônio mundial e tem sido representado em pinturas por muitos pintores orientalistas.


📌 Sobre os Oásis, podemos dizer que nenhum oásis é como outro, pois eles são mantidos com grande arte e ciência excepcional, no limiar do deserto argelino. Os oásis são espaços coloridos e paradisíacos que deixam todos os visitantes sonhando... São ilhas do deserto, onde os wadis cavam um sulco de felicidade e as palmeiras guardam a prosperidade dos seus habitantes. Os oásis argelinos são impressionantes e míticos. É o resultado de um know-how agrícola e arquitetônico distinto.


📌 O Saara, um deserto localizado no Norte de África, se estende por dez países (de Marrocos à Mauritânia, passando pelo Sudão e Níger), porém é em território argelino que ocupa a maior área. O termo Saara é de origem árabe (As-Sahara) que significa deserto ou estepe. É portanto, um pleonasmo dizer "o deserto do Saara", o qual é quente e seco no verão, fazendo mais de 50º durante o dia, e no Inverno faz 5º. Os ergs são grandes massas de dunas que ocupam cerca de 20% da superfície do Saara. Eles evoluem de acordo com os ventos predominantes. 


📌As condições climáticas são extremamente severas. O Tassili é uma cordilheira, que cobre uma área de quase 120.000 km, lembrando as ruínas de uma cidade antiga. Listado como Património Mundial da UNESCO em 1982 e Reserva de Homem e Biosfera em 1986, o parque possui uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo, com mais de 15.000 desenhos e gravuras. É considerado, até hoje, o maior museu a céu aberto do mundo.

(FONTE: https://embaixadaargelia.com.br/turismo/, 13/03/23)


bandeira-da-argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia


argelia





4 - BENIM






📌 A África é um daqueles destinos turísticos que todo mundo deveria conhecer! Ter contato com esse povo que é dono de uma diversidade cultural enorme e mantém costumes superinteressantes, é uma experiência única! Este País está localizado na costa ocidental africana e é uma das regiões que teve o maior contato com a Europa, durante todos esses anos. É pequeno em extensão, sendo um dos menores países do Continente, porém, revela sua grandiosidade na cultura, que é riquíssima!


📌 Algumas atrações turísticas de Benin:

  • Conhecer o Dantokpa — o mercado central de Cotonou;
  • Ir até Ganvie — conhecida como a Veneza da África, um dos patrimônios da Unesco;
  • Ver de perto a vila de Onigbolo, onde habitam os Holi, animistas tradicionais (tribo que atribuem à natureza e ao cosmo, o princípio vital) que mantém o costume das tatuagens corporais até a atualidade;
  • Apreciar o Palácio de Akaba-Idénan e a Grande Mesquita, conhecendo um pouco do que foi o passado pré-colonial;
  • Participar da Cerimônia de Gueledé em Ofia — espetáculo que une acrobacia, dança, além de outras apresentações místicas com máscaras;
  • Caminhar em meio às colinas de Agonlín e conhecer os Fon Agonlín (agricultores) e os Fula (nômades islâmicos);
  • E por fim, visitar o bosque de Ko — reserva que preserva mata virgem com fauna do Golfo Guiné.


📌 Cotonou, a capital econômica de Benin, está dividida em duas partes claramente diferençadas: a zona moderna com suas casas brancas, e a chamada zona africana com as típicas construções tradicionais. Um dos maiores lugares de interesse é o Grande Mercado de Dantokpa, situado perto do Bulevar St. Michel. Ali poderá encontrar objetos de todo tipo, embora os trabalhos em cerâmica são os mais apreciados.


📌 Outro lugar ideal para comprar objetos típicos é o Centro de Promoção do Artesanato e sua pequena praia. Nele vendem-se talhas de madeira, esculturas de bronze, peles, jóias e roupas. A Lagoa de Cotonou, separa, por uma bonita ponte, a zona de Akpakpa. O povoado de peixes, situado na beira da lagoa, é realmente curioso - em Ganvié pode-se admirar as casas que estão construídas a mais de três metros acima da água com paus e colunas cravadas nela. Estas construções foram feitas com folhas de palmeira e palha, com acesso ao seu interior feito por escadas.

(FONTE: https://www.adventureclub.com.br/blog/conheca-as-principais-atracoes-turisticas-de-benin-na-africa/ - 14/03/23)


📌 Os principais povos do Benin encontram-se no sul do país, pois de fato, dois terços da população localizam-se nesta zona - Abomey, Allada, Grand Popo, Cotonou, Porto Novo e Vidah estão situadas nesta parte do território. No centro-norte destaca Djugu, enquanto que no norte ficam o Parque Nacional de Pendjari e Natitingu. Embora Porto Novo seja a capital oficial do país, Cotonou é a capital econômica do Benin.

(FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/locais-turisticos-de-benin – 14/03/23


bandeira-de-benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim


benim







5 - BOTSWANA (ou BOTSUANA)






📌 Você sabia que Botswana é um dos destinos turísticos mais populares do interior da África? Um safari no País é uma experiência única para qualquer viajante. Há muitas opções de Turismo em Botswana, sendo este um dos melhores destinos pra quem quer explorar as belezas do Continente Africano. Sem nenhuma ligação com o oceano, esse país africano está cercado por Zimbabwe, Zâmbia, África do Sul e Namíbia. Apesar de bem grande, Botswana tem uma população pequena, com pouco mais de dois milhões de pessoas, isso porque os parques nacionais e reservas juntos protegem cerca de 40% da área total do país. Além disso, uma extensa área é tomada pelo deserto do Kalahari. Aqui estão os 3 principais destinos pra quem quer explorar o país em um safari: Okavango Delta, Chobe National Park e Kalahari.




📌 Em fronteira com a Namíbia e o Zimbábue, Botswana possui 70% do seu território composto pelo deserto de Kalahari. No coração do país está um ecossistema como nenhum outro - o Delta do Okavango, um imponente e vibrante rio que dá vida a felinos, elefantes, hipopótamos, crocodilos e outros animais que vivem lado a lado, pela união das águas. O Botswana tem uma fauna diversificada que inclui espécies que habitam deltas, desertos, pradarias e savanas. O Mabeco, também conhecido como cão-selvagem-africano é uma espécie em extinção, mas que tem a maior parte de sua população no Parque Nacional Chobe. O parque também abriga uma das maiores populações de elefantes africanos no mundo.

(FONTE: https://www.kangaroo.com.br/destinos/botswana – 14/03/23).



📌 Terra dos safáris mais fantásticos do Continente (segundo viajantes experientes), Botswana surpreende! Com nada menos que 40% de seu território reservado para áreas de proteção ambiental, esta nação rica da África subsaariana, nasceu com a sorte de acomodar o exuberante Delta do Rio Okavango, ecossistema inundável bastante peculiar que abriga as vidas selvagens mais ricas do mundo, e também, o Parque Nacional Chobe, onde manadas de elefantes e hipopótamos, povoam uma paisagem igualmente exuberante. A boa fama de seus safáris refinados, vem ainda das acomodações ultra confortáveis e mais que originais – as tendas de luxo ao ar livre e os cruzeiros-boutique, difíceis de serem imaginados em um refúgio tão remoto.




📌 Botswana é um país fácil e muito tranquilo para se visitar, e para deixar tudo melhor, conta com paisagens muito diversificadas e arrebatadoras. Viajar por Botsuana é ter uma experiência muito rica, em todos os sentidos. Quando começa-se a pesquisar sobre Botswana, lê-se muito sobre a diversidade incrível de paisagens e sobre as experiências variadas. Isto deixa os turistas extasiados e impressionados, com o que encontram ao chegar ao País. Mas Botswana é muito mais que isto. O País figura entre os mais seguros da África, pois tem apresentado, por décadas, um dos maiores crescimentos econômicos do mundo. Por todos os lados encontram-se escolas em excelente estado e o índice de analfabetismo é de 18%, e vem caindo consideravelmente a cada ano. Isto mostra claramente o desenvolvimento do País e sua perspectiva de futuro. Um País muito seguro, onde os casos de roubos são raros e os índices de violência baixíssimos.



bandeira-de-botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana



botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana


botswana-ou-botsuana








6 - BURKINA FASO







📌 Localizado na África Central, o Burkina Faso é um País com uma surpreendente diversidade de paisagens, que vão desde o deserto e do incrível mercado de Gorom-Gorom no norte, até o verde florestal e às formações rochosas do sudoeste do País. Com capital em Ouagadougou, o Burkina Faso é também um país com uma grande diversidade cultural (são várias as tribos que habitam o país) e que, ainda assim, souberam manter uma estabilidade política pouco usual na sua geografia. Um dos mais importantes festivais de cinema do continente africano ocorre no Burkina Faso, na pequena cidade de Bobo-Dioulasso.

(FONTE: https://www.almadeviajante.com/viagens/burkina-faso/, 14/03/23)


📌  Burkina Faso é um país sem litoral, localizado na África Ocidental. Ele compartilha suas fronteiras com seis países: Mali ao norte, Níger ao leste, Benin ao sudeste, Togo e Gana ao sul e Costa do Marfim ao sudoeste. Embora este país esteja entre os mais pobres do mundo, é também uma nação com um forte senso de orgulho patriota, com pessoas extremamente amigáveis e calorosas. Visitá-lo será uma experiência agridoce para qualquer turista. 


📌  Até recentemente, Burkina Faso era um dos Países mais seguros de toda a África. No entanto, os criminosos se tornaram mais ativos nas grandes cidades, devido à pobreza esmagadora. Apesar de ter apenas um pequeno fluxo de turistas por ano, Burkina Faso ainda é um excelente destino para quem está interessado em conhecer a verdadeira África Ocidental, pois é um País repleto de autêntica cultura africana. Burkina Faso não é exatamente um destino seguro para viagens, mas tem níveis de segurança similares à maioria dos outros países africanos. Crimes de rua, bandidos e golpes são normais no País, portanto, se você tem um espírito aventureiro e não se assusta facilmente, faça uma visita, mas use de todas as medidas de segurança possíveis. 


📌  O crime de rua é comum em Burkina Faso, como é o caso da maioria dos Países africanos, então, esteja ciente de que as ruas deste País estão cheias de bandidos, golpistas e ladrões. Os turistas devem tomar um cuidado redobrado nas ruas, pois são vistos como alvos fáceis pelos batedores de carteira e ladrões locais. Além dos batedores de carteira, os roubos de bolsa e de câmera são ocorrências comuns (geralmente quando estão pendurados nos pulsos, enquanto não estão sendo usadas), então previna-se e deixe todos os objetos de valor em casa ou no hotel. Também recomendamos que você viaje em um grupo maior de pessoas, pois assim é menos provável se tornar um alvo. 


📌 Os crimes violentos não são tantos, mas assaltos e roubos existem no País, principalmente em Bobo Dioulasso e na capital Ouagadougou. Os assaltos também são comuns no mercado central e na rotatória das Nações Unidas, em Ouagadougou, e costuma ser mais perigoso depois do anoitecer. Você também deve estar ciente de que os ladrões são mais ativos durante reuniões ou eventos internacionais, que atraem multidões e encontros de pessoas, em um só lugar. Outra coisa a se observar, mesmo que este número esteja em queda, os bandidos ainda executam bloqueios nas estradas e rodovias do país, com a intenção de realizar assaltos e outros ataques similares. 


📌 Embora os assaltos não sejam tão comuns como antigamente, ainda ocorrem esporadicamente. Tenha em mente que esse tipo de ataque normalmente acontece à noite, mas não se descarta a possibilidade de ocorrer durante o dia também. Se entrar numa situação como essa, lembre-se de que esses criminosos costumam agredir ou matar quem se recusa a cooperar, ou que tenta atravessar o bloqueio.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/burkina-faso/, 14/03/23)



bandeira-de-burkina-faso

burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso


burkina-faso






7 - BURUNDI







📌 A República do Burundi está localizado no leste da África, na região dos Grandes Lagos, limitado a oeste pelo Lago Tanganica, o segundo lago Africano por área de superfície, depois do Lago Victoria, e o segundo no mundo, em volume e profundidade, depois do Lago Baikal. A capital do País, Bujumbura, está localizado na costa norte do lago e tem várias praias. O País é também o lar de Bateristas reais de Burundi, os percussionistas que correm o mundo desde a década de 60.


📌  Burundi é um País montanhoso, pequeno, mas não por isso menos belo. Se localiza entre Tanzânia, Ruanda e a República Democrática do Congo (antigo Zaire), e tem as mais impressionantes vistas sobre o Lago Tanganica. O Lago Tanganica é compartilhado por Burundi, República Democrática do Congo (antigo Zaire), Tanzânia e Zâmbia. É um dos maiores e mais belos lagos da Àfrica, com uma extensão de 32.000 quilômetros quadrados, sendo também um dos mais profundos do planeta. Está situado a 776 metros de altitude. 


📌  Também ao norte do país, junto a Ruanda, nos vales, encontram-se vários lagos de menor importância como Mwungera, Narungazi, Rwihinda, Cohoha, Rwera e Kanzigiri. O tipo de vegetação nos arredores do Lago Tanganica é tropical com palmeiras e bananeiras.  No resto do País, a zona montanhosa apresenta uma vegetação exuberante com lagos, rios, colinas, bosques de pinhos, montanhas, vacas e pastores, e por causa disso recebe o apelido de “Suíça Africana”, mas sem neve. Quanto à fauna, destacam-se os hipopótamos, cobras, crocodilos e macacos verdes. O País tem fortes características no artesanato em madeira, cerâmica, cestaria e tecidos com belos estampados, que merecem ser visitados, no Centro Cultural Islâmico, em Bujumbura, belo edifício na principal na praça da cidade, além do Museu Nacional, em Citega. 


📌  Na gastronomia, a comida é considerada mais uma necessidade do que um prazer, pois não se trata de um ato social, além disso, seu povo não gosta de comer em grupo. Um dos pratos mais apreciados são as brochetas de vísceras (de cabra). Este prato costuma ser acompanhado de banana, batata ou mandioca. Uma das comidas mais consumidas é o ugali, uma pasta de milho fervida, e o shombe, um guisado de folha de mandioca temperada com molho de amendoim e arroz. Nas zonas rurais o feijão é muito apreciado pelos camponeses. Entre os peixes que se pode degustar em Burundi estão o nda-gala, o capitain, mukeke e a tilapia. O frango é um prato de luxo e pode-se encontrar preparado com molho de amendoim. Os pratos preparados com carne de macaco são curiosos, mas devem ser evitados!

(FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/burundi, 12/04/23) 


bandeira-de-burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi

burundi






8 - CABO VERDE







📌  As ilhas de Cabo Verde são inesquecíveis!! Abençoadas pelo Sol durante todo o ano, têm na Música e na Cultura um ritual que faz parte do dia a dia dos habitantes, enquanto envolvem o visitante na incomparável mística do arquipélago. Apenas há 4 horas de distância da Europa, o País goza de uma localização privilegiada, aliada à tranquilidade do território, fazendo deste, um destino para não deixar fora do seu roteiro. 


📌  Deixe-se envolver pelos sabores da deliciosa gastronomia local e brinde à Morabeza e à Sensualidade desta cultura. Aventure-se na natureza insólita e desfrute da segurança que Cabo Verde tem para lhe oferecer. Refugiadas no meio do oceano Atlântico, as dez ilhas de Cabo Verde beneficiam-se de uma localização geográfica privilegiada, entre os continentes Africano, Europeu e Americano. Situado à mesma latitude das Caraíbas, o arquipélago está há uma distância de 320 milhas marítimas da costa do Senegal e a menos de 4 horas de vôo da América e da Europa. O País tem quatro aeroportos internacionais, estabelecidos nas ilhas de Santiago, Sal, Boa Vista e São Vicente, que oferecem ligações a África, América, bem como às principais cidades da Europa.


📌  A "morabeza" é um conceito único que não se traduz, não se explica, simplesmente, sente-se! Visitar Cabo Verde é deixar-se envolver pelo sorriso espontâneo, pela amabilidade e gentileza do seu povo. Mais do que um conceito, a morabeza é uma atitude perante a vida, que reflete a predisposição natural dos habitantes de Cabo Verde, em receber de forma atenciosa e acolhedora como em nenhum outro lugar do mundo. Deixe-se contagiar pela alegria e a simpatia dos locais, guarde na memória uma experiência única e o desejo de regressar.  Cabo Verde é um país de contrastes, onde montanhas imponentes se diluem em planícies a perder de vista, e onde o verde da vegetação se mistura com o castanho de uma paisagem quase desértica. O vulcão eleva-se a 2829 metros de altitude, e é nas encostas acidentadas da imponente montanha, que se cultiva o incomparável vinho do Fogo. Com exceção das ilhas  do Boavista, do Sal e do Maio, o arquipélago tem uma geografia montanhosa, marcada por abruptas falésias que dão origem a quadros de rara beleza.


📌  A paisagem compõe-se de diversas espécies de flora, sendo o dragoeiro uma das mais importantes, dada a sua presença no território desde um período que antecede o seu descobrimento, por Diogo Gomes, em 1456. São inúmeras as reservas e parques naturais existentes em Cabo Verde, alguns dos quais localizados em zonas de difícil acesso. Dentre as principais espécies de fauna, encontram-se a célebre passarinha, o corvo e a corredeira, entre muitas outras aves que preenchem os céus de Cabo Verde.


📌  As praias de Cabo Verde são também o terceiro mais importante, dos cinco locais do mundo de desova de tartarugas marinhas, com destaque para a espécie caretta-caretta. Nos meses de Verão, as fêmeas dirigem-se às praias do arquipélago para desovar, um ritual que pode ser acompanhado pelo visitante através de excursões organizadas para o evento. A fauna marinha é outro dos atrativos do arquipélago, fazendo deste um local único para a prática do mergulho. As praias são um dos principais produtos turísticos de Cabo Verde. Com um clima quente e seco constante, moderado pelos ventos alísios, o arquipélago apresenta temperaturas amenas durante todo o ano, oferecendo condições ideais para a prática de desportos náuticos, desde o surf, windsurf e kitesurf, até o mergulho, pesca e natação. 


📌  Rica, variada e saborosa. Assim se pode definir a gastronomia cabo-verdiana, que tem para lhe oferecer inúmeros pratos resultantes de influências muito distintas que foram chegando ao arquipélago, ao longo dos séculos. A grande referência da tradição gastronômica cabo-verdiana está na cachupa, um prato confeccionado à base de peixe, milho e feijão, às vezes só milho e toucinho. Com o passar dos anos os locais foram introduzindo vegetais e carnes, que lhe conferem um sabor muito particular. Os sabores de Cabo Verde passam também pela qualidade e diversidade de peixes e mariscos existentes nas Ilhas, que fazem as delícias dos visitantes. Os queijos e os doces também fazem parte da tradição culinária do país. A refeição não fica completa sem um bom vinho do Fogo, ou o típico grogue, uma bebida alcoólica feita à base de fermentação da cana-de-açúcar, rematando, no final, com o famoso e delicioso café da ilha do Fogo.



bandeira-de-cabo-verde

cabo-verde

cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde


cabo-verde






9 - CAMARÕES







📌 Camarões é um País diverso onde habitam reinos tribais antigos, pastores muçulmanos e pigmeus da floresta. Infelizmente, este têm sido vítimas da geografia e da turbulência dos Países vizinhos. Um dos seus atrativos é o Monte Camarões, um vulcão ativo que se ergue até os 4.000 metros de altitude, fato que o torna o pico mais alto da África Ocidental e um bom local para trekking. Algumas das mais antigas florestas tropicais de África também se situam em Camarões, como por exemplo, o Parque Nacional de Waza, onde é possível avistar manadas de elefantes e muitos outros mamíferos e aves.

(FONTE: https://www.almadeviajante.com/viagens/camaroes/, 12/04/23)


📌 Camarões é o País onde o turista pode fazer uma variedade de atividades, de passeios em meio à natureza, até às compras. Muito popular por suas atrações naturais, Camarões tem um pouco de tudo: praias, montanhas, florestas, desertos e savanas. Além disso, é uma rica mistura de culturas e etnias. No Monte Camarões, com uma altitude de 4.100 metros, é o ponto mais alto da África Central, onde é possível fazer escaladas e aproveitar a bela vista da região. Já no Parque Nacional Waza, você pode fazer um safári turístico para observar animais típicos da savana africana, como elefantes, leões e girafas.


📌 O balneário de Kribi, por ser repleto de resorts e muito visitado pelos mais ricos do País, também oferece uma ótima estrutura para os turistas. Restaurantes na região servem frutos do mar frescos e a preços acessíveis. Você também poderá passear em outros tantos e exuberantes parques nacionais, sendo os mais famosos Dia, que fica no sul, e Bouba Njidda, ao norte. Não tem como deixar de conferir também os cenários mais exóticos que o País tem a oferecer, como as Montanhas Alantika e as incríveis margens do rio Logone.


📌 Não podemos deixar de lado as paisagens construídas pelo homem, como o bosque Bamileke e os terraços cultivados nas Montanhas Mandara. Outro destaque são os palácios, desde o Kotoko, em Goulfey, até o dos lamidos de Rey e Ngaoundéré, e até mesmo o palácio do sultão de Bamoun, onde todos eles possuem instalações luxuosas que contam a história da cultura do local. Em contrapartida, visite as aldeias dos Pigmeus em Mayo, no leste do País, para se aprofundar ainda mais na história e na cultura de Camarões.


📌 Em uma viagem a Camarões, as compras não são esquecidas. Há uma variedade de artesanatos – a maior parte deles, por sinal, é produzida especialmente para os turistas. Maroua é o nome do centro de artesanatos e lá você encontra desde produtos feitos com os tecidos tradicionais, chamados de “godon”, até mesmo objetos étnicos, como caixas de tabaco com ligas de cobre e cachimbos.

FONTE: https://www.qualviagem.com.br/descubra-as-riquezas-de-camaroes/, 12/04/23)


bandeira-de-camaroes

camaroes

camaroes

camaroes

camaroes

camaroes

camaroes

camaroes

camaroes

camaroes

camaroes

camaroes

camaroes

camaroes






10 - CHADE







📌 A República do Chade (em francês: République du Tchad; em árabe: Jumhuriyat Tashad) é um País localizado na África Equatorial ou Central, sem saída para o mar, com um território de 1.284.000km², fazendo deste país o 21º em extensão do Planeta, e um dos maiores do Continente Africano, pouco maior que Angola ou África do Sul. O território chadiano apresenta três principais zonas geográficas: ao norte, seu território ocupa uma parte do deserto do Saara; ao sul, o território apresenta uma área de florestas, a chamada savana sudanesa; no centro do território localiza-se uma área de transição entre o deserto e floresta, conhecido como "cinturão saheliano".

(FONTE: https://www.infoescola.com/africa/chade/, 12/04/23)


📌O Chade é um país com diversas religiões, com predomínio de muçulmanos (54%) e cristãos (34%). A maioria dos muçulmanos habita as regiões ao norte e leste do território chadiano, enquanto os cristãos estão concentrados no sul. A poligamia é bastante comum no País, sendo inclusive apoiada por lei. Mais de 30% das mulheres chadianas vivem nesse tipo de união. Outra coisa comum no Chade é a circuncisão feminina. Acredita-se que 45% das mulheres tenham se submetido a essa prática, principalmente as que vivem nas regiões ao norte. Cerca de 80% da população vive abaixo da linha da pobreza, o que torna o Chade um dos 10 Países mais miseráveis do mundo. Acredite se quiser, mas a esperança de vida no Chade é de apenas 50,4 anos.


📌 A principal atividade econômica é a pecuária de subsistência, praticada por quase 70% da população. As estradas pavimentadas são escassas por lá. Quase não existe saneamento básico, principalmente nas cidades pequenas. O número de linhas telefônicas fixas é também muito baixo. O País é atravessado pelo sahel, uma zona de transição entre o deserto do Saara e as savanas centro-africanas. De vez em quando, essa região é atingida por secas bastante severas. O lago Chade é a principal fonte de abastecimento do País. O problema é que ele perdeu 90% de suas águas desde a década de 60. Se continuar assim, acredita-se que deverá secar totalmente, em breve.


📌 O País deve seu nome ao lago Chade, próximo ao Saara e que ocupa uma imensa área de cerca de 1.350km², se tornando responsável pelo fornecimento de água a cerca de 20 milhões de pessoas nos quatro países em volta de suas margens (Chade, Camarões, Níger e Nigéria). O Chade é um País de clima árido localizado no norte da África, que faz fronteira com países como Líbia, Nigéria e Sudão. Recebeu esse nome em função do lago Chade, um grande reservatório de água localizado na fronteira com a Nigéria, Níger e Camarões. É uma ex-colônia francesa do norte da África, cuja independência foi obtida em 1960. É, portanto, um País bastante jovem e possui atualmente 10 milhões de habitantes, 74% vivendo em áreas rurais (dados de 2015).

(FONTE:https://saber-curiosidades.blogspot.com/2020/07/16-fatos-e-curiosidades-surpreendentes.html, 12/04/23)



bandeira-chade


chade


chade


chade


chade


chade


chade


chade



chade
 







11 - COMORES (ou ILHAS COMOROS)








📌 Palmeiras e mar azul-turquesa dão a Comores um ar de encanto tropical. Com cerca de 800 mil habitantes e localizado entre Madagascar e Moçambique, o arquipélago que forma Comores, abrange as Ilhas Anjouan e Mohéll. Apesar de sua beleza, as ilhas permaneceram aparentemente impenetráveis ao Turismo de massa. O governo estima que uma média de 3.000 turistas por ano visitem a região. Grande Comore é a ilha mais diversa e, talvez, a mais amigável para os turistas. A metade sul da Grande Comore é dominada pelo grande vulcão Karthala, um dos mais ativos do mundo, e, por isso, um destino popular para os aventureiros. Mohéli é a menor e menos povoada das ilhas Comores. 


