FLORESTA AMAZÔNICA (distribuída entre BRASIL, BOLÍVIA, COLÔMBIA, EQUADOR, GUIANA, PERU, VENEZUELA e SURINAME, passando parte também pela GUIANA FRANCESA)
🔹️ A Floresta Amazônica é uma vegetação tropical localizada na América do Sul que se divide entre 9 países - Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname, passando também pela Guiana Francesa, mas sua maior parte está no Brasil. Essa formação vegetal tem um clima equatorial, um solo arenoso e uma hidrografia densa. Ela conta com uma grande biodiversidade de espécies animais e vegetais. Essa floresta é importante para a manutenção do equilíbrio ambiental e climático do Planeta. Ela fornece diversos recursos naturais para a humanidade, mas sofre com vários problemas ambientais, como os desmatamentos, as queimadas, a poluição da água e do ar e a biopirataria.
🔹️ Como já vimos, a Floresta Amazônica se estende pelos 9 Países da América do Sul, cobrindo boa parte do noroeste do Brasil, ou seja, aproximadamente 62% de sua área está situada somente no Brasil, se tornando assim, a maior Floresta Equatorial do Mundo. Famosa por sua biodiversidade, a Floresta Amazônica é permeada por milhares de rios, entre eles o grandioso rio Amazonas. Entre as cidades ribeirinhas, com arquitetura do século XIX que data do início da exploração de borracha, destacam-se Manaus e Belém, no Brasil, e Iquitos e Puerto Maldonado, no Peru.
🔹️ Detentora de uma enorme biodiversidade composta por milhões de espécies de animais e plantas, sendo que muitas das quais ainda nem foram catalogadas, a Floresta Amazônica possui um clima equatorial úmido, com a presença de rios muito caudalosos e solos com grande disponibilidade de matéria orgânica. São exemplos de espécies de FLORA da Floresta Amazônica - seringueira, açaí, pupunha, andiroba, guaraná e cupuaçu. E são exemplos de espécies de FAUNA da Floresta Amazônica - onça-pintada, anta, sucuri, jacaré, capivara, arara e papagaio. Considerada um dos principais centros da biodiversidade de todo o Mundo, a Amazônia Legal é uma delimitação territorial criada pelo governo do Brasil para promover ações específicas para esse bioma.
RIO AMAZONAS (nascente na CORDILHEIRA DOS ANDES/PERU, e foz na ILHA DE MARAJÓ, no norte do Estado do PARÁ, BRASIL)
🔹️ O Rio Amazonas é o mais extenso do Mundo, percorrendo 6.992km desde a Cordilheira dos Andes, no Peru, até a região da ilha de Marajó, no norte do estado brasileiro do Pará. Esse curso d’água possui milhares de afluentes, que formam uma enorme bacia hidrográfica de 7.000.000km² de área, estendendo-se por sete diferentes territórios da América do Sul. O Rio Amazonas é o maior e mais caudaloso rio do Mundo, possuindo 6.992km de extensão e uma vazão média de 210.000m³ p/ segundo, possuindo cerca de 1.100 afluentes, sendo sua nascente na cordilheira dos Andes, no Peru, e sua foz no norte do estado do Pará, na ilha de Marajó, atravessando a área com a maior biodiversidade do Planeta - a Floresta Amazônica.
🔹️ A bacia Amazônica apresenta um grande potencial hidrelétrico, mas o rio Amazonas, propriamente dito, dispõe de baixo potencial para geração de energia, por percorrer áreas de planície. Ressalta-se porém, que o nome do rio varia de acordo com o seu trecho, embora estejamos acostumados a chamar toda a sua extensão de Amazonas. Próximo de sua nascente, no Peru, o curso d’água recebe o nome de Marañón, mas ao adentrar o território brasileiro, na altura do município de Tabatinga, no Amazonas, ele recebe o nome de Solimões, em trecho que vai até a região de Manaus, e nessa área ele se encontra com o rio Negro, dando origem então ao trecho que recebe, finalmente, o nome de Amazonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para o meu trabalho... Então, deixe aqui a sua mensagem!