📌  Com encostas florestadas e um enorme parque nacional, possui um importante local de desova de tartarugas. Já Anjouan é a mais populosa das ilhas das Comores. Junto com Mohéli, é o único lugar onde os visitantes podem ver morcegos que se alimentam de frutas ameaçadas de extinção. Membro da União Africana desde a independência, em 1975, o País passou por numerosos golpes de Estado. Cerca de metade de sua população, que é majoritariamente islâmica, vive abaixo da linha de pobreza. 

(FONTE: https://www.pordentrodaafrica.com/meio-ambiente/um-paraiso-quase-inexplorado-ilhas-comores-e-seu-encanto-tropical 05/06/2023)


📌  As ilhas dependem muito do investimento estrangeiro. Os principais parceiros comerciais das Comores são a França, a Alemanha, os Estados Unidos e Madagáscar. Sua agricultura é baseada no cultivo da banana, coco, mandioca, milho, arroz, cravo-da-índia, baunilha, café, canela e batata. Perdidas no meio do Oceano Índico, as Ilhas Comores são indicadas para todos os turistas que queiram, de alguma forma, “mudar de planeta”, porque é esta a sensação que passam aos turistas que se atrevem a viajar para um arquipélago tão remoto e genuíno. Nas Comores não há grandes resorts e nem grandes animações, e também não é propriamente o lugar mais fácil e barato para viajar (é melhor levar tempo e paciência, porque tudo lá é feito devagar).


📌  São quatro ilhas ricas em cultura swahili, profundamente islamizadas – o álcool é proibido e os corpos devem andar “tapados”. A população é uma mescla resultante de comerciantes árabes, sultões persas, escravos africanos e marinheiros portugueses. Na Grande Comore fica o maior vulcão ativo do mundo, o Monte Karthala.



bandeira-de-comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros


comores-ou-ilhas-comoros







12 - COSTA DO MARFIM








📌  Do céu à Costa do Marfim é como uma paleta de pintor! Tem uma mancha considerável de verde da floresta, tem o branco da espuma do mar, que se estende na longa costa, os amarelos das savanas, os azuis e verdes das suas muitas lagoas, o cinzento nas maiores cidades e claro, uma infinidade de tons castanhos e ocres, pois estamos na África. E estando na África, não há tons pastel, pois a força do Continente replica-se neste País subsaariano; as suas cores são todas vibrantes, competindo entre si, em força e vivacidade.


📌 Um mundo separa as cidades das aldeias tradicionais, do trânsito caótico da capital econômica, das florestas primárias e das plantações de cacau. Do ponto de vista turístico, este é um país muito diverso, riquíssimo do ponto de vista natural e etnográfico (que deriva da existência de mais de 60 grupos étnicos), com um potencial pouco explorado. As atrações na Costa do Marfim são distantes umas das outras, sendo necessário algum planejamento para conhecer pelo menos uma parte delas. Tal como acontece em muitos Países da África Ocidental, os horários dos transportes públicos e as condições das estradas (principalmente no Norte) tornam imprevisível a duração dos trajetos.


📌  A forma mais econômica de se deslocar é por terra, mas isso pressupõe grandes viagens e carros 4×4. Pode-se alugar um carro e partir para a descoberta, mas evite viajar à noite e sozinho. Se tiver uma avaria ou imprevisto, o auxílio pode tardar, dada a cobertura da rede de celular. Algumas agências locais oferecem tour privados ou em pequenos grupos, com guia que fala francês (encontrar guias que falem outras línguas é mais complicado). Existem bons hotéis, apesar de caros, mas os turistas não devem esperar os padrões de serviço ocidentais.


📌  No centro do país, Yamoussoukro é anunciada pela Basílica de Notre Dame de la Paix, o maior edifício cristão do mundo. Na capital política existem outros locais majestosos, como o Palácio Presidencial, com o seu Lago de Crocodilos Sagrados, e o Museu Adja Swa, que preserva as típicas máscaras de madeira, instrumentos musicais e estátuas de Baoulé. Nas praias, com longos areais dourados sombreados por palmeiras e águas mornas, existem três estâncias populares, apesar da costa se prolongar por muitos quilômetros: Assinie, San-Pédro e Grand-Béreby. Assinie fica próxima da metrópole de Abidjan, San-Pédro e Grand-Béreby fica a mais de 500 km, mas são servidas por um pequeno aeroporto. Além das praias, o país possui muitas lagoas, onde é possível fazer esportes aquáticos ou simplesmente almoçar.


📌 De forma muito resumida, podemos dividir as atrações da Costa do Marfim em três tipos: cidades, natureza e praia. No quesito cidades, deve incluir o centro econômico do País, Abidjan, com os seus modernos edifícios, o Museu das Civilizações, a surpreendente Catedral de São Paulo, as suntuosas Mesquitas, os mercados de artesanato e uma fervilhante vida noturna. Não muito longe fica Grand-Bassam, famosa pelas casas coloniais de madeira. Mas a Costa do Marfim é um destino de natureza por excelência. Além dos parques naturais, a região montanhosa de Man, com as suas cascatas e plantações de cacau, florestas de bambu e pontes de corda, merecem uma visita. Muito perto de Abidjan encontra-se ainda a Floresta do Banco, considerada o pulmão da cidade.



bandeira-costa-do-marfim



costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim


costa-do-marfim








13 - DJIBUTI (ou DJIBOUTI)








📌  O Djibuti é um país pequeno, “encravado” na estrada entre a Eritreia e a Etiópia, e tem revelado um verdadeiro refúgio de estabilidade e neutralidade. É porém, uma pena que os poucos visitantes que nele passam, normalmente em trânsito, não se detenham a conhecer mais do que o ponto da cidade, onde esperam um transporte de conexão. Porque não experimentar a fervilhante vida noturna ou deixar-se surpreender pela gastronomia local? Melhor ainda é sair da cidade de Djibuti para espreitar paisagens de outro mundo, como o Lac Abbé ou o grande lago de sal, Lac Assal. O Djibuti é um ótimo destino para caminhadas, mergulho e até para snorkelling com tubarões-baleia.

(FONTE: https://www.almadeviajante.com/viagens/djibuti/, 05/06/2023)


📌 Cercado por alguns dos Países de situação mais instável da África – Somália, Etiópia e Eritreia, o Djibuti não poderia ser diferente de seus vizinhos. O empobrecido País de 830 mil habitantes está chamando a atenção pelos esforços de modernização, simbolizados pela pretensão de se transformar em uma “Dubai africana”, com um polo turístico e econômico desenvolvido. Enquanto Países fronteiriços enfrentam sérios problemas de segurança, que incluem o crescimento da militância islâmica, o Djibuti é considerado seguro o suficiente para sediar a maior base militar do exército dos EUA na África, sem falar na maior guarnição da Legião Estrangeira francesa. Há também um número aproximado de 53 mil homens de negócios que visitam o país anualmente. Os turistas, por enquanto, ainda passam longe.


📌 Assim como Dubai (parte dos Emirados Árabes Unidos), o Djibuti é marcado por terreno desértico e impróprio para a agricultura. Por isso, o País quer explorar sua posição geográfica estratégica, pois está à beira do Golfo de Áden, que tem o mais intenso tráfego naval do mundo, propício para se transformar em uma espécie hub regional logístico. Catorze projetos, totalizando US$ 14 bilhões, estarão ampliando o sistema de transportes terrestres, aéreos e marítimos do Djibuti, até 2035. O mais importante deles é o novo aeroporto, que terá capacidade para receber 30 vezes mais visitantes.


📌 Diferentemente de Dubai, o Djibuti tem paisagens naturais deslumbrantes, com extensos recursos geológicos e marinhos. Sua costa tem 324km de extensão e saída para o Mar Vermelho, atraindo amantes do mergulho. As ilhas de Mouska e Maskali têm praias paradisíacas e oferecem condições para a canoagem. Moucha, por sinal, ganhará em breve um resort de luxo. Com uma infraestrutura hoteleira ainda modesta, o Djibuti está investindo no que se pode chamar de campings ecológicos - acomodações inspiradas nos assentamentos nômades, marcados por um tipo de tenda feita com esteiras, equipadas com eletricidade provida por energia solar, e de bônus, o céu estrelado permite ver a Via Láctea a olho nu.


📌 A Cidade do Djibuti, capital do País, é o símbolo perfeito para explicar a cultura local: a cidade é marcada pela convivência de elementos arquitetônicos árabes e europeus – o Djibuti foi colônia francesa até 1977, entremeados por mercados de rua e street food. O francês e o árabe também são as línguas oficiais. Uma nova ferrovia ligará o Djibuti à Etiópia, em uma viagem de 10 horas até a capital etíope, Adis Abeba. Isso revolucionará o transporte terrestre, que atualmente se resume à uma perigosa estrada e a um exaustivo percurso de dois dias.



bandeira-de-djibuti-ou-djibouti

djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti


djibuti-ou-djibouti









14 - EGITO








📌 O Egito oferece uma apaixonante mescla entre aventura, cultura e mistério. É um convite para se perder em seus templos colossais, em meio ao burburinho do Cairo. Entre os inumeráveis atrativos do País, o Egito oferece a possibilidade de desfrutar da tranquilidade de um cruzeiro pelo Nilo e contemplar as impressionantes pirâmides antes de degustar as excelentes especialidades culinárias egípcias ou então mergulhar nas suas profundezas, desfrutando da imensidão do Mar Vermelho. Egito é uma terra de contrastes! As belas paisagens desérticas se enchem de esplendor com a presença do inesgotável rio Nilo. Todos os anos, o País atrai milhões de visitantes, oferecendo uma viagem ao passado, graças aos seus majestosos templos e maravilhas da antiguidade, conservadas com perfeição. Considerado o berço da civilização, o Egito é um País único, um destino surpreendente e carregado de magia e história, que convida seus turistas a desfrutar de uma experiência inesquecível, afinal de contas, como disse o historiador grego Heródoto ( há 2 mil anos): “Quem não viu o Egito, não viu o Mundo”. Se você tem vontade de viajar ao Egito, mas não se sente seguro porque não sabe se é perigoso, não se preocupe! O Egito é um País muito tranquilo e as pessoas são, no geral, muito amáveis.

(FONTE: https://www.egito.com/, 05/06/2023)


📌 A rica história, sítios arqueológicos e bagagem cultural deixadas como herança pelos povos que viveram no Egito desde 10.000 anos a.C., assim como tantas outras atrações turísticas, como os balneários de Sharm-el-Sheik e Hugharda - banhados pelo Mar Vermelho, transformaram o Turismo no Egito em uma verdadeira potência. Inclusive, o Turismo é fonte de renda vital para a economia do País, pois emprega cerca de 12% da população. Além de ser um destino fantástico, com paisagens e monumentos encantadores e muita história para contar, Cairo, a capital do Egito, é uma das cidades mais caóticas do mundo, com uma população de aproximadamente 25 milhões de pessoas. Por ser uma cidade tão antiga e com tanta história, é o lugar ideal para começar uma viagem pelo Egito e, por isso, é a porta de entrada para a maioria dos turistas. Apesar do trânsito caótico da cidade, vale a pena fazer um tour completo para visitar o bairro católico Coptic Cairo - a parte islâmica, e por último, mas infinitamente mais importante, as Pirâmides de Gizé.

📌 Outro atrativo turístico importantíssimo e que deixa os viajantes perplexos com as antiguidades preservadas, é o excelente Museu do Cairo. Os mais belos e procurados templos do Egito são visitados a partir de Aswan, no extremo sul do País. Para chegar até lám basta pegar um trem do Cairo para Aswan. Além dos templos, essa cidade é parada obrigatória dos cruzeiros que navegam pelo Rio Nilo, muitos deles partindo em direção a Luxor, entre elas a felucca (tradicional embarcação a vela, que percorre o leito do Rio Nilo). Da cidade, partem os comboios para explorar o impressionante templo de Abu Simbel, quase na fronteira com o Sudão. A Ilha de Agilkia é outro atrativo turístico fora do comum, pois foi o local escolhido para realocar o Templo de Philae, que foi retirado de seu local original, devido a constantes inundações, numa operação que custou vários milhões de dólares. Luxor é uma das cidades mais importantes da história do Egito, destino turístico muito procurado devido a seus templos e ao impressionante Vale dos Deuses, conjunto de 62 túmulos dos reis egípcios, onde foi encontrado o famoso sarcófago de Tutancâmon. Parar em Luxor é essencial para conhecer o complexo de Karnak e o magnífico Vale dos Reis, local onde tumbas foram construídas para os faraós e poderosos nobres do Império Novo Egípcio. Para uma experiência ainda mais completa faça um cruzeiro saindo de Luxor, com paradas para visitar o Templo de Hórus, o mais bem preservado do Egito Antigo, além de outras atrações.

(FONTE: https://www.queroviajarmais.com/egito/, 05/06/2023)


📌  O Turismo no Egito é conhecido, não só graças às pirâmides, ou pela famosa Esfinge, mas o valor histórico da cidade em si, já é uma grande atração. O destino que tem como cenário - incríveis desertos e o lendário Rio Nilo, atrai a curiosidade de diversos turistas, durante todo o ano. Dividido entre a Ásia e a África, o País possui uma cultura bem diferente da que estamos acostumados. Por esse motivo é necessário dar uma estudada nos costumes da região antes de começar a planejar a viagem. Antes de começar a se programar pra viagem muita gente se pergunta: é perigoso ir para o Egito? Indo contra todas as expectativas negativas de muitos dos turistas, o Egito é atualmente um dos Países mais seguros para se  conhecer no Oriente Médio. Mas é claro que, assim como em qualquer outro destino, é sempre importante ficar atento à sua segurança. Enfim, evitar caminhar sozinho por lugares que você não conhece bem e tomar as precauções normais de qualquer outra viagem, é importante. Ao contrário do que muita gente espera, o País não vive apenas de temperaturas altas - o clima no Egito é considerado desértico, o que significa que as temperaturas podem variar bastante entre o dia e a noite. Resumindo, quando faz calor, faz muito calor, e quando faz frio, faz muito frio. 

📌  Como toda viagem internacional, é preciso se atentar para possíveis exigências do País, quanto a entrada de turistas - vistos, vacinas e seguro viagem, são algumas das preocupações do turista. Turistas brasileiros precisam de visto para entrar no País. O visto pode ser tirado no Brasil - no Rio de Janeiro e em Brasília, ou diretamente no Egito, ao desembarcar no aeroporto do Cairo.O visto é válido por 30 dias, depois da data de entrada, e pode ser feita renovação para mais 30 dias. O valor é de 25 dólares americanos. Além disso, o País exige certificado de vacinação contra a febre amarela - você só precisará ir ao posto de saúde mais próximo, tomar a vacina, pegar o comprovante e emitir um certificado de vacinação internacional, no site da ANVISA. Quanto a cultura do País, quase todos já sabem que é necessário respeitar a cultura do País visitado, né? Por isso, durante a sua viagem ao Egito, nada de roupas curtas e decotes. Levar um lenço para cobrir os ombros também é uma boa pedida. Além disso, se estiver viajando durante o verão, não se esqueça de levar roupas leves e confortáveis para não ser castigado pelo calor. Lembre-se que as temperaturas podem cair bastante durante a noite, portanto esteja preparado para o frio também.

(FONTE: https://www.segurospromo.com.br/blog/turismo-no-egito/, 19/02/24)


bandeira-do-egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito


egito









15 - ERITRÉIA (ou ERITREA)









📌  O País Africano Eritréia está localizado na região conhecida por Chifre da África. Seu território limita-se com Djibuti (ao sul), Etiópia (a oeste) e Sudão (a noroeste), além de ser banhado pelo mar Vermelho (a leste). Sua posição geográfica é de grande importância, pois localiza-se no Estreito de Bab El Mandeb, ponto de passagem entre o Canal de Suez e o Oceano Índico. Uma guerra que se prolongou por mais de 30 anos com a Etiópia, devastou o País deixando aproximadamente 100 mil mor

tos e 350 mil refugiados. Os dois Países travaram outro confronto em 1998 disputando áreas fronteiriças, e chegaram a um acordo de paz em 2000. As atividades econômicas no País são prejudicadas pela irregularidade das chuvas e as consequências dos vários anos de guerra. 


📌  A agricultura de subsistência é praticada por 80% da população nacional. O setor industrial concentra-se na capital, Asmara e baseia-se na fabricação de produtos alimentícios, têxteis e artigos de couro. A população enfrenta vários problemas de ordem socioeconômica: 68% dos habitantes são desnutridos, grande parcela da população é portadora do vírus HIV, o índice de analfabetismo é altíssimo (36%) e a maioria da população vive com menos de 1,25 dólar por dia, ou seja, abaixo da linha de pobreza.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/eritreia.htm, 05/06/2023)


📌 Há muitos lugares de culto em Asmara, capital da Eritréia, destacando-se a Catedral Católica, construída com tijolo vermelho, do ano de 1922. A moderna Catedral de Santa Maria, na parte leste do centro da cidade, é um memorável lugar para visitar. Entre as duas catedrais está a igualmente impressionante grande Mesquita. O excelente Museu Nacional fica na parte oeste do centro. Na atualidade compõe-se de três museus separados: o Museu Arqueológico, o Etnográfico e o Militar; os três podem ser visitados com o mesmo passe. Dois quilômetros para o leste do centro na estrada de Massawa, está o Zoológico de Asmara. A mais importante cidade depois de Asmara, Kerem, tem um animado e colorido mercado frequentado diariamente por população de variadas tribos dos arredores. Outro lugar de interesse na cidade é o cemitério da guerra italiana e britânica. Não deve-se esquecer que Kerem foi o cenário de uma das maiores batalhas entre os Aliados e as forças de Mussolini em 1941. Foi o principal porto da Eritréa e é a segunda cidade mais importante do país.


📌  O sucessor do antigo porto de Adulis, Massawa, ficou conhecido pelas indústrias de pérolas. Em 1990 a cidade foi arrasada pelas bombas dos etíopes. A cidade velha está situada na ilha de Massawa e, sem dúvida, vale a pena visitá-la sossegadamente, embora fazendo especial ênfase nas condições atuais. A reconstrução apenas tem começado. As principais atrações são, infelizmente, os restos dos carros de combate nas ruas. Aqui quase não há um edifício civil sem restos de granadas ou bombas. Por ser um importante porto no Mar Vermelho, sempre recebeu muitas influências culturais, além de ser invadida por diversos piratas e visitada por mercadores do Oriente Médio e África. A cidade foi bastante destruída durante a luta pela independência da Etiópia, mas foi reconstruída com base num planejamento bastante restrito que retomou um pouco do charme da cidade, que era considerada a Pérola do Mar Vermelho.


📌  As ruínas de Qohaito são um mistério para os historiadores, pois muitos acreditam ser ela a antiga cidade de Koloe, um grande centro comercial do reino Aksumite. Mesmo que não seja, as ruínas são impressionantes. O Templo de Mariam Wakiro é circundado por restos de antigos templos. Há também a Tumba Egípcia, assim chamada pelas suas dimensões, e a Represa Saphira. Próximo à Qohaito, várias cavernas possuem pinturas milenares. As melhores praias em volta de Massawa estão em Gurgusum, um lugar de férias a 9 quilômetros ao norte da cidade. Há também praias ainda sem explorar, no Arquipélago de Dahlak, reconhecido Parque Nacional durante o domínio etíope.

(FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/locais-turisticos-da-eritreia, 05/06/2023)


bandeira-de-eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea

eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea

eritreia-ou-eritrea

eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea


eritreia-ou-eritrea







16 - ESSUATÍNI (antiga SUAZILÂNDIA)









📌  Este é o menor País do hemisfério Sul, pois em menos de duas horas é possível atravessar o País de um lado ao outro de carro. Essuatíni fica dentro da África do Sul e faz fronteira com Moçambique. Seu nome oficial era Reino de Essuatíni – sim, o país é governado por um rei – aliás, há muitas histórias relacionadas a esse rei. O atual possui 47 anos e possui apenas 15 esposas e cerca de 60 filhos. Digo “apenas” porque seu antecessor tinha mais de 60 esposas e mais de 200 filhos! Por isso os moradores da Suazilândia têm o maior orgulho do rei atual – e ainda dizem que ele é "humilde" (por ter poucas esposas.... hehehe).


📌  Sim, a poligamia é permitida em Essuatíni. Mas só se o homem for rico o suficiente para bancar todas as suas esposas. Falando em riqueza, Essuatíni é um País muito pobre, e o contraste social lá é um absurdo - a embaixada americana chega a ser vergonhosa de tão grande e ostensiva. Essuatíni possui um dos maiores índices de soropositivos (HIV) no mundo e a educação lá é cara, e por isso poucos têm acesso a ela. As coisas estão começando a melhorar agora, é isso tem elevado a expectativa de vida da sociedade. Mas ainda está em níveis muito baixos.


📌  Aliás, a expectativa de vida em Essuatíni é de 37 anos. Internet lá era algo super raro, pelo menos até 2016! Este país é muito rico culturalmente. Vá sem preconceitos e você encontrará um povo muito amável, receptivo e alegre. A capital, Mbabane, é sem graça e não tem muito o que fazer. É melhor se hospedar próximo a Lobamba (onde está o Milwane Wildlife Sanctuary) ou a Malkerns Valley. O hostel dentro da reserva Milwane é um dos hostels mais incríveis, justamente porque está no meio do nada, e é aí que está a graça da coisa. Se sua ideia for dar um passeio por outros lugares, o hostel oferece um shuttle que te leva até o mercado de rua mais próximo, de onde saem muitos dos populares “minis-bus” e onde também existem alguns táxis. Por fim, a dica é que você pegue uma suíte numa das casinhas externas. É a coisa mais linda e uma experiência inesquecível!


📌  Mas quem se hospeda lá precisa ter em mente uma coisa: este é um lugar para se desligar do mundo! Celular não pega, não há internet, televisão, nada disso, aliás, eles oferecem vouchers para usar a internet. A indicação também é para aproveitar o imperdível café da manhã, pois é servido num espaço anexo e é preparado numa fogueira no chão. Tenha em mente que você vai se hospedar dentro de uma reserva natural. Se você se hospedar no Sondzela, pode pegar o shuttle do hostel e seguir até o mercado de rua. Gables é um centro comercial onde você poderá sacar dinheiro, ir ao mercado, fazer compras, ir a um pub e comprar acesso a internet. O passeio mais conhecido é a visita ao Mantenga Nature Reserve. Não há transporte público que te deixe na porta. Primeiro você fará um tour com um nativo, que conta muitas curiosidades locais e te dá um gostinho da história da antiga Suazilândia e de seus costumes. 


📌  Nesse tour se vê uma diferença de gênero "absurda", onde o homem provê tudo e a mulher é totalmente submissa. Chega a se falar, mais de uma vez, que "uma mulher deve saber muito bem ajoelhar-se para calçar os sapatos de seu marido". Enfim, são culturas diferentes para conhecer pessoas tão distintas e entender a importância desse estilo de vida para elas. Outros lugares muito recomendados para conhecer em Essuatíni são o Ezulwini Valley, rafting no rio Usutu, as caminhadas e os passeios de bicicleta no Mliwane Wildlife Sanctuary, o complexo Malandela (com restaurante, hospedagem e lojinhas), o House On Fire (que fica no Malandela e funciona como espaço cultural que tem até rave), o Gone Rural (também no Malandela, e fica de lugar pra comprar souvenirs de ótima qualidade), a caverna Gobholo Cave (a Swazi Trails oferece esse passeio).


📌 O Malandela’s fica relativamente próximo ao Sondzela. O shuttle do hostel passa em frente, então você pode pedir para descer lá, se quiser.Também vale ficar de olho nas datas das cerimônias Suázi (ou Swazi). A Incwala é a mais popular e o rei dá permissão às pessoas para que se coma da primeira safra de frutas do ano (dezembro/janeiro). Já a Umhlanga tem o objetivo de unir o povo e lembrar de sua relação com o rei. É tipo um baile debutante para mulheres solteiras, e dali podem sair possíveis esposas para o rei (agosto/setembro). Mas o melhor do País está no mais simples - andar pelas ruas, pegar os minis-bus, observar a comunidade à sua volta: andar de dia sem medo e se sentir absolutamente segura (porém, não é aconselhável andar sozinho à noite), puxar papo com os moradores locais, os quais são muito abertos, conversam uns com os outros, gritam de longe e acenam, sempre gargalhando. 

(FONTE: https://fuigosteicontei.com.br/um-fim-de-semana-na-suazilandia-africa-o-menor-pais-do-hemisferio-sul/, 05/06/2023)


bandeira-de-essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia

essuatíni-antiga-suazilândia







17 - ETIÓPIA







📌 A Etiópia é um País interessante: tem paisagens surreais e é um prato cheio, no quesito gastronomia. Expressa suas culturas com muita autenticidade, mas não é todo turista que pode viajar à Etiópia, pois é preciso sair da zona de conforto pra se adaptar aos costumes locais e se acostumar com a pouca oferta de infraestrutura. Se não se importar com isso, vá sem medo à Etiópia, país que oferece uma diversidade enorme de opções de Turismo.


📌  Curiosidades sobre a Etiópia

  • Tomar e comprar o café etíope, com os seus tons frutados e florais, de sabor delicado e leve ao paladar,  que é considerado um dos melhores cafés do mundo e seus grãos mais famosos são o Harrar e o Sidamo. Em Adis Abeba, o melhor lugar pra comprar é no caótico Addis Mercato.
  • Provar a culinária local, um prato cheio de saborosos temperos como o berbere, o mitmita e o korerima, além de experimentar comer com as mãos, como os etíopes o fazem.
  • Explorar as igrejas monolíticas milenares esculpidas na rocha de Lalibela, esse santuário cristão ortodoxo da Etiópia também chamado de Jerusalém da África, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e atração mais procurada do país.
  • Visitar os castelos da cidade-fortaleza de Gondar, a última capital do império da Etiópia, e vivenciar as heranças dos tempos em que poderosos reinados dominavam a África.
  • Voltar ao passado nas ruínas maciças da antiga cidade de Axum, que datam do 1° ao 13° século d.C., e incluem obeliscos monolíticos, túmulos reais e restos de castelos imperiais. 
  • Fazer um trekking pelas Montanhas Simiens, conhecidas como o rooftop da África, com suas paisagens dramáticas de tirar o fôlego, compostas por cânions profundos, verdinhos e povoados por leões da montanha e babuínos.
  • Peregrinar pelas igrejas centenárias e templos em cavernas de Geralta, localizadas entre paredões de rocha e penhascos em tons de cobre.
  • Embarcar em 3 dias de caminhada até o ponto mais baixo e mais quente da Terra, na beira do vulcão ativo Erta Ale, com paisagens que não parecem ter saído deste planeta. Dallol, a cidade base da região, é também a mais inabitada do mundo.
  • Ver os contrastes de Harare, a capital muçulmana, pra contrabalancear com a religião predominantemente ortodoxa de Adis. Sua velha cidade murada tem mais de 80 mesquitas, é o quarto lugar mais sagrado do islã no mundo. 
  • Passear de barco pelas lindas paisagens do Lago Wonchi, que é um lago no fundo de um vulcão extinto. A 3.380m acima do nível do mar, o local tem também cachoeiras, águas termais e belos vales. 
  • Se encantar com as tribos isoladas do Vale do Omo, conhecidas pelas esplêndidas formas de pintar e decorar o corpo, seus penteados incomuns e as polêmicas placas redondas nos lábios. 

(FONTE: https://www.carpemundi.com.br/turismo-na-etiopia/, 05/06/2023)

📌  Ao pisar em solo etíope, surpreenda-se com a riqueza histórica, cultural e arqueológica do país, repleto de construções milenares, que são apenas algumas das suas atrações turísticas. Em diversos lugares, você encontra igrejas, mosteiros, e até mesmo templos construídos dentro de cavernas ou esculpidos em pedras, que são considerados monumentos sagrados para o seu povo. A riqueza natural também se destaca nos roteiros turísticos. As cidades etíopes abrigam parques, montanhas, lagos e muito mais É possível ainda visitar tribos indígenas, que preservam a cultura e os costumes de seus antepassados. 

(FONTE: https://www.segurospromo.com.br/blog/turismo-etiopia/, 05/06/2023)


bandeira-etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia

etiopia








18 - GABÃO








📌 O Gabão é um País do Continente Africano e seu território faz fronteiras com Guiné Equatorial (ao norte), Camarões (ao norte), Congo (a leste), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (a oeste). Cerca de 70% da sua área é coberta por florestas tropicais, onde vivem diversos animais, como por exemplo, leões e elefantes. O território apresenta grandes vazios demográficos, sendo, portanto, pouco povoado – sua densidade demográfica é de 5,5 habitantes por quilômetro quadrado. Portugueses, ingleses e holandeses exploraram as riquezas do País, além de terem realizado o tráfico negreiro com a população nativa do Gabão. 


📌  A economia do Gabão tem na extração de petróleo sua principal fonte, sendo responsável por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 80% das exportações. A nação também se apoia na produção de manganês e na agricultura – atividade desenvolvida por 60% da população local. O País possui a terceira maior renda per capita do Continente Africano, no entanto, a distribuição de renda ocorre de forma extremamente desigual, pois a elite concentra as riquezas geradas pelo petróleo, e a maioria da população é pobre.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/gabao.htm, 05/06/2023)



📌  O que este País tem a oferecer são florestas tropicais intactas e misteriosas, contendo rica biodiversidade; e se você é amante da natureza ou dos animais, pode visitar Chez Beti – um pequeno acampamento de safári perto da Vila de Nyonie, onde poderá alugar um Landcruiser noturno e esperar o nascer do sol para vivenciar a experiência de um dos melhores safáris do mundo (que geralmente são na África) e poderá ver elefantes, búfalos, macacos, papagaios, calaus e outras espécies da fauna local. Além da natureza, os turistas que visitam o País podem se banhar nas deslumbrantes  praias do Gabão, ver cachoeiras de tirar o fôlego, ver os parques nacionais e a vida marinha.


📌  No geral, o Gabão não é um

 País tão seguro para se visitar. Mas caso decida ir, você deverá estar ciente de que existem crimes, más condições das estradas, interrupções no fornecimento de energia e baixa qualidade da água, que são apenas algumas das coisas com as quais os turistas terão problemas. Por não ser um destino tão seguro, existem muitos perigos que podem ocorrer com um turista desavisado – tanto na forma de crimes leves, quanto violentos. Existem batedores de carteiras atacando em todos os cantos, assim como pequenos furtos, roubos de bolsas, assaltos à mão armada e roubos de carros, sendo assim os turistas devem tomar cuidado! Assaltos e roubos à mão armada são ocorrências comuns nas ruas do Gabão. Portanto, deve-se ter cuidado ao caminhar sozinho pelas ruas deste País.


📌  Pode ser extremamente perigoso passear pelo Gabão depois do anoitecer, sozinho ou mesmo se tiver acompanhado de outras pessoas. É aconselhável que os turistas tomem um táxi nessas situações, em vez de caminhar. Os visitantes são aconselhados a usar o bom senso e não deixar objetos de valor à vista ou em seus carros. O crime mais comum relatado pelos turistas é o roubo de itens à vista, o segundo é o roubo residencial. Embora crimes violentos não estejam no topo desta lista, já ocorreram ocasionalmente com estrangeiros que foram violentamente atacados. Outra questão séria no Gabão, são as condições das estradas, cada vez mais ruins. É possível usar micro-ônibus e táxis, mas eles não são seguros, pois todos os anos muitas pessoas são vítimas dos acidentes que ocorrem nas estradas e nesses micro-ônibus, cujas consequências são frequentemente fatais. Se você planeja usar o transporte público no Gabão, lembre-se de que geralmente eles não têm equipamentos básicos, como cintos de segurança ou até faróis.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/gabao/, 05/06/2023)


bandeira-gabao

gabao

gabao

gabao


gabao


gabao


gabao

gabao

gabao


gabao


gabao


gabao


gabao


gabao


gabao


gabao







19 - GÂMBIA









📌 A República de Gâmbia é um País da África Ocidental, banhado pelo Oceano Atlântico e que se estende ao longo das margens do Rio Gâmbia, sendo ao mesmo tempo, o menor país do Continente Africano. Sendo o menor País da África Continental, com cerca de 40 km de largura e 322 km de extensão, possui milhões de habitantes (2016), e cerca de 90% são muçulmanos. A capital é Banjul, junto à foz do Rio, e a maior cidade é Serekunda, a 13 km de Banjul.

(FONTE: http://www.africa-turismo.com/gambia/gambia.htm, 05/06/2023)


📌 O País ocupa toda a extensão navegável do vale do rio Gâmbia e as colinas que o rodeiam. Além de acrescentar o “The” ao seu próprio nome (é abreviação de República da Gâmbia), também se autodenomina “A Costa Sorridente da África”, aludindo à sua diversidade cultural, o desenvolvimento do Turismo e a segurança dos visitantes. E para ser justo, para um País Africano, a Gâmbia é relativamente segura para viajar.


📌  De um modo geral, viajar por todo o País Gâmbia, é tranquilo. No entanto, como em qualquer outro lugar, os viajantes devem usar de bom senso, aplicando as medidas básicas de segurança, além de ficarem atentos a quaisquer ameaças potenciais contra a sua vida. E, mesmo sendo improvável que você encontre incidentes de crimes violentos, as ameaças mais comuns na Gâmbia são crimes de rua, como furto de carteira, roubo de bolsa e sacolas, mais comumente realizado em áreas de mercado lotadas, transporte público, táxis e praias isoladas. Infelizmente, os turistas estão cada vez mais sendo alvos de ladrões, por isso nunca deixe sua bagagem ou objetos de valor à vista de todos.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/gambia/, 05/06/2023)


📌  Curiosidades sobre o Gâmbia

  • Além das praias, uma natureza exuberante, com árvores magníficas (os embondeiros são espantosos) e mais de 500 espécies de lindíssimas aves, existem no Gâmbia. Um passeio pelo mítico rio Gâmbia permitirá ver os hipopótamos e observar os macacos a pular em volta da mesa para obter os restos das mangas, do pequeno almoço;
  • Vestígios de uma antiga e misteriosa cultura intensamente investigada pelos arqueólogos e as pedras circulares de Wassu, são importante monumento megalítico;
  • Interessantíssimas expressões culturais (dança, cantares, música de tambores e “kora”);
  • Mercados cheios de cor e de vida, onde é possível encontrar absolutamente de tudo – além de um criativo artesanato;
  • Locais espantosos como a Lagoa dos Crocodilos e a vila de pescadores de Tanji;
  • Por último, e o melhor de tudo: a hospitalidade e a simpatia das pessoas. Não é por acaso que lhe chamam “a costa dos sorrisos”. As crianças, em especial, são enternecedoras - aproximam-se, dão a mão e agradecem por qualquer "troco" que se tenha perdido no bolso.

(FONTE: https://aventouras.com.pt/project-details/gambia-a-costa-dos-sorrisos-2/, 05/06/2023)


📌  No entanto, o problema mais irritante para os turistas na Gâmbia, são os chamados ‘Bumsters’, jovens que enganam turistas em vez de encontrar um emprego de verdade, fazendo dos golpes, basicamente a profissão deles. Eles abordam turistas oferecendo ajuda: romântica, turística ou social, oferecendo basicamente tudo o que podem para conseguir algum dinheiro. Os ‘Bumsters’ costumam ter como alvo as mulheres, usando de romance com elas, porque esperam ganhar algum dinheiro ou partir da Gâmbia casando-se com alguém do oeste. Lembre-se de que as atividades LGBT são ilegais na Gâmbia, portanto, fique atento às pessoas nas ruas, quando precisar informar às autoridades onde fica o seu hotel.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/gambia/, 05/06/2023)


bandeira-gambia


gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia

gambia







20 - GANA







📌 Gana, um País que significa “Rei Guerreiro” e está localizado na África Ocidental, fazendo fronteira com a Costa do Marfim, a oeste, Burkina Faso, ao norte e Togo, a leste. É um País muito amigável e recomendado para turistas que nunca foram à África e querem ter uma ideia de como é, antes de se aventurarem em suas profundezas. O povo de Gana é caloroso, acolhedor e disposto a ajudar em todos os momentos. Eles são conhecidos por serem descontraídos e não se importarem muito com organização e, embora possa ser irritante para alguns, outros consideram isso um dos encantos do país, quem tem peculiaridades adoráveis.


📌 O Turismo em Gana está crescendo rapidamente e está se tornando um destino de viagem desejável. Por ser rico em ouro, este é um País estável, com muito potencial de crescimento e com uma baixa taxa de criminalidade em comparação a outros Países Africanos. Gana é um País relativamente estável, uma jóia em uma região onde paz, estabilidade e baixos índices de criminalidade não são muito comuns. No entanto, existem alguns problemas em relação ao crime, que os turistas devem estar cientes. Furtos e assaltos, embora não tão comuns como em outros Países Africanos, existem e você deve estar atento a quaisquer perigos ou possíveis incidentes. Evite caminhar sozinho à noite, uma vez que Gana não é um País seguro para turistas nesse horário. Os estrangeiros, mesmo durante o dia, costumam ser alvo de roubos e assaltos. Esteja sempre atento aos seus pertences. Houve muitos relatos de objetos de valor sendo roubados nas praias de Gana, uma vez que são o principal local de furtos.


📌  Esses crimes também acontecem em mercados, atrações turísticas e outros locais movimentados. Outro problema em Gana são os indivíduos posando de funcionários oficiais em aeroportos ou estações de trem e extorquindo dinheiro dos turistas. Também houve relatos de passageiros sendo roubados por motoristas, em táxis. Você deve sempre prestar atenção na identificação da pessoa que está oferecendo o serviço. Cartões de identificação sem fotografia não são válidos.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/gana/, 05/06/2023)


📌  Gana é um País onde existem culturas diversas, diante de uma crescente modernização, pelo que, não é raro ver homens e mulheres em trajes tradicionais a enviar SMS pelos seus celulares, ou ver executivos entregando oferendas a chefes tribais. O Gana possui uma costa com centenas de quilômetros de praias animadas por genuínas aldeias de pescadores. Comparando com os Países da região, pode dizer-se que o Gana é estável e próspero, e há quem considere que é o País que melhor personaliza o “África para principiantes” – o que não quer dizer que o deslocamento pelo País, por exemplo, sejam uma tarefa simples.


(FONTE: https://www.almadeviajante.com/viagens/gana/, 05/06/2023)


bandeira-gana


gana


gana


gana


gana


gana


gana


gana


gana


gana


gana


gana


gana


gana


gana







21 - GUINÉ CONACRI 
(ou REPÚBLICA DA GUINÉ)








📌  A Guiné é um País da África localizado na região da África Ocidental. É chamado também de Guiné-Conacri para diferenciá-lo de um dos seus países vizinhos, a Guiné-Bissau. Seu clima é predominantemente Tropical, caracterizado pelas elevadas temperaturas e alta umidade, uma das maiores do Continente. O País abriga a nascente dos principais rios da região, e é rico em minério de ferro e bauxita. Apesar disso, o País possui baixo IDH e elevados índices de pobreza.


📌  Curiosidades sobre a Guiné Conacri

  • Fica na Guiné um dos maiores mercados da África Ocidental, o Marché Medina.
  • A Ilha de Los é um dos principais atrativos turísticos naturais da Guiné.
  • Cerca de 35,6% do territóri
  • o da Guiné correspondem a áreas de proteção, o que inclui reservas naturais, parques e florestas.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/guine.htm, 05/06/2023)



📌   Ainda há florestas secas tropicais no mundo, e uma das poucas remanescentes está na Guiné-Conacri, bem como alguns dos mais bonitos cenários para caminhadas, de toda a África Ocidental, sobretudo na zona dos planaltos de Fouta Djalon, repletos de cascatas. Não é propriamente um país bem dotado de praias, nem tem argumentos imperdíveis na sua principal cidade, a capital Conacri. Mas é um destino relativamente seguro para os padrões da região, tem uma paisagem abençoada e uma cultura vibrante, onde a música e a dança são alvo de grandes tradições.

(FONTE: https://www.almadeviajante.com/viagens/guine-conacri/, 05/06/2023)



📌 Capital de Guiné, a cidade de Conacri se encontra no sudoeste do país, sendo constituída por mais de dois milhões de habitantes, chegando a quase um quarto da população de Guiné. Essa cidade é um porto do oceano atlântico, onde o seu território principal abrange a península de Kaloum, na qual se juntou por um istmo, a partir da ilha de Tumbo. Além de ser a maior cidade de Guiné, Conacri também é o centro comercial, administrativo e econômico da região. A atividade portuária constitui o maior foco da região. Os portos sempre estão muito bem equipados, e também sendo ativo o seu comércio de exportação internacional: bananas, minérios, café e peixe. Nas suas indústrias, destaca-se a agro alimentar, as têxteis, a metalurgia e o plástico. O nível de vida na cidade é muito modesto, não chegando a 40 euros por mês o rendimento médio mensal de um guineense.

(FONTE: https://turismo.culturamix.com/atracoes-turisticas/guine-conacri, 05/06/2023)


bandeira-guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine


guine-conacri-ou-republica-da-guine







22 - GUINÉ BISSAU









📌 Praias paradisíacas, trânsito movimentado, povo de uma simpatia incrível e comidas típicas saborosas. Assim é a vida do guineense que valoriza sua terra e, para o turista, este é um País incrível, com peculiaridades ainda bem pouco exploradas pelo turista. Desde 2016, o Ministério do Turismo incentiva o Turismo com um destaque especial nas mídias, para que se visitem o País. Localizada na costa oeste do norte da África, Guiné-Bissau é um País de clima tropical, fazendo fronteira com países como Senegal e Guiné. Com maravilhas da natureza, como o arquipélago dos Bijagós, Parque Marinho João Vieira e Poilão, Ilha de Orango, além das florestas e as lindas praias ainda pouco desbravadas e cidades com povo festeiro e cheio de mistérios, completam o cenário local.


📌 Com uma população de quase 1.700.000 habitantes, Guiné Bissau encanta pelo seu clima tropical, merecendo com isso um passeio pelas praias e arquipélagos, como os Bijagós, muito arborizados e com biosfera totalmente protegida. Os parques nacionais merecem muitas fotos e destaques surpreendentes, como o Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, Parque Nacional das Florestas de Cantanhez, Parque Natural das Lagoas de Cufada, Parque Nacional Marinho João Vieira e Poilão. Apesar de ser considerado rico em Turismo, ou se destacando nessa área atualmente, a sua economia ainda é pouco desenvolvida. A pesca é considerada importante para o País e conta com a exportação do camarão para diversos Países; a agricultura, por sua vez, é responsável por 80% da economia. Muito estudantes saem do País para completarem os cursos de graduação e pós-graduação, com a expectativa de levar até o país conhecimentos e técnicas mais avançadas.  

(FONTE: https://comapalavra.com.br/2020/09/03/turismo-guine-bissau-representa-natureza-e-praias-paradisiacas/, 05/06/2023)


📌  Outra questão no Guiné-Bissau, é que o País possui um porto importante, mas infelizmente também é utilizado para remessas de drogas para a Europa. Além disso, as autoridades são extremamente corruptas e há indícios de envolvimento destas, com o tráfico de drogas. No entanto, a boa notícia é que o contrabando de drogas geralmente está localizado em mar aberto e no porto, e os traficantes de drogas estão ocupados demais para perturbar os turistas. Para quem vai visitar, beber o vinho de caju deve ser tarefa obrigatória. Devido ao grande cultivo de castanhas de caju, Guiné Bissau é considerado o sexto maior produtor mundial. Outras atividades econômicas são representadas pelo cultivo de arroz, inhame, banana, manga e cana-de-açúcar.


📌 O país já teve um enorme potencial de desenvolvimento, mas desde então decaiu e se tornou uma das nações mais pobres do mundo. Isso não quer dizer que não haja nada para os turistas conhecerem, e o arquipélago Bijagós é o primeiro item da lista. O arquipélago de Bijagós possui cerca de vinte belas ilhas tropicais. Em uma das ilhas, chamada Orango, você poderá ver os hipopótamos. Já em algumas outras ilhas, é possível até os ninhos onde as tartarugas põem ovos. Estes são apenas alguns dos muitos outros aspectos do Ecoturismo que este arquipélago oferece. Você também pode visitar o Parque Natural Cantanhez, e se tiver sorte, poderá ver os chimpanzés. 


📌  Não existe muito Turismo no Guiné-Bissau, mas a vida noturna normalmente é segura, mas você deve permanecer extremamente atento o tempo todo. Precisamente por causa da falta de turistas, quando tem algum presente no local, ele é facilmente encontrado, então evite exibir seus pertences e não passeie tão tranquilamente como faria em sua cidade natal. Existem muitas ruas e esquinas a serem evitadas, apesar de ser relativamente seguro, quando se trata de crime.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/guine-bissau/, 05/06/2023)


bandeira-guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau


guine-bissau







23 - GUINÉ EQUATORIAL








📌 A África é um Continente muito grande onde estão localizados dezenas de Países, que são em sua maioria pobres e passam por muitas dificuldades. A Guiné Equatorial é um País formado por duas regiões, uma é a Continental - que possui várias ilhas pequenas, e a segunda, chamada de Insular, possui duas ilhas e também é o local onde está localizada a capital do País, que se chama Malabo. Os habitantes da Guiné Equatorial são todos negros e divididos em diferentes tribos, mais de 80% são de religião católica, o resto está dividido em protestantes e muçulmanos. As línguas oficiais são o espanhol e o francês, e muitos estão dizendo que o português também é uma língua oficial desse País. Guiné Equatorial é um dos menores Países do Continente Africano e também é um dos mais ricos, mas, a riqueza como em grande parte dos países africanos é mal distribuída, pois 70% da população é pobre. 

(FONTE: https://turismo.culturamix.com/atracoes-turisticas/guine-equatorial, 05/06/2023)



📌  A Guiné Equatorial nos oferece uma natureza vibrante, ótimas praias, selva e ruínas coloniais em todos os lugares, pois é um País pouco conhecido e pouco visitado. Possuindo apenas 26 mil quilômetros quadrados, o País faz fronteira com o Gabão, Camarões e o Atlântico. Possui algumas ilhas, das quais a mais importante é a Ilha de Bioko, a 40 quilômetros da costa, no golfo. É uma ilha vulcânica, arborizada, rochosa e muito fértil para a cultura do cacau. As outras ilhas são desabitadas. Naturalmente, na Guiné Equatorial faz muito calor. A temperatura média é de 25 ºC e existe a época de chuvas. Este clima permite o desenvolvimento de uma natureza generosa e que é a principal atração deste País.


📌  Saiba que Guiné Equatorial é um País com muitas limitações para se locomover: não há trens, apenas estradas e rodovias, mas existem portos e aeroportos com voos diretos entre Madrid e a capital Malabo. Alugar um carro é caro, mas mesmo assim têm escritórios no aeroporto da capital. Muitos táxis são compartilhados entre viagens curtas. Se estiverem livres, podem parar na rua; e se não forem para onde você está indo, não há problema, eles seguem seu caminho. Para viagens longas é preciso negociar tarifas. Existem ônibus? Sim, mas eles não são comuns como os táxis compartilhados.



bandeira-guine-equatorial


guine-equatorial


guine-equatorial


guine-equatorial


guine-equatorial


guine-equatorial


guine-equatorial


guine-equatorial


guine-equatorial


guine-equatorial


guine-equatorial










24 - LESOTO (ou LESOTHO)







📌  Lesoto é completamente cercado pela África do Sul e tem muitas atrações a oferecer, o que o torna um destino de férias cheio de aventuras. Quando se trata de aventuras únicas que Lesoto tem a oferecer, as Cavernas de Kome são perfeitas. Desfrute das impressionantes casas de cavernas que foram construídas pelo povo Basotho, com o objetivo de formar os canibais. Para os amantes da natureza, visite as Cataratas Semonkong, conhecidas como as cachoeiras com 200m em uma única queda! Realmente não há nenhuma experiência mais bonita do que nadar em uma lagoa abaixo dessas cachoeiras, durante o verão, enquanto durante o inverno, a lagoa congela fazendo uma pista de gelo natural e que é, provavelmente, a vista mais perfeita para se ver neste País. Outra característica impressionante de Lesoto são as pegadas reais de dinossauros, que podem ser vistas em todo o País (as áreas mais acessíveis ficam perto de Moyeni e Morija).


📌O Lesoto é, geralmente, considerado muito mais seguro que seu vizinho – a África do Sul, pois tem a reputação de um porto seguro – um santuário, perante a turbulência política que atingiu outros Países da África. E, apesar de ter mantido sua independência, está travando suas próprias batalhas – com a pobreza, as doenças e o crime. Suas partes urbanas estão cada vez mais perigosas, porém as áreas rurais são tão bonitas, cheias de paisagens e coisas maravilhosas para fazer, que há poucas razões para andar pelas cidades.


📌  A criminalidade nas áreas urbanas é a maior preocupação dos visitantes. A taxa de criminalidade na capital de Lesoto, Maseru, é considerada crítica pelo Departamento de Estado dos EUA. Isso também se aplica às cidades próximas de Maputsoe e Hlotse. Não fique muito tempo nas ruas depois do anoitecer, e nunca se desvie de ruas bem iluminadas e movimentadas. Seja muito cauteloso no centro de Maseru, bem como no distrito comercial, pois eles são famosos por roubos. Quando se trata de assaltos e roubos, geralmente são usadas as facas, mas o crime com armas de fogo também estão  em ascensão, especialmente em Maseru. Se você for abordado, não resista e entregue seus pertences imediatamente, pois os ladrões provavelmente não hesitarão em usar a violência. Sempre ande com as janelas do carro fechadas.



📌A população de Lesoto é constituída por 2 grupos étnicos: os Sothos (85%) e os Zulos (15%), sendo que cerca de 75% dos habitantes vivem em zonas rurais. O maior símbolo das tradições é o chapéu Basotho (presente na bandeira) e a manta basotho. A economia do País tem como esteio a agricultura, em particular a de subsistência, como as culturas de milho, sorgo, trigo e feijão. Nas zonas mais elevados fazem criação de gado, extraindo-se lã e mohair (das cabras Angora), como subprodutos.


📌  Curiosidades sobre Lesoto

  • Basotho Hat (Maseru): um edifício com o formato do chapéu típico, que serve como centro de artesanato e de informações turísticas.
  • Grutas Kome: a 25km de Teyateyaneng, no distrito de Berea, encontram-se as habitações feitas de lama, nas grutas. Os habitantes destas, são os descendentes dos primeiros povos que residiram em Lesoto. É considerado um local de Herança Cultural. 
  • Makoanyane Square: no centro de Maseru, tem esta grande praça com um monumento - um avião. Em poucos metros existe o palácio real, casa do Rei Letsie III.
  • Barragem Katse: no rio Malibamat’so tem esta barragem arqueada, que faz parte de um mega-projeto que inclui mais 4 barragens no meio de vegetação. 
  • Quedas de Água de Maletsunyane: estas quedas de água, com 192 metros de altura, fazem parte do Parque Nacional de Tšehlanyane, com cenários de tirar o fôlego, pois è um dos locais mais bonitos do Continente Africano e ainda pouco explorado turisticamente. 
  • Vila Cultural de Thaba Bosiu Cultural: a 24Km de Maseru encontra-se este local histórico que mostra o berço da população Basotho. Aqui tem a vila para visitar, museu, restaurante e anfiteatro. 
  • Thabana Ntlenyana: é o ponto mais elevado do País e a montanha mais alta do sul do Continente Africano, com 3.482 metros de altitude. Ironicamente, o seu nome traduz-se como “pequena bonita montanha”.
  • Posse e consumo de drogas são severamente punidos por Lei. Também informe-se antes da sua viagem se é segura a sua visita ao País, pois a instabilidade política pode trazer insegurança aos turistas.
  • Recomendam-se ainda, as precauções habituais: não circular durante a noite e não estacionar em locais com pouca luz, não passear com objetos de valor e de preferência viajar com alguém que conheça o País.
  • Se visitar as zonas mais montanhosas, prepare-se para alterações climáticas repentinas. As trovoadas são especialmente violentas. 
  • Não há representação diplomática portuguesa no Lesoto. Algum assunto terá de ser tratado na Embaixada de Portugal em Pretória (África do Sul).

(FONTE: https://www.viajecomigo.com/2021/01/08/viajar-para-o-lesoto/, 06/06/2023)


bandeira-lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho


lesoto-ou-lesotho








25 - LIBÉRIA







📌  A Libéria sempre foi notícia por péssimos motivos: primeiro - as guerras civis, e mais recentemente - um surto de ebola que assumiu proporções preocupantes. Por estas razões o País tem estado muito longe dos roteiros turísticos, apesar das atrações naturais que incluem uma luxuriante vegetação. O País tem ligação histórica com os Estados Unidos da América (até a bandeira é parecida) porque foi fundado por escravos americanos e caribenhos (libertados), fato que lhe imprimiu uma ampla diversidade de culturas.


📌 Localizada na África Ocidental, a Libéria limita-se com Serra Leoa (a noroeste), Guiné (ao norte), Costa do Marfim (a leste) e com o Oceano Atlântico (ao sul e a oeste). A economia do País sofre com as consequências das guerras civis de 1989 a 2003, as quais desencadearam a falta de investimentos internacionais e a destruição da infraestrutura do País. Outro fator agravante foi o embargo econômico imposto à Libéria entre 2001 e 2007, pois esse País foi acusado de contrabandear diamantes retirados de Serra Leoa.


📌  A agricultura é o setor que mais capta mão de obra. Essa atividade se baseia no cultivo de arroz, mandioca, café e cacau. O País tem na borracha, madeira e ferro os principais produtos de exportação. Outro aspecto importante para a economia nacional são os recursos financeiros oriundos dos registros de navios com a bandeira liberiana, nos quais os proprietários desses navios são atraídos graças a um regime fiscal vantajoso. Os habitantes da Libéria sofrem com vários problemas socioeconômicos: o desemprego atinge grande parte da população e a fome e a desnutrição castigam os habitantes. A cada mil nascidos na Libéria, 93 morrem antes de completar um ano de idade e a maioria dos habitantes vive com menos de 1,25 dólar por dia, ou seja, abaixo da linha de pobreza.

(FOTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/liberia.htm, 06/06/2023)


📌 Seu maior charme é sua capital - Monróvia, pois quando você está no centro da cidade, pode sentir a verdadeira experiência de uma capital tropical, derretendo-se de calor, em suas roupas. E apesar de ter suas falhas, Monróvia oferece algumas características encantadoras da verdadeira capital africana. Monróvia é toda alinhada com palmeiras ao redor de sua energia urbana de cidade grande. É possível encontrar vendedores ambulantes que vendem roupas de segunda mão, coleções charmosas de DVDs antigos e até alguns supermercados bem abastecidos cheios de comida do ocidente.


📌 A Libéria é um País de muitos perigos, como pequenos furtos e crimes violentos que podem acontecer quando você está andando ou dirigindo. Evite andar à noite, mas lembre-se de que assaltos à mão armada podem acontecer mesmo durante o dia, e a presença de outras pessoas não oferece nenhuma garantia. Ao dirigir, verifique se as portas do carro estão trancadas e as janelas fechadas, pois os ladrões podem alcançar o carro e pegar a primeira coisa em que conseguir colocar as mãos. Mantenha suas janelas fechadas, principalmente em áreas movimentadas de Monróvia. Estupro e assalto à mão armada também são comuns na Libéria.


📌 Mamba Point e Sinkor, em Monróvia, são os locais onde ocorrem roubos de tipo mais grave, pois é onde os estrangeiros costumam ficar, e muitos deles já relataram incidentes de roubos, assalto e outros crimes. Trabalhadores estrangeiros são atacados em seus locais também, e os hotéis podem se tornar cenas de assaltos, por isso, verifique se suas portas e janelas estão bem trancadas. West Point é uma das muitas favelas de Monróvia, mas é definitivamente o lugar mais perigoso da Libéria quando se trata de doenças e crimes, pois doenças como a tuberculose, AIDS e outras doenças graves, infectam os residentes que vivem lá. Então é melhor evitar esta região!

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/liberia/, 06/06/2023)



bandeira-liberia


liberia


liberia


liberia


liberia


liberia


liberia


liberia







26 - LÍBIA







📌Líbia, um País localizado ao norte da África, com uma costa ao longo do mar Mediterrâneo, posicionado entre o Egito, a leste, e a Tunísia, a oeste, também compartilhando fronteiras com a Argélia, Chade, Níger e Sudão. Geograficamente, este é um País muito diverso, pois mais de 90% do País está coberto de deserto ou semideserto.  Culturalmente é possível ampliar seus horizontes visitando a Líbia, pois você poderá conhecer a Leptis Magna, uma cidade proeminente do Império Romano, cujas ruínas estão localizadas em Al Khums, na costa onde o Wadi Lebda encontra o mar. Leptis Magna é considerada uma das ruínas romanas mais espetaculares do Mediterrâneo.


📌 Você também pode visitar Cyrene, uma colônia antiga que agora é um sítio arqueológico perto da vila do atual Shahhat, localizado na parte norte da Líbia e cercado por montanhas, que é o local onde o “símbolo do amor” mais antigo do mundo foi encontrado. Líbia definitivamente não é um País seguro para mulheres desacompanhadas. Aconselha-se, caso seja absolutamente necessário deixar suas acomodações à noite, que só saia acompanhada por alguém. Evite ruas afastadas, durante o dia e a noite, e não exiba seus pertences e nem manuseie dinheiro em público.


📌 A Líbia não é um País seguro para nenhum turista. O fato é que muitos governos são claros ao aconselhar os turistas sobre as viagens à Líbia, devido às sérias turbulências políticas, sociais e instabilidades, causadas pela guerra civil, após a derrubada do presidente. Os grupos de milícias armadas persistem em manter presença em muitas cidades e áreas, o que geralmente pode ser letal. Se for a este País, fique longe de reuniões públicas e manifestações que podem se tornar mortais, além das áreas onde grupos de milícias tendem a se envolver em conflitos. Caso pressinta algo, prepare-se para deixar o País assim que a oportunidade aparecer.


📌 Dirigir após o anoitecer é extremamente perigoso na Líbia, principalmente em áreas rurais, pois há um alto risco de acidentes. Normalmente as estradas rurais não tem nenhuma sinalização de trânsito e nem são marcadas, dificultando a permanência na faixa. Além disso, outros motoristas tendem a dirigir carros com faróis específicos, o que pode dificultar a visualização da estrada e do tráfego que se aproxima. Os motoristas geralmente são imprudentes e correm sem motivo algum, e isso é perigoso pois existem também os camelos, que atravessam as ruas à noite.


📌 Você também deve saber que os membros da comunidade LGBTQ são hostilizados e correm perigo extremo na Líbia. A homossexualidade é ilegal no País, e aqueles que praticam atos homossexuais podem facilmente serem executados ou torturados. A lei da Sharia está em vigor no País, então homosexuais e lésbicas devem definitivamente ficar longe deste País.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/libia/, 06/06/2023)


📌  Curiosidades sobre Líbia

  • Seu território é geograficamente importante e tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, sendo um dos principais produtores de petróleo da África. O País exporta grandes quantidades de petróleo e gás natural. 
  • O deserto do Saara cobre a maior parte do território, logo, há o predomínio do clima desértico, assim como de uma vegetação desértica. 
  • Sua população, em razão das condições climáticas adversas do interior do país, está concentrada ao longo do litoral. 
  • Seu governo atual é monitorado diretamente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em razão dos conflitos políticos locais. 
  • Sua cultura tem forte influência da religião islâmica, no que diz respeito aos costumes locais, como o uso de longas vestimentas, determinando um código de vestimenta muito rígido, principalmente  para as mulheres, que têm que andar com a maior parte do corpo coberta ao saírem de casa.
  • A Líbia é um dos países menos visitados do mundo por turistas em razão das condições instáveis da política local. Guerra Civil Líbia foi um desdobramento da Primavera Árabe (2011), movimento que defendia maior liberdade política nos Países árabes.
  • O território líbio abriga ruínas importantes de tempos antigos, com destaque para templos romanos e fenícios. 
(FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/libia.htm, 06/06/2023)


bandeira-libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia


libia







27 - MADAGASCAR







📌  Sabia que Madagascar é a maior ilha da África e a quarta maior do mundo? É interessante pensar que o País já foi integrado ao continente africano e que, ao longo de milhares de anos, foi se separando naturalmente, formando o Canal de Moçambique entre eles. Mais legal ainda é pensar que foi justamente esse isolamento da ilha que ajudou Madagascar a preservar sua fauna e flora. Essa conservação foi tanta que, hoje, cerca de 90% das espécies de plantas e 80% das de animais, são endêmicas do País (isto é, só existem ali). Um desses tesouros do reino animal e mascote de Madagascar, é o Lêmure, que ficou mais conhecido principalmente por conta dos filmes infantis que retratam a ilha. Com várias opções para um Turismo ligado à natureza e à história do povo malgaxe, Madagascar é um dos vários paraísos que te aguardam na África!  


📌 Paisagens singulares são a sua praia? Então você precisa visitar o Parque Nacional de Tsingy, na costa oeste de Madagascar. O local se trata de uma área com cerca de 1500 km² de pilares rochosos pontiagudos que surgiram a partir da ação de erosão, pela água e pelo vento, e que já foi um planalto de calcário. Em outras palavras: essa é uma espécie de floresta de pedra que, de tão única, foi declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1990. Além da paisagem de pedras, ali você também vai encontrar mangues preservados, cachoeiras, alguns dos pássaros selvagens endêmicos da ilha e muitos lêmures. Prepare-se para uma aventura emocionante dentro do parque, com direito à pontes de corda e madeira, cavernas e rios. Isalo é o parque nacional mais visitado de Madagascar – e não é à toa: o lugar concentra paisagens diversas, trilhas para todos os gostos e já leva o posto de melhor lugar do mundo para caminhadas, pelo Lonely Planet. Nele você vai encontrar uma mistura de formações rochosas, vulcões extintos, campos verdes, cânions, montanhas, piscinas naturais de água quente e cachoeiras maravilhosas para se refrescar nas quedas d’água. Além disso, no Isalo você consegue avistar e se conectar bastante com a fauna e a flora distinta da ilha.


📌  Já os Baobás são árvores incríveis e um espetáculo à parte! Com troncos largos e massivos que podem chegar aos 11 metros de altura, e uma copa compacta, os Baobás são majestosos e se destacam em qualquer paisagem. Considerada a árvore nacional de Madagascar, das nove espécies de Baobás catalogadas no mundo todo, 6 são endêmicas. Com a capacidade de viver durante centenas de anos, a cultura local denomina Renala, sendo que as mais antigas surgiram na natureza há cerca de 800 anos, e no malgaxe significa “Mãe da Floresta”. Infelizmente, com o forte desmatamento que o País tem sofrido ao longo do ano, os Baobás são o único legado, do que antes era uma densa e suntuosa floresta tropical. Hoje, as árvores gigantescas são protegidas pela própria população. Por conta de toda essa história quase milenar e da importância florestal das Baobás, um dos passeios mais legais em Madagascar é a Avenida dos Baobás – uma estrada de terra que liga Morondava a Belon’i Tsiribihina, na região ocidental de Madagascar. Ah, e uma dica extra é se programar para fazer esse passeio durante o fim da tarde, quando a luz alaranjada do pôr do sol vai deixar a experiência ainda mais mágica. Não dá pra falar de viajar para uma ilha tropical sem falar sobre as suas praias, não é? Madagascar é um destino recheado de experiências incríveis e claro que essa lista inclui dias deliciosos em praias paradisíacas. Das diversas opções, nossas favoritas são as ilhas Noyse Be e a Ilha St. Marie (ou Nosy Boraha).


📌  Além disso, Madagascar é conhecida como um local chave nas rotas de piratas – e em St. Marie você pode se sentir mais próximo desse passado. Uma das bases mais comuns para navios piratas entre os séculos 17 e 18, o local ainda conta essa história: você pode visitar navios naufragados, um antigo cemitério pirata e cavernas da região. O Parque Nacional d’Ankarafantsika, com mais de 130 mil hectares, é um dos mais bonitos da ilha. Ali você vai poder passar por paisagens distintas que incluem de florestas à cânions, e se ver bem próximo dos animais da ilha, mas somente acompanhado de um guia! O Ranomafana é um lugar incrível para a imersão na floresta tropical e se banhar em águas quentes; já o Lemurs’ Park é um jardim botânico e uma reserva dedicada aos mascotes do País, você vai poder ver bem de pertinho várias espécies de lêmures e ainda outros animais como camaleões, iguanas e tartarugas. O Rova é um palácio construído para a Rainha Ranavalona I, em 1788, e fica no topo de uma das colinas mais altas, em Ambohimanga, e te dá uma vista bem legal da capital caótica do País, e por fim, o lago Tritriva, que se formou na cratera de um vulcão extinto e a caminhada até lá já é bem interessante e só a vista do lago já vale à pena toda a visita, de tão incrível!


📌 No entanto, ultimamente tem havido alguma turbulência política que levou o País ao desemprego em massa e por sua vez, o levou a um aumento da criminalidade, especialmente com pequenos crimes e assaltos à mão armada. O que é importante notar é que esses crimes não ocorrem apenas em áreas urbanas, mas também em reservas naturais e praias. Os locais problemáticos onde os assaltos à mão armada foram relatados são áreas ao redor da capital, Antananarivo e distritos do sul das províncias de Toliara e Fianarantsoa. Se você realmente precisar visitar a estas áreas, considere a possibilidade de contratar um guia confiável. Você também deve ter muito cuidado ao viajar em táxis do mato, pois eles também foram relatados por roubar passageiros. Os veículos alugados não são mais seguros, pois também houve casos de roubo de veículos. No entanto, lembre-se de que a maioria desses crimes ocorrem à noite, portanto, se você viajar apenas durante o dia, poderá evitar esses problemas.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/madagascar/, 06/06/2023)


bandeira-de-madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar


madagascar








28 - MALAWI (MALÁUI ou MALAUÍ)









📌 Malawi é um pequeno País localizado no sudeste do Continente Africano, seu território não possui saída para o mar e faz fronteiras com a Tanzânia (ao norte), Zâmbia (a oeste) e Moçambique (a leste e ao sul). Apesar de pequeno, o Malawi possui o terceiro maior lago da África (lago Malawi), que compreende cerca de 20% da área do País. Com território montanhoso, ele apresenta savanas e florestas tropicais, fato que atrai vários turistas para seus parques com animais selvagens e aldeias tribais. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Malawi é um dos Países economicamente mais pobres do Planeta. A economia nacional se baseia na agricultura e no Turismo. Os principais produtos de exportação são o fumo, café, amendoim e madeira. O País é extremamente dependente de ajuda financeira internacional, em especial da África do Sul, dos Estados Unidos e do Reino Unido. A população do Malawi sofre com vários problemas socioeconômicos, sendo a taxa de mortalidade infantil alarmante: 80 óbitos a cada mil nascidos vivos. Aproximadamente 55% dos habitantes vivem abaixo da linha de pobreza; a desnutrição atinge 29% da população malawiana.


📌  Malawi, o coração caloroso da África, é um dos atrativos turísticos mais vibrantes do continente. Além das margens do lago Malawi, conhecidas por seus eco resorts-boutique e turistas estrangeiros endinheirados, há outra Malawi - um País inteiro, mesmo que minúsculo, de centros urbanos agitados e caóticos, colinas verdes, plantações de chá, montanhas altas e parques de grandes animais, abençoadamente livres do congestionamento de jipes de safári. Em poucos dias de viagem pelo sul de Maláui, cobrindo cerca de 640 quilômetros no total, o turista pode encontrar uma experiência compacta envolvendo tudo o que o mundo em geral pensa a respeito da África. Apesar das estradas, às vezes difíceis, o País em geral provou ter fácil acesso para o deslocamento. Ambulantes vendem abacate, bananas e cartões para celulares, encostando na janela do seu carro e os guardas de trânsito tentam deter os motoristas insanos. Mas às 18 horas a cidade fica quieta, quando a maioria dos malawianos vai para a casa, para jantar cedo. 


📌Ainda assim, com sua topografia montanhosa e considerável população estrangeira, Blantyre possui vários restaurantes ao estilo africano, onde é possível sentar em uma varanda ao ar livre e beber um gim com tônica à moda malauiana (mais doce e aromático do que a versão americana) ao entardecer. Apesar de, não ter dominado o Starbucks, o Café Mzuzu de Maláui (com seu sabor frugal e achocolatado), se sai bem diante das variedades africanas mais conhecidas. De uma residência vizinha, a música local (com letras em chicheua e uma batida que lembra o calypso), invade o restaurante e os garçons param para conversar (não é por acaso que Maláui é chamado, por muitos malauianos, de "o coração caloroso da África" (assim como pelas agências de Turismo que promovem o País).


📌  Várias fazendas, como a Satemwa Tea Estate, recebem visitantes para o pernoite, abrigando-os nos tradicionais chalés dos colonos. Ao longe, o monte Mulanje, um pico escarpado e rochoso de três mil metros repleto de penhascos e pequenas cachoeiras, ergue-se sobre a região de Thyolo. Seguindo para o norte de Blantyre, em uma viagem é possível visitar duas das maiores atrações do País: o famoso lago e o Parque Nacional Liwonde. O parque fica a cerca de 120 quilômetros, onde, às margens do rio Shire, Maláui está recuperando as espécies de grandes animais devastadas pelos caçadores britânicos e, posteriormente, pelos caçadores ilegais locais. Poucos turistas visitam Liwonde, local onde é mantido uma vida selvagem de verdade (difícil de encontrar nos Países vizinhos, com animais já acostumados com os turistas), pois em Liwonde observar os animais é à moda antiga, sem animais acostumados a representar para as câmeras. 


📌 Se você não fizer parte de um safári pago, a melhor forma de ver o parque é tomando um barco. Ainda assim, mesmo na estação chuvosa de dezembro até março, que não é a melhor para ver os grandes animais, eles não se escondem dos turistas: os hipopótamos rolam na água e os elefantes vagueiam lentamente nas margens. Na estação seca você provavelmente verá antílopes, zebras e crocodilos. A cerca de 130 quilômetros ao norte de Liwonde, você chegará ao lago Maláui. Ele conta com a maior diversidade de peixes do mundo. E às margens, com seus afloramentos rochosos, com areia pura, uma ou outra palmeira contrastando com a água azul, lembra uma praia do oceano Índico. O lago Maláui se transformou em um paraíso para mergulhadores.



bandeira-de-malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi


malawi







29 - MALI









📌 Mali é um País sem litoral que compartilha suas fronteiras com a Argélia, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné, Senegal e Mauritânia, e está em desenvolvimento, assim como é um dos Países mais pobres do mundo. Dito isto, o País ainda tem alguns atrativos turísticos incríveis para oferecer a seus visitantes, como a cidade histórica de Timbuktu e alguns locais de Patrimônio Mundial da UNESCO. Há também a Grande Mesquita, conhecida por ser completamente feita de barro, contando com cinco andares e três torres. Mas, por mais impressionante que seja, você não poderá ver a mesquita se não for muçulmano, pois a entrada para não-muçulmanos não é permitida. A proibição veio como consequência de uma sessão de fotos que ocorreu lá, há dez anos, e foi vista como “pornográfica”. 


📌  É importante saber que o norte do Mali está sob o controle de rebeldes islâmicos, que praticam a lei extremamente rigorosa da Sharia, que usam para justificar a destruição de santuários, marcos e edifícios históricos. A lei da Sharia também exige que as mulheres usem véus, que os adúlteros sejam apedrejados publicamente e que os ladrões tenham as mãos cortadas como punição. Essa lei fez com que cerca de 500.000 pessoas fugissem para outras partes do País ou para o Níger.


📌  Seja cauteloso quando estiver no trem entre Bamako e Kayes, pois este local é conhecido como cenário de muitos roubos, então se tem intenção de pegar o trem, esteja sempre atento e mantenha seus objetos de valor firmemente ao seu lado. Quanto aos principais atrativos turísticos do Mali, é triste dizer que os locais mais visitados do País estão destruídos ou são proibidos para os turistas. Os famosos santuários de Timbuktu e Mohave foram destruídos, em grande parte, por um grupo islâmico durante sua ocupação em junho/julho de 2012. Existem discussões sobre a reconstrução desses atrativos turísticos, mas, por enquanto, eles ainda permanecem em ruínas. 


📌 A pior parte é que esses grupos terroristas estão em conflito com um ramo da Al Qaeda, que opera há muitos anos no deserto do Saara e já sequestrou vários estrangeiros do Mali. Os turistas são fortemente aconselhados a não viajar para o norte do Mali ou para qualquer lugar próximo à fronteira com a Mauritânia. Se planeja viajar para o Mali, você precisa monitorar os eventos do País com muita atenção e seguir as orientações de sua Embaixada.



bandeira-mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali


mali








30 - MARROCOS








📌 O turismo no Marrocos é cheio de cores, sabores, cheiros e tradições que estão atraindo cada vez mais turistas! O País possui uma cultura riquíssima e costumes muito peculiares. Sem contar as lindas e impressionantes paisagens que existem por lá. O País possui uma cultura milenar e preserva tradições muitos fortes de seus antepassados, principalmente no que diz respeito ao islamismo, a religião oficial. Por lá, um dos costumes é servir um chá de menta para seus convidados. Um ritual muito antigo que demonstra o quanto o povo é hospitaleiro. Outro costume é que os marroquinos usam muito o caftan, uma das vestes mais antigas do mundo, que é uma espécie de vestido longo e largo, sem contar as belas canções tradicionais. O idioma mais popular no País é o árabe marroquino. Mas para os negócios, a língua utilizada é o francês. Inclusive, uma parte da população ainda fala outros dialetos, que mudam de acordo com a região.


📌  O Turismo no Marrocos é perfeito em todas as estações do ano, já que o País é exuberante e cheio de atrações muito diferentes e legais. A maioria dos turistas prefere visitar o País na alta temporada: entre os meses de março e maio, na primavera, e também no outono, de setembro a novembro. Nestas épocas, as temperaturas estão mais amenas e os passeios ficam mais agradáveis, sem aquele calor escaldante. Mas vale ressaltar que, mesmo na baixa temporada (nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro), quando é inverno, dá para conhecer o País com um bom agasalho, principalmente durante à noite. Já em junho, julho e agosto, que é o verão, é possível fazer um passeio por lá. Mas vá preparado, porque faz muito calor. Por isso, quando for ao Marrocos, seu roteiro dependerá do que você vai querer encontrar no País.

(FONTE: https://www.segurospromo.com.br/blog/marrocos-turismo/,07/06/2023)


📌  Esse País possui grande destaque na produção de bens agrícolas e minerais. A sua população desfruta de um bom padrão de vida. A cultura local é muito rica e diversificada. Em termos geográficos, destaca-se no Marrocos o deserto do Saara e as formações montanhosas do Rife e do Atlas. A religião do Marrocos é o Islamismo, inclusive, a religião é levada a sério por lá, tendo forte influência sobre os costumes do povo. O Islã é uma religião considerada como um direito constitucional. No País, é crime possuir uma bíblia cristã em árabe e também o código penal proíbe a conversão para outras religiões. Historicamente, foi habitado por diversas populações árabes e berberes, e ainda colonizado por franceses e espanhóis. Atualmente, o Marrocos é um dos principais atores geopolíticos da África, além de ser uma das economias mais desenvolvidas desse continente.


📌  Curiosidades sobre Marrocos

  • O Marrocos é uma nação norte-africana que teve seu território colonizado por espanhóis e franceses.
  • O País é uma das principais economias da África, com destaque para a produção de bens agrícolas e minerais.
  • A geografia marroquina é marcada pela dualidade de clima e vegetação, dos tipos desértico e mediterrâneo.
  • As maiores cidades em termos absolutos de população do Marrocos são: Casablanca, Rabat, Tânger e Fez.
  • O Marrocos conta com uma infraestrutura sólida, especialmente de transportes e comunicações, que é uma das principais do Continente Africano.
  • São aspectos culturais típicos do Marrocos: o funcionamento de curtumes, a produção de joias, os mercados de rua e a escrita cúfica.
  • O território marroquino abriga nove localidades que são classificadas como patrimônios mundiais da Unesco.
  • O símbolo do amor no Marrocos, ao contrário de grande parte do mundo ocidental, não é o coração, mas sim o fígado.
  • A população marroquina é uma das maiores consumidoras de chá de todo o mundo, com destaque para o chá de hortelã.
  • A profissão de encantador de serpentes é uma das mais típicas do Marrocos e é frequentemente praticada nos mercados locais.


bandeira-marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos


marrocos








31 - MAURITÂNIA








📌  Mauritânia é um País localizado a noroeste da África, que compartilha suas fronteiras com a Argélia, Senegal e Mali, além do território disputado do Saara Ocidental. As principais atrações do País são o deserto e o oceano. Por isso que não é de se admirar que os turistas visitem o deserto de Adrar e as áreas de Tagant (as áreas em torno de Atar), e o oceano em Banc d’Arguin, com a visão incrível de uma reserva natural com dunas acabando no mar, com milhões de pássaros de tirar o fôlego. Se está interessado em ver a deslumbrante paisagem do deserto, a Mauritânia é o lugar para você. Você pode caminhar por terrenos rochosos e desfiladeiros estreitos, e encontrar oásis surpreendentes que serviram de refúgio para comerciantes que cruzavam o Saara, por séculos. Duas outras cidades históricas impressionantes no Adrar são Chinguetti - que já serviu como um centro comercial com uma arquitetura incrível e que permaneceu inalterada por quase um milênio, e Ouadane - que junto de alguns pequenos vilarejos, também constituem um Patrimônio Mundial da UNESCO.


📌 Embora a linda Mauritânia possua belos desertos e belezas costeiras, a segurança do País continua questionável diante de suas persistentes lutas em relação à pobreza, terrorismo, taxas crescentes de criminalidade e áreas de fronteira severamente minadas. Infelizmente, a maior ameaça na Mauritânia é a de um ataque terrorista. Sabe-se que os terroristas têm como alvo as áreas frequentadas por estrangeiros, como a maioria da África Ocidental, incluindo clubes, restaurantes, embaixadas, escolas internacionais, hotéis, conjuntos habitacionais de expatriados, igrejas e outros locais de culto, e centros comerciais. E a Mauritânia, infelizmente, não é uma exceção. No início de 2011, as forças de segurança pública da Mauritânia impediram um atentado a bomba em Nouakchott. Já em 2010, três pessoas ficaram feridas em uma tentativa de atentado suicida em Nema. Quanto ao crime, você deve evitar Nouakchott e Atar, pois existe um grande risco de sequestro, principalmente contra os ocidentais. Crimes violentos como roubo, estupro e agressão, são comuns e representam uma grande ameaça na Mauritânia. Bandidos armados estão se tornando cada vez mais ativos no País. Evite áreas de praia, áreas desertas e áreas ao longo da estrada entre o Mali e a Mauritânia, pois sabe-se que os bandidos atacam nesses locais.


📌 Um dos locais mais interessantes da Mauritânia é o mercado central, que é o ponto de partida para conhecer os melhores locais como as ruelas estreitas do Ksar. De lá você chegará até Koumbi Saleh, a antiga capital medieval da Mauritânia. Ela é um sítio arqueológico muito famoso e lá você pode ver o processo de escavação que já encontrou uma mesquita. Já o ponto mais interessante de Nouakchott são as mesquitas, principalmente a mesquita suntuosa construída pelos saudís. Outra mesquita que merece ser visitada é a Mesquita do Viernes. É exatamente nessa parte da cidade que estão os restaurantes, lojas e os melhores hotéis.


📌 E se você quiser conhecer mais a cultura nômade da Mauritânia, é só ir até ao Museu Nacional que tem vários artigos que contam a história de como surgiu a herança da Mauritânia.  As ruas da cidade são coloridas e o mercado local é cheio de produtos e pessoas. Atar também é um ótimo local para quem busca a boa gastronomia da Mauritânia, com ótimos restaurantes. E por fim, termine o seu passeio por Nouadhibou onde você pode encontrar belas praias desertas e ver onde o Saara começa. Outro ponto interessante da cidade é o Porto Mineralino onde atracam os mais diversos barcos. Com essas pequenas dicas, você pode ver o que de melhor a Mauritânia tem a lhe oferecer e assim conhecer um pouco mais desse belo País!


📌  Não espere grandes luxos por lá, a Mauritânia é um destino turístico destinado aos aventureiros e às pessoas que estão em busca de locais pitorescos e exóticos, por isso, pense bem antes de incluí-la em seu roteiro. Por se tratar de um País com taxa de 99.84% da população sendo muçulmana, procure informar-se sobre as tradições locais para não cometer nenhuma gafe. Atenção à roupa! Nada de saias curtas, decotes, bermudas, calções, etc. Opte por lenços para se tapar. Esteja atento também à sua segurança e, se viajar sozinho para a Mauritânia, evite principalmente deslocações por via terrestre quando os percursos forem à noite, desacompanhados e/ou em estradas secundárias. O aconselhável é optar por um bom guia de Turismo!


bandeira-mauritania (1)

bandeira-mauritania (2)

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania

mauritania











32 - MAURÍCIA (ou ILHAS MAURÍCIO)








📌 Já ouviu falar das Ilhas Maurício? O País insular está localizado no meio do Oceano Índico, cerca de 800 quilômetros da costa da África Oriental, sendo um dos destinos mais incríveis que podemos encontrar no mundo. Um lugar diverso em sua cultura e belezas naturais, as Ilhas Maurício te prometem uma viagem completa. Das praias paradisíacas (que se assemelham às do Caribe) às atividades mais aventureiras em sua floresta tropical, este é o destino perfeito para quem quer se conectar com a natureza. O primeiro motivo que deve te convencer a viajar para as Ilhas Maurício pode ser encontrado em qualquer fotografia do país: esse é um lugar de beleza singular no Planeta! 


📌  Com as águas cristalinas contrastando com o branquinho da areia e o verde das florestas, a paisagem do País se torna um oásis em meio à selva de pedra a que estamos acostumados, vivendo em cidades mais populosas. Além disso, este paraíso consegue ser perfeito para todos os gostos: se a sua praia é passar os dias relaxando em resorts, desbravando florestas ou se jogando na cultura local, nas Ilhas Maurício você encontrará os mais diversos estilos de atividade para deixar a viagem com a sua cara! Você não pode deixar de dar um pulo em Port Louis. Por lá, você vai se encantar ainda mais com a arquitetura e a cultura local. Além de passear pelas lojas e se deliciar com os restaurantes espalhados pela orla, ou ainda, poderá conhecer os atrativos turísticos interessantes sobre a história do país.


📌  Algumas das sugestões de visita são o Teatro Municipal, o hipódromo Champ de Mars, o Forte Adelaide e o Museu Blue Penny, que fica bem no limite do mar. Uma boa dica para quem ama colecionar lembrancinhas de viagem é o Mercado Central, onde você vai encontrar muito artesanato, souvenirs de viagem e temperos locais para levar um gostinho das Ilhas Maurício de volta para casa, além de conhecer o Parque Nacional de Chamarel. O parque fica numa propriedade privada, mas é aberto ao público e é um dos lugares mais impressionantes de todo o País. Por lá você vai encontrar a fascinante Terra das Sete Cores, uma paisagem com dunas de areia de diferentes cores que dão um ar mágico, em meio à paisagem de árvores densas. Além disso, você poderá se maravilhar com a Chamarel Waterfall: a cachoeira com uma queda d’água de mais de 100 metros, cortando a paisagem e deixando qualquer um de queixo caído.

(FONTE: https://blog.maxmilhas.com.br/dicas-de-viagem/ilhas-mauricio, 07/06/2023)


📌 Nos últimos anos, as Ilhas Maurício têm ganhado o coração e a preferência de turistas de todo o mundo. E claro, não é à toa! O arquipélago é constituído de praias paradisíacas, resorts de luxo, florestas tropicais, centros de mergulhos e um povo simpático. Você vai amar esse paraíso tropical! Este verdadeiro deslumbre na África Oriental foi descoberto em 1505, pelos portugueses, mas acabou sendo colonizado por holandeses, recebendo influências também da Inglaterra e da França. Toda essa mistura de costumes e tradições é vista em sua arquitetura e gastronomia. Mas além de toda a sua história, a região atrai milhares de turistas todos os anos, devido às suas belezas naturais.


📌  Por lá, você encontrará praias com areia branca e fininha, águas transparentes, o que facilita atividades de mergulho entre peixes e corais. Seu mar azul turquesa favorece também passeios de barco e várias atividades aquáticas. Como se não bastasse, o arquipélago conta com belas cachoeiras e parques com ampla vegetação. Quer fazer uma viagem para Ilhas Maurício? Saiba que o arquipélago está localizado no Oceano Índico, a cerca de 800 quilômetros da costa sudeste da África Oriental. O arquipélago, chamado também de Ilhas Mascarenhas, é composto pelas Ilhas Maurícia, Rodrigues, Ilhas de Cargados, Carajos e Agalega. Belíssima e cheia de atrações, é possível visitar as Ilhas Maurício em todas as estações. 

(FONTE: https://www.segurospromo.com.br/blog/ilhas-mauricio/, 07/06/2023)


bandeira-mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio


mauricia-ou-ilhas-mauricio









33 - MOÇAMBIQUE










📌 Ao contrário do que se possa pensar, Maputo, a capital de Moçambique é um importante destino turístico e o mais visitado do País. Além de ser um importante centro financeiro, a cidade também é um verdadeiro encanto, com belas praias, ilha paradisíaca, monumentos e construções históricas muito interessantes. Sem contar que seus mercados típicos e as feiras, tornam os roteiros ainda mais deliciosos e regados de muita cultura e tradições. Maputo, em Moçambique, ainda está em fase de desenvolvimento, mas é um destino que, com certeza, conquistará o seu coração. Além de atrações belíssimas, como a Praia de Macaneta e a Ilha da Inhaca, a cidade é também um reduto cheio de história e tradições.  Ao perambular por toda a capital, não deixe de visitar lugares como a Estação Central dos Caminhos de Ferro, eleita a mais bonita do mundo. O Mercado Central, a Feima e o Mercado do Peixe são locais para você conhecer um pouco das tradições e da gastronomia local. A Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição, o Museu de História Natural e a Casa de Ferro também reservam experiências únicas aos seus visitantes. Inclua ainda um tour pelo Jardim Botânico Tunduru repleto de árvores, gramados e monumentos importantes. Sem dúvida, um lugar bem gostoso para passar algumas horas apreciando a paisagem.

(FONTE: https://www.segurospromo.com.br/blog/capital-de-mocambique/, 07/06/2023)


📌  Este país da África Oriental tem muitas belezas naturais: parques de caça, vida selvagem marinha, recifes de corais e trechos infinitos de costa intocada. Praias, reservas de vida selvagem e história colonial fazem de Moçambique um dos destinos mais cativantes da África. Veja leões brancos e búfalos, em um safári; nade com tubarões-baleia: mergulhe pelas ilhas afastadas da costa com snorkel ou visite cidades animadas em estilo mediterrâneo. Moçambique estende-se ao longo da costa oriental africana, entre a Tanzânia e a África do Sul. Manadas de elefantes e rinocerontes brancos habitam a Reserva de Elefantes de Maputo, que fica entre o Rio Maputo e o Oceano Índico. Deslize sobre grandes ondas em Ponta do Ouro, uma vila praiana boêmia ao sul de Maputo, e relaxe nas praias famosas da região de Inhambane. Nade com majestosos tubarões-baleia e jamantas na Praia Tofo ou mergulhe em recifes de corais no Arquipélago de Bazaruto. Cruze o Rio Zambeze para explorar as savanas indomadas e o litoral isolado de Moçambique. Procure leões brancos e pássaros abundantes entre as florestas e os bosques do Parque Nacional da Gorongosa. Às margens do Lago Niassa, olhe para cima e veja milhares de estrelas. Encontre marcos da era colonial desmoronando ao longo das ruas de pedra da Ilha de Moçambique. 


📌 Mesmo depois de ter sido devastado por 17 anos de guerra civil e caça extensiva, o Parque Nacional da Gorongosa suporta uma biodiversidade surpreendente, com 400 espécies de aves, 120 mamíferos, 30 répteis e 40 anfíbios, documentados. A reabilitação tem surtido efeito também com o reforço de populações de elefantes, búfalos, leões, crocodilos e zebras. A costa sul de Moçambique gira em torno do Turismo. Para muitos turistas, a capital Maputo é o primeiro porto da escala. Passeie pelas avenidas ladeadas de árvores para descobrir as cafeterias rodeadas por edifícios Art Déco, desbotados. Visite Fortes da era colonial, explore movimentados mercados de artesanato e de frutas ou prove frutos do mar deliciosos, em restaurantes próximos à praia.

FONTE: https://www.lugaresincertos.com/viagens/africa/mocambique/, 07/06/2023)


bandeira-mocambique (1)


bandeira-mocambique (2)


bandeira-mocambique (3)


bandeira-mocambique (4)


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique


mocambique










34 - NAMÍBIA







📌  É preciso ter em mente que a viagem para a Namíbia pode durar de três dias a um mês, dependendo do seu interesse, de quais atrações gostaria de visitar e de quanto tempo pretenderá curtir cada uma delas. Correria não combina com a Namíbia! Viajar pelo País, exige calma e centenas de quilômetros de estradas em deslocamento. Não tenha pressa e curta cada segundo dessa viagem inesquecível! O primeiro passo, antes de embarcar para a Namíbia, será definir quando você quer visitar o país. Decidido isso, você poderá escolher entre passar os dias no país - participando de um safári ou em um self drive


📌  O safári nada mais é que uma excursão em grupo, em que tudo já está organizado e pré-definido. Já no self drive você será o motorista e responsável por toda viagem, mas é possível também contratar um serviço que irá oferecer o roteiro pronto, todas as hospedagens reservadas e você terá apenas que seguir o percurso. Escolhido entre safári e self drive, será necessário decidir as hospedagens. E elas serão muitas a depender do roteiro e quantidade de dias da viagem. É impossível ter apenas uma cidade base e será necessário trocar de hospedagem, em algumas vezes. Há dois tipos principais de hospedagem na Namíbia: lodges e campings. 


📌  Os lodges funcionam como hotéis e oferecem serviços mais requintados, ambiente confortável e, o principal, quartos de verdade. Já os campings são áreas com banheiro, cozinha e outras amenidades destinadas a turistas que viajam com a própria barraca. O custo, é claro, é bem mais alto entre os lodges. Porém, quem opta por se hospedar em campings terá que se preocupar com detalhes que não importarão aos que se hospedam nos lodges, como barraca, saco de dormir, luzes e até um fogareiro. A escolha entre lodge e camping vai depender do orçamento disponível e do grau desejado de contato com a natureza. 


📌   Depois de escolher o tipo de viagem (safári ou lodge) e hospedagem, é hora de começar a montar o roteiro. O primeiro passo será definir quais atrações da Namíbia você gostaria de conhecer. Claro que o número de dias disponíveis para a viagem e o orçamento, serão de grande importância neste momento, mas o principal é ter em mente as prioridades. Como as Namíbia é muito grande, o mais provável é que entre uma e outra atração, seja necessário fazer uma parada. E nessas paradas é sempre possível conhecer outras atrações. O ponto de partida de um roteiro pela Namíbia será a capital Windhoek, onde está o Aeroporto Internacional Hosea Kutako


📌  É importante ainda levar em consideração o horário de funcionamento dos parques e atrações, para não chegar após o fechamento das portas ou perder um game drive que aconteceria só no início da manhã. Na hora de montar o roteiro, fique atento aos locais que exigem, no mínimo, um dia inteiro (ou seja, acordar já no local) para serem visitados, como: Sossusvlei, Etosha National Park, Fish River Canyon, Waterberg Plateau Park, Damaraland e as vizinhas Swakopmund e Walvis Bay. Com tudo organizado, é hora de embarcar! Aproveite cada minuto das espetaculares paisagens da Namíbia, registre todos os momentos em belas fotos, encante-se com os grandes animais e com o lindo pôr do sol. Sim! A Namíbia é desses lugares onde o pôr do sol é sempre espetacular. Contudo, antes de ir, dê uma olhadinha também em como se locomover pela Namíbia, onde comer, além de dicas sobre dinheiro e segurança.

(FONTE: https://guia.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-na-namibia-216-2783-p.html, 12/06/2023)


bandeira-namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia


namibia











35 - NIGÉRIA












📌  A Nigéria é um País localizado na África Ocidental Equatorial, sendo a nação mais populosa da África e também o sétimo País mais populoso do mundo. Compartilha fronteiras com o Benim a oeste, Camarões a sudeste, Chade ao nordeste e Níger ao norte, e também possui uma costa sul no Golfo da Guiné. Apesar de ser famoso por sua população, esse País é também o maior produtor de petróleo africano e, desde abril de 2014, tem a maior economia da África. Embora a Nigéria seja um País bastante perigoso, existem maneiras de curtir boas experiências por lá, sem passar por apuros. Você pode ir para a Reserva Florestal Lekki, que é basicamente um trecho interessante de floresta tropical com passarelas de madeira, mas é difícil explicar o local para os motoristas de táxi, pois os habitantes locais geralmente não conhecem esse lugar.


📌  Você também pode visitar Obudu, um refúgio pequeno e gelado na montanha que também oferece um ótimo resort (Obudu Mountain Resort). É possível ainda aproveitar atividades como caminhadas na floresta, trilhas, teleférico e nadar em piscinas com fontes. Você deve saber que existem muitos governos estrangeiros que recomendam não visitar o norte e o centro da Nigéria, devido a brigas étnicas, ilegalidade e grupos islâmicos assassinos como o Boko Haram. Você deve evitar aglomerações em qualquer lugar do País. Os frequentadores de igrejas não devem formar grupos grandes demais, devido a atentados suicidas. Quando se trata de crime, a Nigéria é considerada um destino perigoso. É altamente recomendável que você viaje na companhia de pelo menos mais uma pessoa. Ir para Abuja, a capital do País, não é perigoso, pois lá é o lar da maioria dos diplomatas e políticos, por isso a segurança no local é reforçada.


📌 Em qualquer outro lugar, os níveis de criminalidade são altos e você é fortemente aconselhado a não andar sozinho, principalmente à noite. As estradas também são perigosas, pois há uma ameaça constante de assalto à mão armada. A área do delta do Níger também é considerada perigosa para os turistas, assim como o norte da Nigéria, devido às tensões étnicas e religiosas que tomaram conta dessa região. As águas, fora da Nigéria, também são perigosas: é muito provável que você seja atacado por piratas marítimos. Se você é um membro da comunidade LGBT, evite este País. A homossexualidade é ILEGAL na Nigéria, punível com multas e até pena de morte. No norte do País, a lei da Sharia é implementada regularmente, portanto, recomenda-se que os viajantes LGBT sejam extremamente cuidadosos e cautelosos. Homens gays e lésbicas podem ser executados. Abstenha-se de todas as demonstrações públicas de afeto, se pertencer a estas comunidades.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/nigeria/, 12/06/2023)


📌 Curiosidades sobre Nigéria

  • A diversidade cultural nigeriana está intimamente relacionada a sua composição populacional, que é formada por diferentes grupos étnicos que possuem as suas tradições e costumes próprios. Um dos maiores deles, os iorubás, além do idioma e das manifestações culturais (como a dança e seus trajes típicos), são reconhecidos pela ampla e rica mitologia, bem como pelas crenças religiosas, uma delas baseada no culto aos Orixás.
  • Em linhas gerais, a música consiste em uma importante forma de expressão cultural no País, que se destaca também no audiovisual, com a sua indústria cinematográfica, passando para a gastronomia, sendo o Asaro um dos pratos típicos, uma sopa feita com inhame e pimenta. 
  • A matriz energética da Nigéria é composta majoritariamente por combustíveis fósseis e pela hidrelétrica. Dados de 2019, indicam que 62% da população do País possuem acesso à eletricidade, estando a maioria nas áreas urbanas. 
  • A Nigéria possui uma extensa rede hidroviária de 8500 km, tendo como principais hidrovias as dos rios Níger e Benue. As rodovias somam mais de 195.000 km, suplantando o transporte ferroviário, que tem malha de menos de 4 mil km. O País dispõe também de 54 aeroportos. 
  • O grupo terrorista Boko Haram surgiu na Nigéria, em 2002. Suas ações ganharam destaque na mídia internacional, em 2014, com o sequestro de 276 mulheres. O grupo reivindicou, ainda, o sequestro de 300 estudantes nigerianos em dezembro de 2020.
  • A Nigéria possui uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo, conhecida como Nollywood. Sua produção fica atrás apenas dos Estados Unidos (Hollywood) e da Índia (Bollywood). 
  • Duas localidades são consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco: a Paisagem Cultural de Sukur, no noroeste do país, e o Bosque Sagrado de Oxum-Oxobô (Ọṣun-Oṣogbo, no iorubá), conhecido como Templo de Oxum, no estado de mesmo nome que fica na região sudoeste da Nigéria.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/nigeria.htm, 12/06/2023)


bandeira-nigeria



nigeria



nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria


nigeria











36 - NÍGER









📌 O Níger, também conhecido coloquialmente como Coração das Trevas, é um País da África sem litoral e com uma população de cerca de 16 milhões, compartilhando suas fronteiras com a Argélia, Mali, Burkina Faso, Benin, Nigéria, Chade e Líbia. A maior parte do País é coberta por planícies e dunas do deserto, com savanas ondulantes no sudeste. Caso decida se aventurar neste País, o Níger tem uma beleza natural incrível e muitas coisas para conhecer. Suas cordilheiras ao norte do País são de tirar o fôlego, assim como os rebanhos de girafas selvagens que podem ser vistos perto de Kouré, a cerca de 60km de Niamey. 


📌 Você também pode ver casas em alguns centros comerciais antigos do Saara, como Agadez e Zinder, que possuem uma mistura única de cultura árabe/tuaregue e cultura negra africana. Também tem muito para ver nessas cidades quando se trata da arquitetura Hausa. O Níger não é muito seguro para visitar, devido a turbulências políticas e crimes nas ruas. Existem ocorrências de crimes não violentos na forma de furto de carteiras e roubos de bolsas, e também existem os crimes violentos na forma de assalto à mão armada. 


📌  A violência diminuiu nos últimos dois anos, em comparação ao que era antes, mas ainda acontece. Os mercados tradicionais e as áreas próximas a hotéis e restaurantes frequentados por estrangeiros, são locais onde você deverá estar sempre vigilante. Também existe terrorismo no Níger, no passado já aconteceram episódios direcionado aos ocidentais, e isso pode ocorrer novamente. Este é um país politicamente instável e a ilegalidade está sempre presente. Evite manifestações ou qualquer outro tipo de demonstração de descontentamento, acompanhando sempre os noticiários independentes e mantendo-se em contato com sua embaixada. 


📌  A Al-Qaeda também está presente no Níger e já sequestrou e matou turistas, por isso é de extrema importância conhecer as regiões que estão fora dos limites e evitá-las a todo custo. Também existem muitos relatos de roubos de carros, sequestros e assaltos à mão armada na região ao norte de Agadez, portanto, não vá além de Agadez sob nenhuma circunstância, e lembre-se de que as estradas após esse ponto são de péssima qualidade. O "banditismo" é outro problema, pois ocorre de forma abundante, portanto, evite dirigir tarde da noite em um veículo particular. Alguns dos lugares, onde bandidos e ladrões armados costumam agir ficam próximos à cidade de Galmi e ao redor de Dosso-Doutchi, bem como na estrada para Gao, Mali, na região de Tillaberi. Existem, no entanto, postos de controle da polícia, nas principais rodovias encarregadas de limitar as atividades criminosas, durante o dia.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/niger/, 12/06/2023)


📌 Níger é um país que faz parte do Continente Africano e tem como capital Niamey. Na década de 1970, ocorreu à descoberta de urânio, o que provocou um surto de desenvolvimento, mas nos anos seguintes esse desenvolvimento diminuiu devido à queda de preços dos produtos. O Níger é uma nação localizada no interior da África Ocidental e sua área total é de 1.267.000km², dos quais 300 quilômetros são de água e o restante de terra. O que muita gente não sabe é que o Níger é um dos Países mais pobres do mundo,  esua economia gira em torno da agricultura de subsistência, criação de animais, da reexportação de produtos, e em menor escala, da produção de urânio.  Fazendo parte do grupo de Países muito pobres existentes no mundo, mesmo não sendo um País popular, o Níger vale muito a pena conhecer.

(FONTE: https://turismo.culturamix.com/internacionais/africa/niger, 12/06/2023)


bandeira-niger


niger

niger

niger

niger

niger

niger

niger

niger

niger

niger








37 - QUÊNIA









📌 Famoso pelas suas savanas, os safáris de observação são a atração principal do Quênia. Seus parques e reservas nacionais são belos e impressionantes cenários de cinema, repletos de animais selvagens em constante movimento, incluindo os “Big Five”: leões, búfalos, rinocerontes, elefantes e leopardos. A experiência de conhecer o Quênia não se limita aos safáris - este é um País de contrastes: desertos e neve, florestas e planícies, recifes de coral e lagos de água doce são alguns dos destinos a serem explorados nas paradisíacas paisagens quenianas.

(FONTE: https://www.kangaroo.com.br/destinos/quenia, 12/06/2023)


📌 Quanto aos atrativos turísticos e atrações do Quênia, o que você não pode deixar de ver, são algumas das melhores reservas do mundo, onde é possível encontrar alguns dos mais belos exemplares de flora e fauna africanas. Os parques nacionais do Quênia oferecem safáris incomparáveis ​​em todo o mundo, famosos por serem o lar de leões, girafas, elefantes e enormes manadas de zebras, gnus e búfalos.  Além do safári, o Quênia oferece lindas praias para os amantes das atividades de verão, e várias delas estão localizadas nas regiões costeiras e na cidade de Mombasa. 


📌  O Quênia, de um modo geral, não é o destino mais seguro da África. Embora seja a economia mais poderosa da África Oriental, você deve estar ciente de que pequenos furtos e crimes violentos são um problema sério neste País. Você pode se deparar com perigos graves apenas por caminhar ou dirigir por Nairóbi, por isso o ideal seria ter um guia te acompanhando o tempo todo. Mesmo durante o dia, não se deve baixar a guarda, pois assaltos à luz do dia e roubos em locais mais movimentados ocorrem com frequência, principalmente na CBD (Central Business District, em Nairobi). Quando se trata de crimes violentos, assaltos e roubos não são os únicos perigos a serem observados - existem roubos de carros, invasões de propriedades e assaltos com consequências fatais. Tais crimes podem ocorrer a qualquer hora, em qualquer lugar.


📌  Evite passear à noite e sempre pegue um táxi, ou, caso não possa pagar por um, use o ônibus. Obviamente, como um turista experiente, você já sabe que deve evitar demonstrar riquezas e objetos de valor em público, assim como exibir equipamentos de alta tecnologia, telefones celulares, laptops, MP3 players, etc. Sequestros também são comuns em Nairóbi, então fique de olho em qualquer pessoa, a qualquer momento. A violência certamente está contribuindo para o aumento desencorajador do crime, com milhares de quenianos desempregados que estão se voltando para o crime, a fim de ganhar a vida do outro lado da Lei.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/quenia/, 12/06/2023)


📌  De movimentadas cidades e tradições tribais a emocionantes safáris em meio à natureza selvagem e esportes aquáticos, o Quênia oferece uma grande variedade de atrações. Entre as maravilhas naturais locais estão as exuberantes florestas tropicais e savanas, além das montanhas e praias. Uma das principais atrações do Quênia são os safáris em meio à natureza selvagem. Você encontrará várias reservas de caça na região sudoeste do País. Tente avistar os cinco grandes animais africanos e observe a fascinante migração dos gnus na Reserva Nacional de Masai Mara e no Parque Nacional de Tsavo. Observe pássaros nativos ou participe de um safári de camelo no Parque Nacional de Amboseli. Desfrute de uma caminhada pelos cumes cobertos de geleiras do Monte Quênia, considerado o segundo ponto mais alto da África.


📌  Banhado pelas águas do Oceano Índico, o litoral do Quênia possui mais de 480 quilômetros de praias maravilhosas. Relaxe em uma das estâncias paradisíacas da Praia de Diani. Pratique natação, vela ou surfe nas águas agradáveis de Bamburi e Nyali. Desfrute de um mergulho livre (com snorkel) no Parque Nacional Marinho, em Malindi. Observe a arquitetura com influências árabes no Centro Histórico de Lamu, uma cidade histórica de Swahili, no arquipélago da Ilha de Lamu. As cidades do Quênia oferecem vistas alternativas do País. Animada e envolvente, a capital Nairóbi oferece museus e galerias, além de vários cafés e uma vida noturna animada. Observe imponentes rinocerontes-negros, ameaçados de extinção, no Parque Nacional de Nairóbi, a poucos quilômetros do centro da cidade. Caminhe pelas ruas movimentadas e estreitas de Mombasa, incluindo a charmosa região de mercado da Rua Biashara. Participe de um cruzeiro romântico pelos arredores do Antigo Porto, a bordo de um barco tradicional.

(FONTE: https://www.expedia.com.br/Quenia.dx92, 12/06/2023)


bandeira-do-quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia


quenia










38 - REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA










📌 A República Centro-Africana oferece um dos principais destinos para viagens de safári, mas seu clima político instável muitas vezes atrapalha a segurança dos turistas. Então, esqueça a ideia do safári. O departamento de estado atribuiu à República Centro-Africana uma advertência de “Nível 4 – Não Viaje”! Por conta das condições perigosas em muitas frentes, atualmente, existem poucas áreas seguras na República Centro-Africana, às vezes abreviada para RCA.  O País tornou-se mais conhecido por suas belezas naturais, junto de sua vizinha, a República Democrática do Congo (RD Congo), que consistem principalmente de selva. A maioria das pessoas que visitam a República Central da África viajam para ver elefantes, gorilas das planícies ocidentais e borboletas da floresta.


📌 O País continua sendo um dos locais mais pobres do mundo e, no século 21, poucas atrações turísticas existem por lá. O País estava em melhores condições, antes de se separar da França, em 1960. Hoje, alguns spas estão disponíveis na fronteira de sua capital, Bangui. Quando as condições melhorarem, você poderá visitar o Parque Nacional Dzanga Sangha, no sudoeste do País.


📌  Evite o País como um todo, especialmente as regiões norte e noroeste, onde a agitação política e a luta de facções são mais intensas. Pessoas que precisam visitar o País, por conta de negócios ou trabalho do governo, devem ficar na capital. Como a RCA é conhecida por seus recursos minerais de diamantes, ouro, ferro, urânio, cobre e manganês, você pode ficar tentado a visitar uma operação de mineração, mas não deve! A maioria das pessoas encontrará uma condição religiosa segura, já que cerca de metade do País é cristão, havendo uma divisão entre católicos e protestantes. Apenas 15% representam a quantidade de protestantes pertencentes à religião muçulmana do Islã, e o restante – cerca de 35% da população – pratica religiões nativas. Você não deve tentar explorar outras religiões lá, porque as diferenças religiosas são uma das causas básicas da instabilidade, as quais criaram as guerras que causaram a pobreza.


📌  Dicas de segurança para Viajar à RCA

  • Leve calças compridas, camisas de manga comprida, botas, meias e chapéus.
  • Sempre use repelente de insetos
  • Alugue um quarto com ar condicionado e coloque um mosquiteiro sobre sua cama, se ainda não tiver um. 
  • Quando estiver na selva, durma em uma barraca com tela ou em um quarto temporário, onde tenha um mosquiteiro erguido acima do beliche ou da cama.
  • Evite levar objetos de valor e deixe cartões de crédito ou grandes quantias de dinheiro, no cofre do hotel.
  • Sempre saiba as direções para chegar ao seu destino antes de sair. Isso faz você parecer mais um nativo do que um turista.
  • Copie os trejeitos e roupas da população local, mas primeiro converse com o concierge do seu hotel. Você não quer ofender ninguém vestindo algo que não deveria, mas precisa se misturar com a população, para reduzir a probabilidade de assalto, sequestro e furtos por batedores de carteiras.
  • Atenha-se à capital, se possível. Se quiser ver a natureza enquanto visita o País, vá ao Parque Nacional Dzanga Sangha.
  • Evite conversas sobre temas religiosos ou políticos.
  • Tome as vacinas contra a COVID-19 e a dose de reforço antes de visitar o País. Essa doença se espalha rapidamente pela RCA, onde se relatam muitos casos de COVID-19.

  • Junto com a ameaça elevada da COVD-19, a poliomielite e a febre amarela também correm soltas por lá. Todos os turistas devem se vacinar contra estas 3 doenças.

  • Atualmente, não há embaixada na RAC, e a Embaixada dos EUA, em Bangui, não oferece mais o serviço consular. Se precisar recorrer a Embaixada, você deverá passar pela Embaixada dos Camarões dos EUA, em Yaounde, Camarões. Então, antes de ir a RAC tenha em mente que lá não é um País seguro.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/republica-centro-africana/, 12/06/2023)


bandeira-republica-centro-africana


republica-centro-africana


republica-centro-africana


republica-centro-africana


republica-centro-africana


republica-centro-africana


republica-centro-africana


republica-centro-africana


republica-centro-africana













39 - REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO










📌  A República Democrática do Congo é um País rico em história e cultura. Kinshasa é a capital e maior cidade da República Democrática do Congo. A cidade oferece muitas atrações turísticas, incluindo museus, parques, monumentos e as Cataratas do Congo, um conjunto de quedas d’água localizadas no rio Congo, além do Parque Nacional de Virunga, que é um parque nacional localizado no leste da RDC, com grande variedade de fauna e flora, riquezas naturais que contrastam com a pobreza econômica que afeta mais da metade da população desse País. República Democrática do Congo está localizado na região na África Central e como capital - Kinshasa. Trata-se de um dos maiores e mais populosos territórios da África, onde vivem mais de 92 milhões de pessoas. O País dispõe de grande riqueza biológica e mineral, abrigando uma das maiores florestas do mundo e diversas reservas minerais que sustentam a economia do País. Apesar disso, é considerado um País subdesenvolvido e figura entre os mais pobres de todo o mundo.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/republica-congo.htm, 12/06/2023)


📌 A República Democrática do Congo, que costuma ser chamada pela abreviação – RDC, é o maior e mais populoso País da África Central. Este País sofreu momentos trágicos e tem uma história extremamente tumultuada. Atualmente, a presença de tropas armadas torna perigoso que os turistas visitem a RDC. No entanto, aqueles que conseguem entrar na RDC e são corajosos o suficiente para passar algum tempo no País, definitivamente estão prontos para curtir uma aventura. Geograficamente, a RDC é bastante diversa e pode oferecer muitas opções para todos os amantes da natureza - no leste você pode ver picos vulcânicos acima das florestas tropicais e ao seu redor, nuvens misteriosas descendo sobre elas. O Monte Nyiragongo é especialmente interessante para os caminhantes que podem passar a noite na orla, sobre um lago de lava ativo.


📌 Se você gosta de selvas, os turistas podem caminhar diariamente em meio à famílias de gorilas, mas em grupos pequenos. Você também pode curtir uma experiência boa no poderoso Rio Congo, flutuando centenas de quilômetros em barcaças e percorrendo os mercados livres de todos os cantos do País. A República Democrática do Congo é um País perigoso para os turistas, e viajar para lá é fortemente desaconselhado devido às grandes manifestações e à agitação civil. A presença de forças armadas no norte e sul do Kivu, nas províncias de Orientale, nas regiões central e norte da província de Katanga e na seção leste de Maniema, torna a atmosfera no País muito tensa, pois esses grupos são conhecidos por realizar todos os tipos de crimes, como roubar carros, capturar reféns, agredir pessoas, agredir sexualmente mulheres, assassinar e sequestrar civis.


📌  O grupo rebelde do LRA (The Lord Resistance Army) continua perambulando pelas selvas perto da fronteira, na parte nordeste do País. Existem algumas partes do País que estão próximas à fronteira com Uganda e ainda são seguras para visitar, mas mesmo assim, ainda não é recomendado viajar para qualquer lugar ao norte e leste de Kisangani e Bumba, pois é perigoso.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/republica-democratica-do-congo/, 12/06/2022)


📌 Não deveria ser assim! A riqueza natural do Congo é tão abundante quanto sua extensão territorial. Além de abrigar 25% de todos os gorilas do Planeta, no Parque Nacional de Virunga, o País detém cerca de 75% de toda reserva mundial de coltan (mineral presente em circuitos eletrônicos de smartphones e tablets), latão, tungstênio, cobalto e cobre (boa parte dos minérios que abastecem as indústrias mundo afora sai de rios, jazidas e florestas tropicais congolesas). E não para por aí: o Congo é rico, também, em diamantes, ouro, petróleo, madeira e urânio. Tamanha fartura, no entanto, não chega à população: a riqueza é restrita a meia dúzia de empresários conchavados às milícias. Em localidades periféricas e cidades do interior, quase não há sistema de esgoto. A eletricidade é desligada sem aviso prévio. Beber água da torneira não é aconselhável. Poucas estradas ou vias urbanas são asfaltadas. 


📌  Crianças perambulam pelas ruas pedindo esmolas, revirando o lixo ou roubando. Mesmo em famílias de trabalhadores, há quem se alimente uma única vez ao dia – às vezes, a cada dois dias. Quando comem, é comum prepararem a comida ao ar livre, em fogo de chão. Em pleno século 21, gás, fogão e geladeira ainda não são itens universalizados no País mais pobre do mundo.

(FONTE: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/congo-como-e-a-vida-no-pais-mais-pobre-do-mundo-dv4pseomp5qlhs9va8k6o03z9/, 12/06/2023)


bandeira-republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo


republica-democratica-do-congo









40 - REPÚBLICA DO CONGO









📌 Para todos os efeitos, esta é a última área do Planeta onde a imaculada natureza selvagem merece ser chamada de verdadeira. A fauna é carismática com elefantes florestais, gorilas das terras baixas e outras espécies em populações que não podem ser encontradas em nenhuma outra zona do mundo. O potencial de fazer do Congo a capital do Ecoturismo é muito elevado. Como qualquer outro País, a República do Congo tem seu próprio conjunto de leis e regras tácitas, e a falta de conhecimento não te isentará da responsabilidade, caso você seja pego fazendo o que não deveria fazer. 


📌 O local ideal para testemunhar tudo isto é o Parque Nacional Odzala-Kokoua, localizado no departamento de Cuvette-Ouest e cobre uma área de 13.500km². Data de 1935 até 1977, foi designado como reserva da biosfera. Para aqueles que procuram a mais diversa população de primatas, este é o local. É o setor do comércio que oferece as maiores perspectivas de desenvolvimento. Neste momento, há alojamento disponível perto dos parques nacionais, juntamente com serviços de guia. No entanto, não é recomendado o uso de meios de transporte pessoais, ou viajar por conta própria, tanto por razões de segurança (vida selvagem é vida selvagem) como devido à rede rodoviária ainda não bem desenvolvida.


📌 Outros lugares para se visitar são Brazzaville e Pointe-Noire - ambos representam o coração do que é conhecido como África Francesa. A capital oferece arquitetura clássica, com ruas que você pode caminhar com segurança, enquanto o porto é uma cidade costeira em expansão cheia de dinheiro proveniente do negócio petrolífero.

(FONTE: https://republic-congo.com/pt-pt/turismo/, 12/06/2023)


📌 A República do Congo é uma terra de floresta tropical verdejante, faixa costeira coberta por pequenas lagoas de areia e manguezais, rios e pântanos. Sua capital, Brazzaville, fica ao longo das margens do rio Congo, enquanto a maior floresta tropical do globo, depois da Amazônia, pode ser encontrada neste País da África Central. Esta vasta extensão de floresta é o lar do criticamente ameaçado gorila de planície ocidental, no Parque Nacional Odzala-Kokoua, reconhecido pela UNESCO como a reserva do homem e da biosfera. A paisagem de 1.350.000ha de Odzala, em um remoto canto noroeste do País, é uma miríade de savanas e florestas tropicais, alimentadas pelos rios Lekoli e Kokoua. 


📌  Além de seus gorilas, o parque é o lar da maior população de elefantes da África Central, juntamente com búfalos da floresta, chimpanzés e mais de 400 espécies de aves diferentes. Os visitantes podem desfrutar de rastreamento de gorilas, caminhadas pela floresta, passeios diurnos e noturnos e safaris em barco. A capital da nação, Brazzaville é a porta de entrada para o País e está esparramada ao longo das margens ocidentais do rio Congo. Nomeado após um explorador Franco-Italiano, Brazzaville é uma cidade portuária importante para o Congo. 


📌 A República do Congo possui uma grande variedade de paisagens com praias, florestas tropicais e savanas. O Parque Nacional de Odzala-Kokoua de 1.350.000ha, é um dos parques mais antigos do Congo, sendo este o lar de mais de 400 espécies de aves, mais de 16 espécies de primatas e umas 4.400 espécies de plantas. O gorila de planície ocidental criticamente ameaçado é encontrado aqui!

(FONTE: https://www.rhinoafrica.com/pt/destinos/republica-do-congo/2464, 12/06/2023)


bandeira-republica-do-congo


republica-do-congo


republica-do-congo


republica-do-congo


republica-do-congo


republica-do-congo


republica-do-congo












41 - RUANDA










📌  Ruanda é um pequeno País da África Oriental, sem saída para o mar, com uma paisagem verde e montanhosa. Embora seja mais conhecido por seu passado difícil, o País oferece paisagens deslumbrantes, com montanhas, florestas, savanas, lagos e uma rica vida selvagem. Ruanda também é famosa por seus gorilas-das-montanhas, que vivem no Parque Nacional dos Vulcões. 


📌 O Turismo está se tornando cada vez mais popular em Ruanda, oferecendo atrações para turistas que procuram aventuras na selva, safáris, cultura e uma experiência autêntica africana. Aqui estão algumas dicas para quem pretende visitar Ruanda: o Turismo em Ruanda tende a se concentrar na beleza natural do País, assim como na oportunidade de ver gorilas-das-montanhas; o Parque Nacional dos Vulcões é uma das principais atrações turísticas de Ruanda, onde é possível realizar trilhas na selva em busca dos gorilas; o Parque Nacional de Nyungwe também é um ótimo lugar para visitar, principalmente para quem gosta de caminhar em florestas tropicais; e além disso, existem safáris em várias outras reservas naturais do País.


📌 Em seguida, faça uma viagem ao Parque Nacional dos Vulcões, onde poderá fazer trilhas para ver os gorilas nas montanhas, visitar a Dian Fossey Grave, caminhar pelo Lago Bulera, entre outros. Depois, visite o Parque Nacional de Nyungwe para ver outros animais selvagens, como chimpanzés e macacos, através de caminhadas em florestas tropicais. Reserve mais um ou dois dias para conhecer o Lago Kivu e terminar em Kigali. As principais cidades de Ruanda são bem conectadas por estradas, embora algumas possam ser íngremes e montanhosas. Existem táxis disponíveis nas cidades e aluguel de carros disponíveis no aeroporto de Kigali. A Rwanda Xpress, uma empresa de ônibus, conecta todas as principais vilas e cidades do País. Vans compartilhadas (matatus) são outra opção popular para se locomover em Ruanda e geralmente fazem viagens curtas entre as cidades vizinhas. O idioma oficial do País é o Kinyarwanda, mas o inglês e o francês também são amplamente falados. 


📌 Embora Ruanda seja um País seguro para turistas, é importante sempre tomar precauções de segurança básicas, incluindo manter seus pertences perto de você e não caminhar sozinho à noite. Além disso, recomenda-se que todos os que viajam à Ruanda tomem uma vacina contra a febre amarela antes da viagem. Sim, Ruanda é um destino único e fascinante, que conquistará seu coração com sua beleza natural. Viajar para Ruanda e ver os gorilas-das-montanhas em seu habitat natural é uma experiência única na vida e vale definitivamente a pena. Além disso, o País tem muito a oferecer, desde a história de seu passado difícil até a riqueza de sua cultura e da culinária. Não pense duas vezes antes de colocar Ruanda na sua lista de desejos de viagem.

(FONTE: https://visiteomundo.com/atividades/africa/ruanda/, 13/06/2023)


📌  Outra característica sobre Ruanda é que o País é rico em flora e fauna; então, conhecer o verde de sua savana é realmente de tirar o fôlego. A maior atração para os turistas é a sua fauna, pois é o lar de algumas espécies raras de animais, como os gorilas das montanhas Silverback. Também existem muitas espécies únicas de pássaros e insetos na floresta tropical de Nyungwe, portanto este País é realmente um paraíso para qualquer amante da natureza. Há muitas coisas para ver e fazer em Ruanda, a primeira coisa na lista deve ser o Parc National des Volcans, que é o lar dos gorilas das montanhas. Saindo de Kigali, é possível visitar o local como uma viagem de um dia. De um modo geral, Ruanda é frequentemente descrita como um País seguro para os turistas, que normalmente são acolhidos de forma calorosa.


📌 No entanto, os níveis de criminalidade não podem ser descritos como baixos, mas sim como médios. Os fatores socioeconômicos em Ruanda estão melhorando lentamente e aumentando a renda de seu povo, especialmente em Kigali, de modo que as tentativas de assaltos, arrombamentos, roubos de carros, furtos, roubos de bolsas e crimes semelhantes, embora ainda ocorram, são muito mais raros do que antigamente. Para completar, existem riscos adicionais como motos e van-táxis dirigindo de forma irregular, crianças correndo, e o povo em geral andando na estrada durante dia e noite. Existem também algumas turbulências políticas em Ruanda, pois o grupo rebelde das Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda, com sede no Congo, ainda opera ao longo da fronteira ocidental, e tem sido associado a ataques de granadas por todo o País, incluindo Kigali. Além disso, o grupo terrorista Al-Shabbab é ativo na região, mas os ocidentais até agora não foram alvo.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/ruanda/, 13/06/2023)


bandeira-de-ruanda (1)

bandeira-de-ruanda (2)

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda

ruanda













42 - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE














📌 São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um Estado localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001km², com cerca de 160mil habitantes. O Estado não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo às costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria. A principal atividade econômica é a agricultura e a pesca, e além disso, a descoberta de petróleo nas suas águas pode constituir uma importante fonte de receita e de energia no futuro. São Tomé e Príncipe também aposta no Turismo, preservando o melhor possível as suas belas paisagens, assim como a sua arquitetura singular e calma.

(FONTE: https://unilab.edu.br/sao-tome-e-principe/, 13/06/2023)


📌 O território, montanhoso e coberto por florestas tropicais, é formado por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas. A maioria da população reside na capital, São Tomé. Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 50% dos habitantes vivem abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia. A principal atividade econômica de Tomé e Príncipe é a produção de cacau. Entretanto, o Turismo e a exploração das jazidas de petróleo descobertas no fim da década de 1990, proporcionaram um aumento significativo na captação de recursos financeiros.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sao-tome-principe.htm, 13/06/2023)


📌  Descubra a cidade capital de traços coloniais, visite a natureza virgem, caminhe por vales escondidos, observe pássaros endêmicos, descubra praias escondidas, observe tartarugas, cruze o Equador, mergulhe no Oceano em volta das Ilhas de Sete Pedras, se delicie com a cozinha crioula, que é tão mista quanto o País, e possui influências da África central, de Portugal e do Brasil. E se o seu objetivo for Ecoturismo, visite as Roças Coloniais, verdadeiros castelos no meio da floresta selvagem. Salte para as águas turquesas da Lagoa Azul ou nade na Praia Café, a poucos metros do Equador. Relaxe, em seguida, com um dos melhores cafés do mundo e descubra o sabor do chocolate biológico e artesanal. Com nova energia, presencie as manifestações tradicionais como: Danço-Congo, Tchiloli ou Auto de Floripes. São Tomé e Príncipe oferecem luxuosos hotéis, todos os tipos de acomodação (para famílias ou encontros de negócios), Turismo Rural ou lodges de praia. Tudo isto a apenas 6 horas de distância de Lisboa.

(FONTE: https://visitsaotomeprincipe.st/pt/sobre-nos, 13/06/2023)


📌 São Tomé e Príncipe é um arquipélago constituído por duas ilhas principais: a ilha de São Tomé e a ilha Príncipe – e ainda o Ilhéu das Rolas. Localizam-se no Golfo da Guiné, na costa equatorial ocidental da África Central. As duas ilhas estão a 140km uma da outra. Outros Países próximos são a Guiné Equatorial e Camarões. São Tomé e Príncipe é um País turístico. O clima tropical, a beleza natural das praias de água quente e vegetação luxuriante a perder de vista, bem como o povo calmo, alegre e acolhedor, tornam este um local paradisíaco e uma excelente escolha de viagem. Esta será uma viagem para se conectar ao que há de mais natural e à simplicidade da vida. Poderá fazer caminhadas e explorar a floresta; passear de barco; nadar e fazer mergulho; observar várias espécies de perto (incluindo tartarugas); descobrir cascatas escondidas e, claro, deliciar-se com a comida crioula.

(FONTE: https://www.viajecomigo.com/2022/08/06/viajar-para-sao-tome-e-principe/, 13/06/2023)


bandeira-de-sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe

sao-tome-e-principe












43 - SENEGAL










📌 Senegal, ou República do Senegal, é um País africano localizado na região da África Ocidental. Sua capital é a cidade de Dacar. Aproximadamente um terço dos seus 17.196.000 habitantes vive em Dacar, além de apresentar uma ampla população rural. A economia do Senegal é baseada na exploração de recursos naturais, na pesca e na agricultura, com destaque para a produção de amendoim, e também no Turismo. O Turismo é um dos carro-chefes da economia do Senegal. Anualmente, o País recebe em média, 1.300.000 turistas que, em sua maioria, são  atraídos pelas paisagens naturais, pela importância histórica do País e pelos eventos culturais e esportivos, sendo um dos principais deles o Rali Dacar, que acontece anualmente, desde 1978, e faz parte do circuito Paris-Dacar, o mais longo do mundo.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/senegal.htm, 13/06/2023)


📌  O Senegal pode ser um destino de excelência para portugueses e brasileiros - é África e é um País muçulmano, mas tem uma democracia estável e, em termos de segurança, é bom. Tem praias, tem savana e animais, tem rios, tem o rally Dakar, e tem uma capital cosmopolita. Os senegaleses são, no geral, divertidos e simpáticos, mas com hábitos muito diferentes dos nossos, o que torna a coisa muito mais interessante do ponto de vista social. O contraste branco/negro existe, tal como é em outros países africanos, mesmo quando não há uma "intenção negativa". É assim e pronto! O que pode chocar um pouco no início e levá-los a refletir sobre o passado e sobre a história da humanidade, coisa que não nos faz mal nenhum! Do ponto de vista do turista independente, a África é o continente mais “difícil” para viajar, mas em se tratando do Senegal, lá tem muitas coisas a favor, para ser uma primeira boa experiência.

(FONTE: https://www.tempodeviajar.com/destinos-roteiros-onde-ir-senegal/, 13/06/2023)


📌No norte do Senegal, está localizada a linda cidade de Saint-Louis, conhecida pela sua arquitetura colonial única, um Patrimônio Mundial da Unesco. Saint-Louis também fica muito próxima dos pitorescos parques nacionais do Senegal, e a visita a esses locais são imperdíveis, pois é uma das coisas pelas quais o Senegal é conhecido - a sua biodiversidade impressionante, incluindo centenas de espécies de aves. Além dos combates que ocorrem na região de Casamance, no Senegal, entre o governo e o MFDC ou “Movimento das Forças Democráticas da Casamance” (motivo pelo qual seria sensato evitar essa área), ainda existem sérias razões para estar extremamente atento nas ruas do Senegal, já que pequenos furtos e crimes violentos são um problema grave neste País.


📌 Pequenos furtos como batedores de carteira e de bolsas, são comuns, pois acontecem na rua e em táxis. O crime violento também é algo pelo qual o Senegal é bastante conhecido, e muitos turistas relataram ter sido vítimas de assalto com uso de faca. Neste País, se aplicam as regras básicas de precaução: nunca exiba seus objetos de valor, e esteja atento a grandes multidões e mercados. Quando se trata de lugares onde o crime é mais evidente, deve-se ter mais cuidado, como nas ruas de Dakar e no aeroporto, bem como em áreas como a Place de l’Independence, a Corniche Ocidental e a parte central do Platô. Além disso, o distrito onde estão localizados os restaurantes de Dakar, chamado de La Petite Corniche, e a área de restaurantes de St. Louis, são locais conhecidos pela ocorrência de roubos e assaltos. Os turistas são frequentemente aconselhados a "não saírem sozinhos", e devem ser extremamente cautelosos com estranhos suspeitos.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/senegal/, 13/06/2023)


bandeira-senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal

senegal












44 - SERRA LEOA










📌 Assim chamada por causa da silhueta que desenha a serra, avistada desde o mar e se assemelha a algo parecido com a cabeça de uma leoa, a Serra Leoa é considerada um dos Países mais tolerantes em termos de liberdade religiosa, de todo o mundo. No entanto, foi notícia durante muito tempo por causa da guerrilha travada por rebeldes que recrutavam crianças-soldado e semearam o terror durante as conquistas de terras diamantíferasA paz voltou, mas as más notícias continuaram até recentemente, por causa do mortífero surto de Ébola que se instalou no País. Praias de areia fina banhadas pelo Atlântico, floresta tropical a abrigar espécies ameaçadas de extinção, como o macaco colobus preto-e-branco e os tímidos hipopótamos pigmeus; estradas de cor vermelha a serpentear as montanhas deste País inundado de sol; ilhas paradisíacas, de nomes mais do que sugestivos, como as Ilhas Tartaruga e as Ilhas Banana; e por fim, a Serra Leoa tem, também, aqueles que são considerados os melhores parques naturais de vida selvagem de toda a África Ocidental.


📌Visite algumas de suas belas praias que possuem rara herança colonial e oferecem um cenário fantástico, escale sua região montanhosa ou caminhe ao longo da costa deserta e esplêndida da península de Freetown, com praias tão perfeitas que poderiam ser descritas como de classe mundial – mas você provavelmente ficará mais encantado ainda com o povo caloroso e acolhedor deste País, conhecido por fazer o impossível apenas para que os turistas se sintam confortáveis. Serra Leoa é, de acordo com alguns, o lugar mais amigável da África, mas de acordo com os avisos do Governo, é um País crivado de crime, corrupção e perigosamente não regulamentado. No entanto, o que definitivamente é verdade, é que Serra Leoa é uma das nações mais pobres do Planeta e até recentemente estava sendo lentamente destruída por uma guerra civil violenta, e só agora está começando a ver sinais de crescimento econômico.


📌 Como era de se esperar, onde há pobreza também há altos níveis de criminalidade, então você deve ter muito cuidado ao viajar para este País e ter em mente que ir lá é mais uma aventura do que uma experiência de férias. Tenha em mente que viajar para qualquer lugar fora de Freetown é perigoso, pois as estradas são extremamente ruins, mal conservadas e cheias de buracos. Na maioria das vezes os motoristas dirigem veículos que não estão em condições de circularem mais e as estradas estão cheias de bandidos. Outra questão quando se trata de trânsito é que às vezes os bloqueios ilegais nas estradas, criados por jovens que pedem pequenas “doações” para consertar a estrada, demonstram estes jovens portando armas o tempo todo.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/serra-leoa/, 13/06/2023)


📌 Curiosidades sobre Serra Leoa

  • Visite a capital Freetown, pois quem quer conhecer os atrativos turísticos tem que ir à Freetown, capital de Serra Leoa. Lá você pode encontrar alguns dos principais museus, galerias e atrativos históricos do País, além de ser o local de muitas lojas e mercados.

  • Conheça a história do local, nos museus e atrativos históricos de Freetown, pois Serra Leoa é um País com uma história muito interessante e triste. 

  • Visite as praias de Serra Leoa, estas são algumas das melhores de toda a África Ocidental, sendo bastante populares entre os turistas. Se você gosta de surfar, as praias de Serra Leoa ótimas para pegar algumas ondas. 

  • Veja os animais selvagens de Serra Leoa, as florestas, os rios e montanhas. Visite alguns dos parques nacionais da área para ver elefantes, leões, girafas e outros animais. 

  • Experimente a culinária local e alguns dos pratos típicos do País, como o plátano frito, o arroz e feijão e o frango de dendê. 

  • Aproveite a música e a dança, pois estas são muito importantes na cultura de Serra Leoa. Você pode ouvir música africana tradicional em muitos lugares, além de música pop e hip-hop. A dança também é muito popular, especialmente o sabar, que é uma dança tradicional africana. 

  • Antes de ir à Serra Leoa, lembre-se sempre que lá é fundamental beber água engarrafada para evitar contrair doenças. Leve sempre um repelente de insetos, pois há muitos mosquitos no País.

  • Serra Leoa é um destino incrível para quem busca aventura e cultura, com belas praias, vida selvagem diversificada e uma gastronomia rica em sabores, sendo este um destino para ser incluído no roteiro de todo turista. Apesar de ainda ser um destino turístico emergente, Serra Leoa é um lugar para se explorar e conhecer as belezas naturais e culturais do País.

(FONTE: https://visiteomundo.com/atividades/africa/serra-leoa/, 13/06/2023)


bandeira-de-serra-leoa


serra-leoa


serra-leoa


serra-leoa


serra-leoa


serra-leoa


serra-leoa


serra-leoa


serra-leoa









45 - SEYCHELLES (ou ILHAS SEYCHELLES)













📌 Seychelles é um conjunto de 115 ilhas localizadas no Oceano Índico. A porção continental mais próxima é a costa leste da África, que está a 1.500km de distância. Se você nunca pensou em fazer Turismo nas Ilhas Seychelles, que tal incluir este destino incrível no seu roteiro de viagens? Por lá tudo é rodeado pelo mar, e muito favorável para quem gosta de velejar, pescar e mergulhar. Com águas límpidas e transparentes, as possibilidades turísticas são diversas para aqueles que desejam passar as férias ou aproveitar a lua de mel. Além disso, há uma natureza preservada e a diversidade de cultura da população para vivenciar uma experiência única, é enriquecedora. Localizadas no Oceano Índico, as Ilhas Seychelles são formadas por 115 ilhas e fazem parte do continente africano, formando estas, um arquipélago com cerca de 85 mil habitantes, onde sua capital é Victoria, situada em Mahé. Em sua extensão territorial, existem vários bares, restaurantes e comércio local. No entanto, seu maior atrativo são as belezas naturais: o atol de corais Aldabra e o Vallée de Mai ou Jardim do Éden.


📌  Curiosidades de Seychelles

  • Localizado no Market St em Victoria, na Ilha de Mahé, o mercado funciona o dia inteiro e permite uma viagem nos costumes e na cultura da população. Pequeno e aconchegante, cheio de cores e alegria, o lugar é um convite para se deliciar nas bancas de verduras, frutas, temperos típicos e pescados.
  • O museu, localizado na Independence Avenue, também em Victoria, mantém arquivos com documentos históricos sobre o País, sua origem e cultura. No local, aberto o dia todo, é possível encontrar réplicas de animais, além de representações da flora e da fauna.
  • Na capital Victoria, você pode aproveitar para visitar o Templo Hindu, com sua decoração brilhante similar ao arco-íris, construído em 1922, é considerado o templo do Deus da Segurança e da Prosperidade, onde realiza cultos para a comunidade hindu de Seychelles.
  • A preservação da vida marinha em Seychelles é um dos destaques do Parque Nacional St. Anne Marine. Este parque está localizado a nordeste de Mahé, por onde se chega de barco - tão tranquilo e encantador, o parque abriga diversos trechos de recifes de coral e uma série de atividades, entre elas, vale o destaque de nadar com as tartarugas-de-pente, avistar os golfinhos e tartarugas-verdes, além dos corais com variadas cores e formas.

(FONTE: https://www.remessaonline.com.br/blog/seychelles/, 13/06/2023)


📌 Seychelles é um destino ideal para aproveitar a tranquilidade e as belas praias. No entanto, têm muito mais a oferecer a seus turistas, que apenas um paraíso de água e areia, onde se pode fazer fotos. As ilhas Seychelles contam com belas paisagens na superfície, mas também estão rodeadas por águas de atrativa cor turquesa. Os fundos marinhos têm grande riqueza, sendo um prazer explorá-los mergulhando ou simplesmente fazendo snorkel. As 115 ilhas das Seychelles, das quais somente 30 são habitadas, constituem um privilegiado destino de praias coralinas, com clima tropical e surpreendentes paisagens naturais. As ilhas mais visitadas são as que concentram maior oferta de serviços, Mahé, Praslin e La Digue, embora também haja outras opções de grande interesse. Em Seychelles existem registradas mais de 1.000 espécies marinhas que se deleitam nas águas rodeadas por corais. É possível encontrar o peixe-mariposa, o peixe-anjo, o imponente peixe-napoleão, preciosas tartarugas-marinhas e para os mais afortunados, o impressionante tubarão-baleia. As Seychelles tem hotéis dos sonhos, com atrativas vilas e belas praias que oferecem a seus visitantes, vistas inigualáveis e uma experiência inesquecível.

(FONTE: https://www.tudosobreseychelles.com/, 13/06/2023)


bandeira-de-seychelles-ou-ilhas-seychelles (1)

bandeira-de-seychelles-ou-ilhas-seychelles (2)

bandeira-de-seychelles-ou-ilhas-seychelles (3)

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles

seychelles-ou-ilhas-seychelles









46 - SOMÁLIA














📌  Antes da guerra civil a Somália era um País bonito, mas infelizmente os conflitos têm destruído muitos dos seus monumentos. Hargeya era a antiga capital do Omaliland britânico. Foi um destino turístico por excelência, através de sua cultura tribal tradicional, hotéis e museus.  Construída em uma época passada, o atentado deixou esta cidade como um mercado de camelos. Cidades árabes de Merca e Braka, foram poupados pelos bombardeios. Merca e Sinbusi são as praias da Somália, as maiores do mundo, às vezes bonitas, às vezes perigosas, mas sempre interessantes.


📌Para os amantes da fauna, a Somália é uma referência - camelos estão por toda parte, hipopótamos e crocodilos vivem ao longo do rio Juka Shabelle, além das cobras, macacos e gazelas existentes no País. E para os aficionados pela flora, há duas plantas famosas na Somália: “O Incenso”, usado na medicina e ritos religiosos, e hoje em dia é usado na fabricação de perfumes, e “Quat”, uma planta que as pessoas mastigam suas folhas frescas, embora não seja aconselhável. Apesar de todas as dificuldades, Somália tenta apresentar o melhor para os seus turistas, mesmo com os recursos limitados  que o País possui.

(FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/locais-turisticos-da-somalia, 13/06/2023)


📌 No entanto, as facções islâmicas afiliadas à Al-Qaeda, deixam uma atmosfera extremamente tensa, o que é uma pena, pois o País tem a maior costa da África inteira e provavelmente seria um destino turístico desejável, se não fosse por todo o terrorismo que o domina. A Somália é um País perigoso para se visitar, e altamente desaconselhável! O Departamento de Estado dos EUA e a maioria das nações ocidentais aconselham seus cidadãos a não irem para a Somália, mesmo que a sua visita seja de essencial importância. A Al Qaeda e o grupo terrorista afiliado Al Shabaab, estão por todo o País sequestrando pessoas, realizando atentados suicidas e causando medo e caos. Existe uma ameaça terrorista específica para estrangeiros, normalmente onde se concentram os turistas, como aeroportos, prédios governamentais, hotéis e áreas comerciais.


📌 Na realidade, em 2016, foram relatados 14 ataques a hotéis, restaurantes e no aeroporto internacional de Mogadíscio, enquanto os ataques mais recentes no outono de 2017, resultaram no incidente mais mortal de todos os tempos (na capital do País), com mais de 350 pessoas mortas. Embora exista uma força policial estabelecida, lembre-se de que a corrupção é de alto nível, e por isso as taxas de criminalidade estão crescendo. É aconselhável não sair do hotel sozinho, pois é muito provável que seja sequestrado por um “senhor de guerra” ou criminoso, e mantido em custódia, em troca de resgate.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/somalia/, 13/06/2023)


bandeira-somalia


somalia


somalia


somalia


somalia


somalia


somalia


somalia


somalia


somalia


somalia


somalia


somalia


somalia









47 - SUDÃO











📌 Até 2011, o Sudão era o maior País da África e do Mundo Árabe, porém, em 9 de julho de 2011 o Sudão do Sul tornou-se independente através de um Referendo, e agora o Sudão “caiu” para o terceiro lugar. Segundo as notícias, foi por causa do genocídio do Darfur, considerado uma das maiores tragédias humanitárias. Poucos turistas se aventuram a visitar o Sudão, mas os que já o fizeram costumam sair de lá elogiando os antigos templos, monumentos e túmulos – e exaltam o fato de o Sudão ter mais pirâmides que o próprio Egito. O Sudão tem alguns dos melhores lugares de mergulho do mundo (ao longo da sua quase inexplorada costa do Mar Vermelho), dunas cor de damasco e montanhas com florestas verdes. A capital, Khartoum, foi construída no ponto de encontro dos Nilos (Nilo Azul e Nilo Branco) e, contra todas as expectativas, não é uma cidade subdesenvolvida, antes uma metrópole vibrante, com museus e arranha-céus.

(FONTE: https://www.almadeviajante.com/viagens/sudao/, 13/06/2023)


📌O povo sudanês é muito caloroso e amigável, e se você é um daqueles que não gosta muito de se sentir como um turista, ficará à vontade em poder visitar algumas atrações turísticas sem sequer ver outro turista. O Sudão é um País geograficamente diverso, e se você for para as partes norte, poderá ver uma esplêndida vista do Nilo atravessando a borda oriental do Saara, o deserto da Núbia, os restos dos antigos reinos de Cuxe e Meroé e a terra dos Seti. Você também pode conhecer as magníficas plantações e culturas de favas, tâmaras, tomates e cebolas. Se você for para o leste e oeste, poderá ver as montanhas, enquanto o resto do País está coberto de savanas.


📌 Quanto ao crime - assaltos e roubos são comuns, mas os estrangeiros geralmente são protegidos pelos habitantes locais, que farão o possível para que você se sinta seguro no País deles. Assim, como os pequenos crimes contra estrangeiros, o crime violento ocorre e tem aumentado nos últimos dois anos, na forma de roubo de bolsas, batedores de carteiras e roubo de telefones e outros dispositivos. Esteja atento, pois os ladrões tendem a atuar em grupos e agem em pares, um te distrai enquanto o outro rouba suas coisas. Os membros da comunidade LGBTQ devem repensar sobre uma visita ao Sudão. Este é um País onde os membros da comunidade LGBT sofrem discriminação, são presos e atacados, e os estabelecimentos se recusam a oferecer atendimento, e podem até ser executados pelo governo. Já ocorreram ataques desse tipo antes, sendo que a polícia não reage e faz vista grossa.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/sudao/, 13/06/2023)


📌 Curiosidades do Sudão

  • O nome do País, Sudão, tem origem em dialetos árabes e significa “terra dos homens negros”, além de ser considerado multiétnico e multilinguístico, por conta das diversas tribos que habitam o País.
  • O rio Nilo, um dos principais do mundo, é formado pela confluência entre os rios Nilo Azul e Nilo Branco, que cortam a capital sudanesa, Khartoum.
  • A população do Sudão é predominantemente jovem, resultado da expressiva taxa de natalidade do País.
  • A exploração de petróleo tem crescido rapidamente, sendo um importante setor para a economia sudanesa, porém, o Turismo no Sudão é extremamente restrito. Os turistas devem apresentar visto de viagem e realizar cadastro na polícia local.
  • A cidade histórica de Meroé possui mais de 200 pirâmides, que foram construídas em 800 a.C.
  • O conflito em Darfur, no oeste do Sudão, já dura cerca de 20 anos, e foi, e ainda é, um dos episódios mais sangrentos do País. As estimativas apontam que esse embate já fez mais de 300 mil vítimas.

(FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/sudao.htm, 13/06/2023)


bandeira-sudao

sudao

sudao

sudao

sudao

sudao

sudao

sudao

sudao

sudao



sudao









48 - SUDÃO DO SUL













📌  O Sudão do Sul é um País Africano que recentemente ganhou o seu status de País independente. É uma região separatista do Sudão que compartilha suas fronteiras com o Sudão, Etiópia, Uganda, Quênia, República Democrática do Congo e República Centro-Africana. Este País já pertenceu a outros Países, ao longo de sua história, como aos egípcios, otomanos, britânicos e sudaneses. Após muitas décadas de conflito étnico-religioso com o Sudão, o Sudão do Sul ganhou legalmente a independência em 9 de julho de 2011. Embora seja um País extremamente perigoso, para o qual os turistas sejam desencorajados a visitar, o safári até o Parque Nacional Boma e o Parque Nacional Nimule, são atrações imperdíveis! Você pode visitar este parque para ver a maior migração de mamíferos do mundo.


📌 Como o Sudão do Sul está localizado nos trópicos (perto do Equador), ele tem uma paisagem de tirar o fôlego, com grande parte do País sendo coberta por florestas tropicais, enormes pântanos e regiões de pastagem. O Rio Nilo Branco também passa pelo País, tornando o Sudão do Sul, verdadeiramente, uma joia africana - quando se trata de beleza natural. O Sudão do Sul não é um destino seguro e muitos governos estão desencorajando os turistas a visitarem este País. A segurança no Sudão do Sul diminuiu drasticamente, em julho de 2016, quando os combates começaram. Desde agosto de 2012, o Sudão e o Sudão do Sul estão em batalha, próximo das áreas ao longo da fronteira entre os dois países, sendo assim, a passagem de um País para outro é extremamente perigosa. 


📌 Grupos islâmicos como Janjaweed também são ativos no País. A presença e a atividade de grupos islâmicos no local, tornam a situação extremamente tensa, portanto, se você viajar para o Sudão do Sul, não se aproxime da região ao longo da fronteira com o Sudão! Também é importante saber que a homossexualidade é ilegal no Sudão do Sul. Qualquer pessoa envolvida em atividades homossexuais poderá ser condenada a até 10 anos de prisão, embora a pena para mulheres e atos lésbicos não seja conhecida, mas se você for um membro da comunidade LGBTQ, é aconselhável ficar longe do Sudão do Sul.

(FONTE, https://www.travelsafe-abroad.com/br/sudao-do-sul/, 13/06/2023


📌 O Sudão do Sul é o País mais jovem do mundo, tendo se formado oficialmente em 2011. Trata-se de uma nação extremamente pobre e altamente dependente das atividades primárias. Sudão do Sul, ou República do Sudão do Sul, é uma nação subdesenvolvida e com baixos índices de desenvolvimento social, onde mais de três quartos da população vivem abaixo da linha da pobreza e dependem das atividades agropecuárias para a sobrevivência. Apesar disso, o país é rico em recursos naturais como o petróleo, cuja exploração e comercialização, compõe a maior parcela das receitas do País.


📌 Curiosidades sobre o Sudão do Sul

  • O Sudão do Sul é um país africano subdesenvolvido, com elevado nível de pobreza, localizado na região da África Oriental e sua capital é a cidade de Juba. 
  • O Sudão do Sul possui 11.381.000 habitantes, sendo sua população a mais jovem do mundo (a idade mediana de sua população é de apenas 18,6 anos), possuindo ainda um triste cenário de ter a maior taxa de mortalidade materna do mundo, que é de 1.150 mortes para cada 100.000 habitantes.
  • A maior parte de sua população depende das atividades agropecuárias, para a sua subsistência, enquanto as receitas do País provém da exploração e comercialização do petróleo. O País dispõe de uma infraestrutura precária que foi fragilizada durante as décadas de guerra civil.
  • As exportações de petróleo do Sudão do Sul são feitas por meio do mar Vermelho, com oleodutos que atravessam o território do Sudão. O petróleo foi descoberto no território do Sudão do Sul em 1977, quando ainda era parte do Sudão.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sudao-do-sul.htm, 13/06/2023)


bandeira-sudao-do-sul

sudao-do-sul

sudao-do-sul

sudao-do-sul

sudao-do-sul

sudao-do-sul

sudao-do-sul

sudao-do-sul










49 - TANZÂNIA














📌 A Tanzânia passou quase 100 anos sendo colônia da Alemanha e depois da Inglaterra, com uma história marcada pela escravidão. Hoje em dia, suas belezas naturais encantam os turistas e fazem do Turismo algo que vale muito a pena, principalmente devido às belíssimas praias de Zanzibar e safáris pelo Serengeti. Para quem gosta de superar seus limites, nada melhor que um trekking no Monte Kilimanjaro, o pico mais alto da África com quase 6 mil metros de altitude. Ao norte estão os grandes lagos de Tanzânia; o Lago Vitória é o maior lago da África, já o Tanganica é o mais profundo, conhecido por suas espécies únicas de peixes. E é lá perto que se pode ver as quedas da catarata Kalambo, um dos novos atrativos turísticos importantes na Tanzânia.


📌 Pensar em Turismo na Tanzânia, e não fazer um safári, é na verdade - impossível! Aqui estão localizados grandes parques da fauna silvestre, ecologicamente importantes, como o Parque Nacional do Serengeti, onde está a famosa Ngorongoro Crater, e o Parque Nacional Lake Manyara, único - por seus leões que escalam árvores. É comum explorar o País se hospedando em lodges e resorts bem estruturados, nos destinos turísticos mais famosos como Zanzibar e Serengeti. No entanto, é possível fazer um Turismo econômico, sem abrir mão do que há de melhor na Tanzânia.


📌Além das paisagens, animais e atividades que cativam qualquer um que faz uma viagem para Tanzânia, conhecer um pouco da cultura Masai, provavelmente será uma experiência marcante! Os masai são um grupo étnico africano de seminômades, que se espalha pelo Quênia, ao norte da Tanzânia, sendo o único grupo autorizado a viajar livremente pelas fronteiras dos Países. É uma pena que hoje em dia as excursões turísticas, transformaram sua relação com os turistas estritamente comercial. Tanzânia é um destino com incríveis belezas naturais e muitas atividades para o turista que procura contato extremo com a natureza. Além das diversas opções de safáris, existem passeios culturais, as praias paradisíacas na ilha de Zanzibar e ainda a escalada no Monte Kilimanjaro.

(FONTE: https://www.queroviajarmais.com/tanzania/, 13/06/2023)


📌 Tanzânia é um País relativamente novo, que só passou a existir depois de 1964, após a união de Tanganica e Zanzibar. Curiosamente, foi lá onde nasceu o cantor Freddie Mercury. Mesmo “jovem”, este País da África Oriental é um destino turístico encantador, com muitas belezas naturais e atrações incríveis, como cataratas com mais de 200 metros de queda e o monte mais alto do Continente, além de muito mais. A Tanzânia tem uma população hospitaleira, carinhosa, que ama festas e tem uma cultura riquíssima, formada por povos bem diferentes. Na região, os turistas ainda possuem a oportunidade de presenciarem um dos espetáculos da África: a Grande Migração, quando imensos grupos de animais percorrem o território em busca de alimento.


📌  Curiosidades sobre a Tanzânia

  • As evidências dos primeiros seres humanos foram encontradas na Garganta de Olduvai, ao norte do País, como fósseis e pegadas fossilizadas com mais de dois milhões de anos, rendendo à região o título de “berço da humanidade.
  • O território tanzaniano se divide em 26 regiões, a sudeste do Egito e a norte de Moçambique, banhado pelas águas do Oceano Índico.
  • Considerado um dos melhores destinos para safári na África, Tanzânia é o endereço de praias paradisíacas, como as de Zanzibar, e paisagens memoráveis, como o impressionante Monte Kilimanjaro, ponto mais alto do Continente.
  • Se você gosta de entrar em contato com a natureza e quer conhecer culturas completamente diferentes de tudo o que se encontra no Brasil, sua viagem para a nação será uma experiência inesquecível. 
  • Este País é onde fica o cume mais alto da África, onde tem uma das maiores crateras de vulcão do Planeta e onde tem uma comunidade aborígene que abre suas portas para turistas. De praias paradisíacas à aventuras nas imensas planícies de savana para ver os animais da Tanzânia, o País tem destinos turísticos para todos os gostos!
  • Você sabia que estamos falando de um dos Países com maior disponibilidade de água doce em toda a África? Três dos maiores lagos de todo o Continente Africano estão em território tanzaniano: o Vitória, o Tanganica e o Malawi.
  • O Lago Vitória é o segundo maior lago de água doce do Planeta, enquanto o Tanganica é o mais profundo da África.
  • Mesmo com tanta abundância ecológica, o País está entre os mais pobres do mundo. A economia de Tanzânia não é muito próspera, e a renda média por cidadão é de pouco mais que US$ 1.100. A maior parte da população vive no campo. 
  • Vale lembrar que os mais de 45 milhões de tanzanianos falam centenas de línguas diferentes: o inglês e o suaíli são os idiomas oficiais, mas é possível encontrar falantes de árabe, francês e até português.
  • De qualquer forma, não se preocupe com a língua: você poderá contratar guias que te levarão para mais perto das várias culturas locais.
  • As principais religiões da Tanzânia são o cristianismo e o islamismo, praticados por mais de 50% e 30% da população, respectivamente.
  • Durante a sua estada, não deixe de experimentar a chapati, um pão de origem portuguesa que se tornou um dos pratos típicos do país, e o ugali, um purê de farinha de milho, outra tradição da gastronomia da Tanzânia.
  • Além disso, deixe-se levar pela música tanzaniana. O país reúne diversos povos, com influências musicais diferentes que você precisa conhecer!
  • Vale lembrar que um dos maiores ícones do país é o cantor Freddie Mercury, líder da banda Queen, que nasceu em Zanzibar, com o nome Farrokh Bulsara.

(FONTE: https://www.segurospromo.com.br/blog/tanzania/. 13/06/2023)


bandeira-da-tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania

tanzania













50 - TOGO









📌 O Togo é um País da África Ocidental, espremido entre Gana, a oeste, e Benin, a leste, com uma pequena fronteira com Burkina Faso, ao norte, e um litoral no Oceano Atlântico, ao sul. Este País tem fama de ser de um dos lugares mais bonitos da África Ocidental. A distância entre os destinos turísticos são pequenas, possui belíssimas praias de areia branca e águas turquesa e um povo caloroso, com uma abundância de espaços naturais que se revelam diante de seus olhos. No entanto, assim como em outros Países da África Ocidental, o Togo pode se tornar um destino onde a violência aparece, tanto para moradores quanto para turistas, devido à instabilidade política e à pobreza.


📌 A pobreza e a instabilidade no Togo causaram uma série de problemas que podem fazer com que os turistas evitem visitar este País. Em primeiro lugar, como existe tanta pobreza, pequenos furtos são, na verdade, extremos. Há uma escassez de alimentos neste País, e há muitos ladrões que gostariam de tirar qualquer coisa dos turistas. Como em qualquer outro País, os lugares mais convenientes para os ladrões fazerem isso são os lugares cheios, como as estações de ônibus e trem, nas grandes cidades.


📌Outro problema no Togo é dirigir, o que é muito perigoso durante o dia ou à noite. As estradas estão cheias de lixo e mal conservadas, e há pessoas e gado circulando ao longo das estradas (muitas vezes à noite), e são difíceis de visualizar, tal como acontece com as motocicletas, zunindo de forma irregular e para piorar, muitos motoristas não obedecem às regras de trânsito. A última questão, mas definitivamente não menos séria, quando se trata de saúde no Togo, é a questão das doenças. Existem muitas doenças no Togo que são típicas dos países da África Ocidental, sendo uma delas a malária. O cólera também existe, e centenas de pessoas o contraíram desde o final de 2008, com três episódios fatais. A febre amarela também será uma ameaça para você, enquanto estiver no Togo.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/togo/, 13/06/2023)


📌 A costa é bastante decepcionante e os turistas normalmente deixam a cidade para encontrar lugares agradáveis, incluindo outras cidades como Togoville. Na aldeia, há um monte de túmulos vodú e a catedral católica romana, construída pelos alemães. O Lago Togo, nas proximidades, é popular entre os entusiastas dos esportes aquáticos. Aného, a capital colonial do Togo, até 1920, manteve uma atmosfera específica colonial que emana monumentos, como a Igreja de Pedro e Paulo, do século 19, a Igreja Protestante e o cemitério alemão. O litoral estreito é onde estão as pequenas aldeias de pescadores, com alguns exemplos da arquitetura colonial. Iniciando o percurso pelo sul, destaca-se a capital Lomé. Também na zona sul, encontram-se os principais povoados, Atakme e Palimela. No área do centro, Sokode e o Parque Nacional de Fazao, são os principais atrativos. E já na Região do Norte, destacam-se o Parque Nacional de Keram e Lama-Kara.

(FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/locais-turisticos-de-togo, 13/06/2023)


📌 Curiosidades sobre Togo

  • A capital de Togo é Lomé e vale a pena visitar pelo menos alguns dos seus principais atrativos turísticos: a Catedral de Notre Dame, o Palácio Presidencial, o Mercado de Grand Marche, a Praia de Lomé e o Museu Nacional.
  • O Parque Nacional de Fazao-Malfakassa é o maior parque nacional de Togo e abriga algumas das melhores paisagens do País. O parque é ideal para safáris e é possível avistar elefantes, búfalos, antílopes, gazelas e outros animais.
  • O Parque Nacional Kéran fica ao norte de Togo e é uma área protegida que abriga algumas das melhores vistas do País. O parque é ideal para caminhadas e é possível avistar animais selvagens, como elefantes, búfalos e antílopes.
  • Kara é a segunda maior cidade de Togo e vale a pena visitar a Catedral, o Palácio, o Museu, o Parque Nacional e o Lago Tchad, que são alguns dos destaques de Kara.
  • Faça um passeio de barco no Lago Tchad – O Lago Tchad é um lago localizado ao norte de Togo e é um ótimo lugar para um passeio de barco. É possível avistar animais selvagens, como hipopótamos, crocodilos e outros.

(FONTE: https://visiteomundo.com/atividades/africa/togo/, 13/06/2023)


bandeira-togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo

togo








51 - TUNÍSIA









📌 A República Tunisina é um verdadeiro mistério para muitos brasileiros. Um Turismo ainda pouco conhecido por nós, mas muito frequentado pelos europeus. O pequeno País tem quase metade do território ocupado pelo impressionante deserto do Saara, mas também muitas terras férteis, um belo litoral e atrativos culturais. Historicamente, a população sofreu grandes transformações - sendo tradicionalmente berberes, e hoje quase todos se consideram árabes. Judeus e europeus migraram durante a segunda guerra mundial e muitos impérios antigos já passaram pela região. A Tunísia localiza-se ao norte da África, faz fronteira a oeste com a Argélia e a leste com a Líbia. Ao norte está o maravilhoso mar Mediterrâneo e a costa italiana, onde logo se encontram as ilhas Pelágias, a ilha de Pantelária e mais ao norte, a própria Sicília. As ilhas maltesas também ficam no caminho para a Tunísia.


📌 O pequeno País leva o nome da sua capital, Tunis, cuja origem do nome ainda não é tão clara, mas pode remeter à raiz berbere - de “acampamento”, “deitar-se” ou mesmo da deusa fenícia Tunit. De todo modo, representou desde o passado, um local de parada para dormir. O País é umas das mais hospitaleiras nações do norte da África , extremamente rica culturalmente, e repleta de atrações que ajudam a tornar a viagem à Tunísia, uma experiência inesquecível! Muita história na Tunísia já rolou... Este País africano oferece de tudo um pouco, um exemplo disso é a arquitetura deslumbrante de Sidi Bou Said, a labiríntica Medina de Tunis, as belas praias e resorts de Hammamet, o coliseu de El-Jem, as planícies salgadas de Chott el-Jerid, Douz e o deserto do Saara.


📌 Em El Jem, como mencionamos, está o mais bem conservado anfiteatro romano do mundo. O Museu Bardo é outra atração imperdível, repleta de mosaicos com milênios de história. A Tunísia é um País muito rico culturalmente, com ruínas mais bem conservadas que as de Roma, por exemplo. Mas muito menos procurado e divulgado do que a capital italiana. Os restaurantes, cafés típicos ou salões de chá são uma experiência única e altamente recomendada para a sua viagem. Os tunisinos adoram se reunir e conversar nesses ambientes. Assim como o Marrocos, a Tunísia é muito procurada pelo cinema. Só no Cânion de Mides (outro atrativo impressionante) foram filmados muitos filmes bíblicos como Jesus de Nazaré, além de grandes clássicos do cinema como Indiana Jones e Star Wars. As praias são paradisíacas, com mais de 1.300 quilômetros de costa para curtir, fotografar e relaxar. Há algumas ilhas para visitar, como a bela Ilha dos Flamingos ou a histórica ilha de Djerba. 

(FONTE: https://freeway.tur.br/blog/tunisia-viajar, 13/06/2023)


📌  Embora a Tunísia tenha muito a oferecer, este País viveu um grande declínio nas últimas décadas. Sua economia está em grande queda, a infraestrutura decadente e, com ela, o Turismo de massa. No entanto, há sinais de renovação, especialmente em Tunis, e certamente existem muitas maneiras de aproveitar a Tunísia, e a primeira delas é curtindo os seus dias nas lindas praias do Mediterrâneo. Mas pensando nisso, o Turismo ainda está bem desenvolvido na Tunísia, embora não tanto quanto em outros Países, como no Egito e no Marrocos. A Tunísia não é muito segura para visitar. É um País onde o roubo e os pequenos crimes são comuns. Tenha muito cuidado com seus objetos de valor e mantenha-os em um lugar seguro com você, ou melhor ainda, deixe-os no hotel e leve apenas dinheiro suficiente para cobrir as suas necessidades do dia.


📌  Entre os perigos que você pode encontrar nas ruas da Tunísia, está o assédio às mulheres e à população LGBT. Os LGBTs não são bem-vindos e a homossexualidade é punível por lei e ilegal. Membros da comunidade LGBT são aconselhados a ficar fora da Tunísia, embora nos últimos dois anos, mais e mais jovens tenham adquirido algum conhecimento sobre essa comunidade e estejam se tornando mais receptivos a eles. Outra questão é sobre os homens na Tunísia, que tendem a assediar verbalmente as mulheres ocidentais nas ruas, devido ao que eles veem na mídia. Eles ficam realmente chocados quando pedem às turistas que os beijem e elas não o fazem. Se você receber esta forma de tratamento, basta dizer "Harem Alek", que em árabe significa "vergonha de você". Isso normalmente funciona! É importante estar ciente que viajar até 10 km da fronteira entre a Tunísia e a Líbia, é totalmente desaconselhável, assim como viajar ao sul de El Borma. Em geral, deve-se ter cuidado ao se deslocar pela Tunísia, uma vez que recentemente houve ataques no País, por extremistas islâmicos.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/tunisia/, 13/06/2023)


bandeira-da-tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia

tunisia









52 - UGANDA











📌 Conhecida como a “ Pérola da África”, Uganda é um País magnífico e com uma fantástica variedade de paisagens e experiências a oferecer. Embora não atraia tantos turistas quanto os seus vizinhos Quênia ou Tanzânia, Uganda está se tornando cada vez mais famosa entre os turistas. Talvez seja por conta da Floresta Impenetrável de Bwidi, que abriga os raros gorilas-da-montanha, e a experiência de combinar um safári com os Big Five (leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte) com uma trilha de gorilas. A Uganda é um País de território coberto por savanas equatoriais, com grande número de rios e lagos, e também com a mais alta cordilheira da África. A maioria dos turistas adoram ver os fantásticos gorilas-da-montanha na Floresta Impenetrável de Bwindi, que abriga a metade do que resta dessa população no mundo. Também é possível avistar os gorilas na fronteira do famoso Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda. 


📌 Pode-se também encontrar outros parentes desses animais, em um passeio guiado na Floresta de Kibale  os chipanzés. Kampala é uma cidade encantadora, provavelmente a capital mais segura e mais hospitaleira da África. Aproveite para fazer um safári no Parque Nacional Queen Elizabeth, que abriga uma diversidade de vida selvagem marítima e terrestre. As Rwenzoris – “Montanhas da Lua”, no oeste, são tão espetaculares quanto o Monte Elgon, no leste. Conheça também a nascente do Nilo, em Jinja, e não deixe de praticar rafting pelo rio mais longo do mundo, relaxando depois às margens do Lago Vitória. As viagens não são longas e é possível ir de um lado ao outro do país, em um dia. Uganda é relativamente pequena para os padrões africanos, sendo do tamanho da Grã-Bretanha. Possui desde montanhas cobertas de neve a lagos, rios sinuosos, reservas florestais, selvas e vários alojamentos de luxo, dentro de algumas reservas e parques espalhados pelo País. 


📌 Curiosidade sobre Uganda

  • É possível combinar um safári com uma trilha de gorilas, em Uganda.
  • Uganda abriga a famosa Floresta Impenetrável de Bwidi, onde estão os gorilas-da-montanha.
  • Os safáris ficam por conta do Parque Nacional Queen Elizabeth. 
  • Em Jinja, veja a nascente do Nilo e pratique rafting pelo rio mais longo do mundo


📌 Neste país, conhecido como Pérola da África (por Winston Churchill), pode-se conhecer o gorila-da-montanha e  alguns chimpanzés em extinção. Você também pode experimentar o safári único de Uganda, no norte, onde a paisagem consiste principalmente de savanas e terras planas e secas. Aproveite para visitar os belos parques nacionais em Uganda, para uma experiência de aventura completa sem se sentir como um turista típico: esses parques nacionais geralmente não estão lotados.  Uganda é "relativamente" seguro para visitar e, após 25 anos do governo de Yoweri Museveni, o País está finalmente estável. Kampala, sua capital, cresceu lentamente e se tornou um grande centro de comércio da África Oriental. Mas, embora este País seja geralmente seguro, há muitos perigos que podem acontecer a um turista, então você deve ter muito cuidado. Existem algumas partes de Kampala que podem ser inseguras, e os turistas são aconselhados a evitar estes locais.


📌  Também houve relatos de motoristas de “Boda Boda” (motocicletas de aluguel) assediando e agredindo sexualmente as passageiras (turistas) que iam a uma boate, na área de Kisamenti, em Kampala. Seja extremamente cuidadoso ao se deslocar em Uganda, especialmente para bares e clubes, onde você poderá encontrar pessoas mal intencionadas. Outra questão é ter em mente que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Uganda tem uma das maiores taxas de acidentes fatais no trânsito, do mundo. Dirigir em Uganda é altamente desaconselhável, especialmente em viagens intermunicipais, pois as estradas são mal conservadas e mal iluminadas. À noite, existem muitos perigos ao dirigir como esbarrar em veículos quebrados deixados para trás, pedestres que vagueiam pelas estradas, motoristas bêbados e imprudentes, animais silvestres pulando na estrada – tudo isso, além das já mencionadas más condições das mesmas.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/uganda/, 13/06/2023)


bandeira-uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda

uganda










53 - ZÂMBIA










📌  No coração da África subsaariana, repleta por uma vasta riqueza fluvial, está a Zâmbia, um dos destinos de safári favoritos dos entusiastas, por conta de seu isolamento geográfico, que proporciona aos seus parques e reservas uma atmosfera selvagem bruta, que é rara em outros destinos. Devido à baixíssima quantidade de pessoas que frequentam estes locais, a natureza parece intocada, de modo que a verdadeira essência dos safáris pode ser capturada. Além disso, seus guias de safári então entre os melhores da África, o que torna a experiência muito mais interessante e enriquecedora. A qualidade e a variedade de atividades oferecidas também são motivos para uma viagem à Zâmbia. Os safáris diurnos e noturnos são possíveis em todos os parques, tal como em passeios de barco, pesca e canoagem. Diante disso, as emblemáticas quedas d'água Victoria Falls, que divide o país com o Zimbábue, só acrescenta à sua impressionante lista de atrações.


📌 Os safáris são mais intensos e eletrizantes na Zâmbia, do que em alguns outros países da África. Sua vida selvagem é extremamente preservada e seus parques são espetaculares, dispondo de uma enorme variedade de espécies, que inclui a maioria dos "Big Five" – com destaque para os leopardos que, normalmente são difíceis de encontrar, e são muito facilmente avistados na Zâmbia. Os safáris neste País são muito procurados por entusiastas, pois o País tem fama de oferecer um dos melhores safáris a pé e possui alguns dos melhores guias de toda a África. O Turismo na Zâmbia é de mais difícil acesso do que o de seu vizinho Zimbábue, pois seu território repleto de rios exige muitos deslocamentos aéreos. Como consequência, seus destinos não são cheios de turistas e seus safáris são, portanto, mais exclusivos, proporcionando um contato mais íntimo com a vida selvagem.


📌Sendo o País com a maior reserva natural de água do continente, a maioria de suas atividades turísticas além dos safáris, ocorre em lagos e rios, como a visita às icônicas Victoria Falls ou esportes como o rafting e a canoagem. A infraestrutura turística e a qualidade de alojamento na Zâmbia melhoraram muito nos últimos anos, sendo agora capazes de competir com qualquer um dos grandes destinos africanos de renome, mas com uma vantagem: os melhores alojamentos na Zâmbia têm preços melhores do que alojamentos semelhantes em outros Países africanos.


📌  A Zâmbia é um País enorme no sul da África que ainda é muito pouco visitado, em comparação aos seus vizinhos. Mas o Turismo está em ascensão e muitos turistas estão começando a ver a Zâmbia como uma alternativa mais autêntica, que não está na moda. Depois de anos de caça ilegal e manutenção indevida, os 19 parques e reservas nacionais do País, foram bem reabilitados. A observação de animais selvagens agora está entre as melhores na África! Apesar de a maioria dos turistas chegar à Zâmbia por Joanesburgo ou pela África Oriental, o País é cercado por terra e faz fronteira com outros dez Países. O rio Zambeze forma a fronteira com Zimbábue, enquanto o lago Tanganica desenha a fronteira com Tanzânia e a República Democrática do Congo, ao norte. O País ficou independente dos ingleses em 1964 e alterou seu nome de Rodésia para Zâmbia. A Zâmbia é um dos Países mais estáveis da região e é completamente seguro visitá-lo. O governo se comprometeu com o Turismo e tem realizado uma tentativa orquestrada de erradicar a caça ilegal e proteger o frágil ambiente do País e assim os turistas estão retornando!

(FONTE: https://www.rhinoafrica.com/pt/destinos/zambia/fatos-e-informacoes/informacoes-uteis-sobre-a-zambia/77408, 13/06/2023)


📌A Zâmbia é relativamente segura para se visitar. É um dos poucos países africanos seguros onde os níveis de criminalidade são semelhantes aos de um País europeu. No entanto, isso não significa que você deve relaxar e se descuidar: este País está cheio de pessoas genuínas e desesperadamente pobres e, por isso, você deve estar atento ao seu entorno o tempo todo. Os zambianos são, em geral, pessoas muito amigáveis, mas mesmo assim deve-se evitar caminhar à noite, especialmente nas áreas desconhecidas ou mal iluminadas, que são comuns na Zâmbia, uma vez que suas ruas são cobertas por apenas um pequeno número de postes de luz. No entanto, em caso de perigo, não espere que a polícia esteja do seu lado e o ajude. Se precisar da ajuda deles, talvez você precise pagar. Também tenha cuidado ao praticar esportes no Rio Zambeze, pois durante a temporada de cheia, que vai de fevereiro a junho, é desaconselhável fazer rafting e outras atividades de canoagem, em corredeiras abaixo das Cataratas Victória. Durante esta temporada, a seção do rio Batoka Gorge torna-se imprevisível e tem havido casos de acidentes fatais.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/zambia/, 13/06/2023)


bandeira-zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia


zambia












54 - ZIMBÁBUE (ou ZIMBABWE)









📌 O Zimbábue é um País sem litoral, localizado na África do Sul, que compartilha as suas fronteiras com a África do Sul, ao sul, Botswana, a sudoeste, Zâmbia, a noroeste e Moçambique, a leste e norte. O que realmente é impressionante sobre este País, tornando-o um destino turístico de primeira, é o fato de que o rio Zambeze forma a fronteira natural com a Zâmbia e quando em plena enchente (que geralmente ocorre de fevereiro a abril) as enormes Victória Falls (Cataratas Vitória) tornam-se cortinas de água simplesmente impressionantes. As Cataratas Vitória são uma grande atração turística e uma das maiores maravilhas naturais do mundo, o que torna o Zimbábue um País onde o Turismo se destaca. Além das grandes Cataratas Vitória, existem outros destaques turísticos neste País, pois ele é realmente um destino de muitas maravilhas. Existem as ruínas do Grande Zimbabwe, o lindo Lago Kariba e duas cidades principais: Harare e Bulawayo.


📌  O Zimbábue é um País "relativamente" seguro para se visitar. Atualmente e durante as últimas décadas, ele passou por uma fase difícil e seus problemas ainda não acabaram. Devido às más condições econômicas e ao frágil governo, muitos se voltaram para o crime, de modo que pequenos furtos são comuns, assim como crimes violentos, assaltos, roubos de bolsas e carros, principalmente em centros urbanos e áreas turísticas. Lembre-se que ao explorar o País, muitos turistas se depararam com problemas em áreas turisticamente frequentadas, e muitas pessoas foram roubadas e até mortas enquanto visitavam parques nacionais.  Aconselhamos que sempre transitem em grupos, de preferência em grupos turisticamente organizados. Evite estar nas ruas à noite – você pode se tornar alvo de criminosos. Outra questão que requer atenção são as más condições de viagem, pois muitos crimes acontecem justamente nas estradas.


📌  Roubo de veículos é comum, por isso é recomendável dirigir com as janelas fechadas e as portas trancadas. Além disso, ao dirigir, faça isso sem objetos de valor chamativos, pois os criminosos costumam mirar nos carros que param nos cruzamentos. O corte de pneus também é uma ocorrência comum, assim como os acidentes causados ​​por direção irresponsável, pois há muitos motoristas imprudentes e à noite eles geralmente evitam parar no sinal vermelho, continuando a trafegar para fugir dos riscos nas ruas.

(FONTE: https://www.travelsafe-abroad.com/br/zimbabue/, 13/06/2023)


📌 O País é conhecido mundialmente pela sua grande maravilha da natureza, a Victoria Falls - uma das maiores quedas d’água do Planeta, que impressiona milhares de turistas anualmente e os cenários ao redor dela são realmente inesquecíveis! Não é só possível contemplar o local como também se aventurar pelas águas do rio Zambezi, pois há opções de rafting, canoagem e até bungee jump. Zimbábue possui diversas paisagens naturais, desde regiões montanhosas, exuberantes florestas até a típica savana. Existem ainda locais cercados de mistério, cultura e história. Sua diversidade étnica e linguística, proporcionam uma imersão no continente africano. Um lugar pacífico, com uma população receptiva e sempre com um sorriso especial no rosto, seja nas grandes cidades ou em vilarejos mais remotos. O alto padrão dos hotéis, do serviço e a grande estrutura dos alojamentos nos parques nacionais e reservas de safári, tornam a viagem mais especial.


📌  O Rio Zambezi é um dos melhores destinos de aventura aquática do mundo. Quem curte adrenalina não pode perder o excelente rafting nas Gargantas Zambezi, abaixo das quedas d’água, além da canoagem e do caiaque. Victoria Falls, conhecida como “fumaça que troveja”, é a grande atração do País. Sem dúvida, um dos espetáculos naturais mais impressionantes do Planeta, e não foi por acaso eleita uma das Sete Maravilhas do mundo. Sobrevoar as cachoeiras de helicóptero é uma experiência única, e os aventureiros podem ainda saltar de bungee-jump na ponte do Zambezi. Zimbábue oferece hotéis e acomodações nos parques e reservas de safári de altíssima qualidade. Os hotéis mais luxuosos possuem traços do período colonial.


📌  O único safári a pé da África (entre os leões) ainda sem guia, só pode ser feito em Mana Pools. Isso acontece porque existe um projeto de reintegração de leões que foram retirados dos zoológicos, e reintegrados à natureza. Nesse projeto, os leões passam por várias fases, a primeira delas é ter contato com humanos, depois aprendem a caçar, e por último, são colocados dentro das reservas de safári. No parque também é possível atravessar o rio Zambezi em canoa e observar hipopótamos e crocodilos. Os turistas são presenteados ainda com um belíssimo pôr-do-sol. Só fique atento para não ter contato com as águas do Parque Nacional Matopos, pois há risco de contrair esquistossomose. Dispositivos de navegação funcionam bem e o sinal de celular está disponível principalmente nas cidades, juntamente com a capacidade de dados com conexões 4G, em Harare e Victoria Falls. Leve para a viagem medicamentos que você já está acostumado a usar para dor, febre, antialérgico e antiácido, pois muitos remédios não são encontrados facilmente no País.



bandeira-do-zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


zimbabue-ou-zimbabwe


 🙏 Enfim relacionados os 54 países do 1º Continente do Planeta (em ordem alfabética) - ÁFRICA(Uffa!!!!🥵)


👏  "Bora" continuar a nossa longa viagem seguindo para mais um dos 6 Continentes do Planeta?  👉 AMÉRICA!



PUBLICIDADE

 

 PUSH

x

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para o meu trabalho... Então, deixe aqui a sua mensagem!